Outreach Marketing para varejo, já ouviu falar nessa estratégia?
Hoje eu vou apresentar para você o Outreach Marketing. Mostrar como ele é utilizado pelas grandes marcas e pelos grandes varejistas e também apontar maneiras de utilizá-lo no seu varejo.
Essa estratégia é responsável por duplicar ou até triplicar o número de leads que entram em contato com um funil de vendas. Então, se você quer vender mais, precisa conhecer o Outreach Marketing.
Vamos começar.
Por que usar Outreach Marketing?
O objetivo do Outreach é buscar novas parcerias benéficas para o seu negócio.
O meio de comunicação utilizado nesta estratégia, por exemplo, é através do e-mail, onde se envia uma proposta de parceria.
Sendo assim, o Outreach Marketing é uma etapa além do Inbound Marketing e do Outbound.
Assim, pode-se observar três ações importantes na estratégia de Outreach, como:
- Entrega de anúncios a visitantes;
- Oferta de conteúdo em troca de contatos;
- Conquista de backlinks e divulgações.
Além disso, outra forma de se estabelecer o Outreach Marketing é por meio de parcerias com influenciadores que irão divulgar a marca para outros tipos de público.
Portanto, ampliar as formas de divulgação em parceria com outras instituições ou novos promotores te dará novos alcances e maiores possibilidades de ampliar as vendas.
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Como começar no Outreach Marketing?
Antes de qualquer outra coisa, para começar a abordar as pessoas certas na internet, você precisa encontrá-las.
Digamos, por exemplo, que você tem um pequeno negócio que vende acessórios para bebês.
O seu objetivo é encontrar sites e blogs que você acha que possam estar interessados em seus produtos, talvez um blog sobre criação de filhos ou sobre gravidez.
É possível que um dos aspectos mais difíceis seja encontrar um grande número de sites para contatar, uma vez que isso envolve muita pesquisa.
Você precisa se certificar que os sites que está abordando são relevantes para o seu negócio e produzem conteúdo de excelente qualidade.
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Como aumentar o alcance da sua estratégia?
Para que seu marketing alcance, de fato, alcance os influenciadores e as organizações que podem atrair seu cliente ideal, é preciso jogar em várias frentes.
Por isso, seja a seguir algumas dicas de como desenvolver esse trabalho:
- Use o e-mail marketing: essa tática envolve se posicionar diante do público;
- Isso porque, o e-mail marketing é uma ferramenta mais personalizada, que sua empresa envia já para um público direcionado;
- Experimente diferentes formatos visuais: para atrair e engajar influenciadores, é importante diversificar os recursos visuais de comunicação;
- Afinal, um influenciador quer trabalhar com uma marca articulada;
- Por isso, use fotos, vídeos, infográficos, e tudo que possa criar mais conexão com quem você deseja trabalhar;
- Faça uma abordagem: é muito comum que sua empresa nem tente fazer uma abordagem por achar que não vai funcionar;
- Portanto, não deixe de abordar! Procure grandes nomes do seu nicho e faça sua tentativa, não há outreach marketing se sua empresa não der os primeiros passos;
- Aproveite os eventos para networking: os relacionamentos são fortalecidos, muitas vezes, nessas trocas em eventos (online ou presenciais);
- Por isso, aproveite o networking.
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Mas de onde vem o Outreach Marketing?
Outreach Marketing, em português, significa Marketing de divulgação e trata-se de uma estratégia que consiste em colocar uma empresa.
Um produto ou serviço específico, ou ainda espalhar uma mensagem através de pessoas influentes ligadas ao seu público-alvo, com o intuito de promover o negócio.
Dessa forma, podemos entender o Outreach Marketing como o marketing de influência ou de influenciadores.
Ele pode ser feito através do relacionamento com pessoas influentes do setor em que você atua, ou ainda com influenciadores de redes sociais, blogueiros, youtubers entre outras pessoas influentes na web.
Nessa estratégia, a empresa desenvolve um plano de marketing que inclua seu posicionamento diante desses influenciadores.
Buscando identificar quais são os mais relevantes no seu nicho e que podem ajudar a empresa a alcançar as pessoas mais clientes alinhados com a sua persona.
Após um contato inicial, o objetivo é desenvolver um relacionamento com diversos influenciadores-chave, que façam sentido com o posicionamento da marca, ajudem a fortalecer seu relacionamento com os clientes e promover a sua marca.
Você só pode usar se conhecer bem o seu público
Após conhecer o seu público, é hora de escolher o influencer ideal para divulgar a sua marca.
Vamos supor, por exemplo, que você tenha uma loja de materiais de construção e ao montar uma campanha de outreach, escolha a blogueira de maquiagem mais seguida da sua região.
Embora provavelmente o seu alcance seja alto, a campanha não trará o número esperado de vendas, já que são públicos diferentes.
Por conta disso, escolha alguém que tenha um público condizente com o seu.
Agora produza e-mails interessantes e firme parcerias
Agora que você já encontrou seus parceiros em potencial, chegou a hora de escrever o e-mail que dará o pontapé inicial nessa parceria.
Nessa parte é preciso ser estratégico para passar sua proposta de forma simples e convincente.
Por isso, seja curto e objetivo, não esqueça da apresentação (sobre você e sua marca), demonstre seu interesse pelo negócio do parceiro e não esqueça de falar das vantagens dessa parceria para ambos.
Se possível, inclua feedbacks de outros parceiros ou parceiras e compartilhe a história dos seus clientes.
Na hora de compor esse texto, lembre-se:
- Assuntos performam melhor se tiverem de 3 a 5 palavras;
- O e-mail ideal tem entre 75 e 175 palavras;
- E-mails com perguntas têm mais taxas de resposta;
- E-mails personalizados recebem 41% mais cliques;
- O objetivo principal é criar um relacionamento, por isso seja pessoal e próximo na mensagem, seguindo essas diretrizes.
Caso você não tenha recebido nenhuma resposta, vale a pena enviar um segundo e-mail, mas não mais do que isso.
Afinal, o primeiro pode ir parar no spam, não ter sido visto, deletado, etc., mas também pode ser que não houve interesse na proposta.
Tão importante quanto estabelecer o primeiro contato é saber a hora de encerrá-lo.
Pronto, essas são as estratégias para você utilizar o Outreach Marketing no seu varejo.
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Agradeço a leitura e até a próxima!