Conquistar clientes começa muito antes dos potenciais consumidores entrarem na sua loja. Por isso, hoje eu vou te passar dicas sólidas para captação de leads. São estratégias que eu uso diariamente aqui na Romero Lab e funcionam perfeitamente.
Então, vamos lá. Se você quer saber mais sobre Captação de Leads, fique confortável e aproveite a leitura.
O que são leads?
Antes de trazermos as dicas sobre como realizar a geração de leads, é fundamental compreender o que o termo representa.
De forma simples, os leads são possíveis consumidores e clientes interessados em um determinado serviço ou produto que sua empresa oferece.
Ou seja, são pessoas que desejam obter mais informações, sendo que essa taxa de conversão do lead ocorre quando ele compra o seu produto ou serviço.
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Landing Page
Tudo o que fazemos em uma landing page é para aumentar o envolvimento e fazer com que as pessoas certas confiem em nós. Trata-se de influência.
O tempo certo do engajamento normalmente fica acima da dobra.
Então, colocar elementos importantes, tais como formulários, CTA, etc., nesse estágio inicial te ajudará a ter a exposição máxima que você deseja.
O engajamento é iniciado acima da dobra – enquanto abaixo da dobra é quando o engajamento se consolida.
Quando se trata de otimizar um formulário de geração de leads, a maioria das pessoas sabe que colocar o formulário acima da dobra geralmente produz resultados, porque a colocação chama imediatamente a atenção dos seus visitantes ao seu CTA. Isso, por sua vez, conduz a excelentes conversões.
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Redes Sociais
Ter um perfil ativo e atualizado nas redes sociais é praticamente obrigatório nos dias atuais.
É através dessas plataformas que você pode conhecer as pessoas que compartilham seus posts, mencionam seus produtos – e saber o que estão falando dele.
A dica é agradecer os comentários positivos e acompanhar com atenção os negativos.
Observe o tipo de reclamação, o perfil das pessoas que deixam esse tipo de comentário.
Todo feedback é válido e pode contribuir para a melhora de seus produtos ou serviços.
Página
É natural que quem entra na sua página tenha interesse nos seus produtos e serviços e, por isso, é importante oferecer formas fáceis para que o visitante do seu site possa deixar seus dados e se tornar um lead.
Esse cadastro pode ser a assinatura de uma newsletter ou o preenchimento de um breve formulário. Muitas empresas usam para isso as chamadas landing pages, que são páginas criadas para facilitar o cadastro do futuro cliente em troca de um download.
Esse download geralmente consiste em um conteúdo que desperte o interesse do visitante, e pode ser um e-book, um white paper, um infográfico, entre outros.
Dessa forma, sua empresa identifica potenciais clientes e pode dar prosseguimento ao processo de nutrição.
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E-book
As pessoas do século da informação têm sede de conteúdo e, sendo assim, facilmente trocarão seu e-mail por um e-book “gratuito”.
Essa estratégia é comum para as prestadoras de serviço e pode alavancar um negócio porque, além de promover a temática da empresa, pode atrair o público pelo conteúdo e fisgar pelo preço.
É uma relação de troca, mas com vantagens incontáveis para a sua marca.
Você pode criar uma landing page com formulário que faça automaticamente a troca do e-mail pelo e-book.
Mas como assim segmentada?
Assim como o seu público-alvo é segmentado e você cria diferentes tipos de personas para cada um desses segmentos, crie conteúdos que atenda a cada uma das suas personas.
Esses conteúdos valiosos vão atrair a atenção do seu consumidor em potencial.
Quando você investe na construção e distribuição de conteúdo de alta qualidade, você mostra a sua audiência que você entende sobre o assunto, que você é um especialista naquilo que você oferece.
Em outras palavras, você passa confiança.
E quando as pessoas precisarem de produtos ou serviços semelhantes, elas vão recorrer aos especialistas, ou seja, você será uma opção confiável para elas devido ao que você entrega de conhecimento.
Blog
O blog é um canal importante para se comunicar com possíveis clientes. Por isso, é parte fundamental da estratégia de Inbound Marketing.
Por meio dele, a empresa pode oferecer conteúdos relevantes para o seu público-alvo, que sejam informativos e educativos.
Uma vez que o texto seja publicado, ele é indexado pelo Google.
Consequentemente, consegue receber visitas orgânicas de pessoas interessadas no tema proposto.
Estes links também podem ser divulgados nas redes sociais, tanto para informar os seguidores, quanto para atrair mais pessoas.
Quando a estratégia é bem realizada e o CTA é usado corretamente, é possível estreitar a relação com o visitante e transformá-lo em lead.
Nets
Net se refere à captação de um alto volume de leads para o topo do funil de vendas.
Porém, nem todas as pessoas que foram atraídas estão qualificadas o suficiente para seguir avançando neste funil. Isso torna mais difícil a identificação de oportunidades e, por isso, os nets costumam gerar taxas de conversão mais baixas.
Newsletters
Já falamos sobre a importância dos materiais ricos na hora de gerar leads e que isso estimula novos leads a se cadastrarem após preencher o formulário.
Aproveitando esses leads, o envio desses materiais pode ser uma nova forma de se relacionar com seus clientes em potencial.
E aí que entra a newsletter, depois de construir a sua base de leads, é preciso encontrar formas de seguir comunicando e chamando a atenção desses usuários. Isso faz com que eles sigam sendo estimulados para consumir o seu produto ou serviço.
É importante fazer isso da maneira correta, evitando spam, personalizando o e-mail, afinal, não é só sobre o envio, mas também, sobre educar e alimentar esse lead, mostrando que a sua empresa tem muito a oferecer.
Gostou das dicas para captação de Leads? Então, continue acompanhando o Blog. Estou sempre trazendo dicas e novidades sobre o universo do varejo.
Agradeço a leitura e até a próxima!