Olá, tudo beleza contigo? Hoje eu trago um artigo especial. Quero mostrar para você como é possível fazer designs incríveis usando como base a teoria do “Faça Design para os 5 Sentidos”. São segredos que vão ajudar muito na concepção dos seus projetos.
Antes de começarmos, um aviso bem legal: essas dicas são voltadas, sobretudo, às pessoas que desejam desenvolver suas habilidades como designers. Mas, também podem ser utilizadas por quem deseja fazer o próprio design (como um design da própria loja, por exemplo).
Muito bem, vamos começar. Fique confortável e aproveite a leitura. Aqui vão dicas incríveis para designers (e não designers).
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Comece questionando
Nada é uma ideia absoluta. As ideias estão aí para serem seguidas, serem transformadoras e por que não, questionáveis. Questionar sempre dentro de um ambiente saudável também ajuda a formar a sua opinião.
Tem tudo a ver com a dica acima. No desenvolvimento do seu trabalho você terá a certeza de que ele é perfeito, mas esteja aberto a opiniões e críticas construtivas e faça uma análise dele. Sempre existe uma forma do trabalho ser melhorado. Não precisa ser o “chatonildo”. Ter o mínimo de bom senso não faz mal a ninguém.
Teste suas ideias
Algo não é inteiramente verdadeiro apenas porque você acha que é. Aquela cor que você aplicou no botão, por exemplo, pode, quiçá, não ter o efeito esperado.
Aquela fonte que você escolheu pensando desse jeito pode transmitir um sentido diferente para o público do seu cliente.
Teste suas ideias, teste os seus layouts. Experimente, observe e aprenda com os resultados, sejam eles positivos ou negativos.
Se o seu layout for reprovado, não fique se lamentando e parta para outra ideia. Supere. Analise o resultado e siga a trilha que ele gerou.
E não delete o design malsucedido do seu computador, pois ele pode não ser útil agora, mas pode vir a ser no futuro em outros projetos, com outros clientes.
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Troque figurinhas com outros designers (e profissionais do setor)
Por mais que sejamos criativos, conversar com profissionais do ramo é uma excelente forma de abrir novos horizontes e aprender ainda mais sobre o tema. Uma boa maneira de fazer isso é entrando em redes sociais sobre o assunto.
Procure ler as opiniões das pessoas para ter um amplo campo de visão da área. Também é interessante participar de chats e rodas de conversa para dar seu ponto de vista e acumular informações sobre o design gráfico.
Dê atenção ao conteúdo que você deseja desenvolver
Tão importante quanto o design, o conteúdo da peça não pode passar despercebido. Veja se as mensagens e os textos colocados nela são concisos e claros (vale discutir a ideia com o redator). Esta dica vale tanto para um design gráfico quanto para um design web.
Dica: Para web ou mobile, existe a região de primeiro acesso e nela é sempre importante colocar uma mensagem clara do que o site oferece! Veja o exemplo abaixo:
E lembre-se, TUDO É CONTEÚDO. Tudo aquilo que pode ser sentido ou absorvido pelos clientes é um conteúdo. A escolha das cores, a escolha dos móveis, todos esses elementos são, de alguma forma, conteúdo da interação entre a marca e o cliente.
Portanto, atenção total em cada detalhe. Combinado?
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Cuidado com o que faz sentido, ou não
Na nossa busca por termos cada vez mais referências, muitas vezes nos perdemos em algo que eu chamo de “falta de ponto de chegada”. Vou explicar como funciona.
A falta de ponto de chegada é mais ou menos assim, começamos um projeto de design e estamos empolgados com o que pode acontecer. Então, reunimos diversas referências sobre aquele tema.
Vamos pesquisando, pesquisando e pesquisando. Cada vez mais referências novas surgem e cada vez mais vamos nos encantando com as descobertas.
Até que em um determinado momento torna-se impossível utilizar todas as referências. Tem mais, a abrangência da pesquisa atrapalha no foco do projeto. Não sabemos mais para onde aquele design deveria ir.
Por isso, coloque uma linha de chegada e pesquise em busca dessa linha de chegada
A pesquisa é importantíssima, principalmente em uma área de criatividade como é o Design. Contudo, você precisa ter uma linha de chegada, você precisa saber para onde vai.
Do contrário, ficará em uma espiral infinita de pesquisa atrás de pesquisa, sem criar nada.
Sendo assim, coloque uma meta, por exemplo: criar um logotipo retrô que remete aos anos 60. Pronto, agora você já tem um caminho, pesquise e vá testando suas inspirações. O segredo está em unir a parte teórica (pesquisa e elaboração das ideias) com a prática (execução do design em si).
Faça design para os 5 sentidos
Como dica final, não poderia ser outra: faça design para os 5 sentidos.
E o que é fazer design para os 5 sentidos? É, basicamente, focar no que traz mais atenção para os seres humanos.
Veja, nós temos uma dificuldade enorme em teorizar as coisas. Apesar de termos um cérebro muito potente, nossa capacidade de gerar estímulos apenas imaginando não se compara com a nossa capacidade de interpretar estímulos.
Calma, vou explicar. Se eu falar para você “imagine um refrigerante gelado”, seu cérebro certamente vai fazer um esforço para montar essa imagem na sua mente.
Perfeito, agora se eu te mostrar a foto de um refrigerante gelado, ou um vídeo curto, pode ter certeza que os efeitos na sua mente serão muito mais poderosos. Pois, somos animais dependentes dos estímulos gerados pelos nossos sentidos.
Sendo assim, ao fazer Design, pense nos 5 sentidos do seu cliente: foque no paladar, no olfato, no tato, na visão e na audição. Garanta que todos os seus designs tenham algum estímulo para cada um dos sentidos.
E veja, a visão, sozinha, é capaz de dar um click em todos os outros. Quando você olha para a fotografia do refrigerante gelado, sente levemente o paladar, o tato do copo em suas mãos, o som das bolhas estourando.
Prontinho, seguindo essas dicas você será capaz de elaborar um design muito melhor para a sua marca.
Quer ter ainda mais dicas sobre design? Então, continue acompanhando o Blog.
Estou sempre trazendo dicas e novidades sobre o universo do design. Agradeço a leitura e até a próxima!