Hoje eu quero conversar com você sobre a teoria da janela quebrada e por que as pessoas não valorizam a sua loja, ou por que os clientes preferem um produto ao outro.
Se você sente que a sua marca perdeu prestígio nos últimos anos, ou se deseja alcançar um novo patamar com o seu negócio, mas está encontrando dificuldades para convencer os clientes de que a sua marca é Premium.
Essa teoria vai explicar as razões.
Então, vamos lá. Fique confortável e aproveite a leitura!
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Como nasceu a teoria da janela quebrada?
A teoria da janela quebrada nasceu de uma experiência.
Psicólogos buscavam avaliar as razões por trás do comportamento das pessoas.
Daí surgiu uma experiência, os psicólogos pegaram 2 carros iguais. 1 carro foi deixado em um bairro extremamente violento, o outro carro foi deixado em um bairro com baixíssimos índices de violência.
O carro deixado no bairro violento foi roubado e rapinado logo nas primeiras semanas. Já o carro deixado em bairro seguro não sofreu qualquer ataque.
Então, os psicólogos quebraram uma das janelas do carro que estava estacionado no bairro seguro, e deixaram o veículo lá. Após algumas semanas, o veículo foi vandalizado e rapinado, assim como aconteceu no carro do bairro violento.
Qual é a razão por trás disso?
Daí nasceu a Teoria da Janela Quebrada
Basicamente, os cientistas e psicólogos descobriram que nós temos uma tendência em pegar uma pequena parte do todo e com ela julgar o elemento inteiro. Ou seja, falando de maneira mais clara.
Como o carro já estava com a janela quebrada, as pessoas tomavam aquele veículo como abandonado, e roubavam e rapinavam.
Veja a Teoria da Janela Quebrada em ação
Vamos supor que você vai trocar de automóvel e deseja comprar o carro dos seus sonhos. O maior investimento da sua vida até agora. Então você chega na concessionária e a pessoa que te atende está com a camisa suja de café. Um círculo gigante e marrom bem na barriga.
Seu julgamento sobre a concessionária, sobre o carro e sobre a compra irá mudar automaticamente. Mesmo que a mancha de café não seja qualquer indicativo da qualidade dessas três coisas.
Ou seja, um detalhe pequeno tem influência direta no julgamento do todo.
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Preste atenção aos detalhes
A Teoria da Janela Quebrada diz que nós devemos prestar atenção especial aos detalhes. Pois, caso alguma coisa esteja fora de ordem, as pessoas vão usar esse defeito como uma forma de julgar o todo.
Veja, essa não é uma teoria que defende a perfeição. Já que a perfeição é impossível de ser conquistada em muitos cenários.
Contudo, a Teoria da Janela Quebrada nos diz que devemos prestar atenção ao mínimo necessário, para que um elemento seja considerado completo.
Ou seja, o mínimo necessário é que o vendedor da concessionária venha te atender usando uma camisa limpa. O mínimo necessário é que um veículo tenha todas as janelas intactas. O mínimo necessário é que a sua marca tenha os detalhes bem feitos.
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Quais são as janelas quebradas da sua loja? Da sua marca?
E agora eu quero terminar o artigo com uma reflexão. Se você sente que os seus clientes não estão valorizando a sua marca. Se você enfrenta dificuldades para sair de um nível normal e entrar em um nível Premium.
Se a sua empresa está estagnada. Então, provavelmente, há janelas quebradas em algum lugar.
Elas podem estar no atendimento. No logotipo. Na escolha das cores do seu PdV, ou então até mesmo no Design Inteiro da sua loja.
Certamente existe algo que pode ser mudado que fará com que as pessoas parem de enxergar esse pequeno defeito e considerem a sua loja inteira. Ou seja, sem janelas quebradas.
E aí, curtiu o artigo de hoje? Então, continue acompanhando as publicações. Estou sempre trazendo dicas, notícias e novidades sobre o universo do varejo.
Agradeço a leitura e até a próxima!