A velocidade das transformações exige que as empresas tenham melhores ferramentas para praticar a inovação. Em outras palavras, não existe mais espaço para quem deseja empreender utilizando fórmulas prontas. Daí a importância do Design Thinking.
Esse modo de operar atua com base na empatia e no espírito resolvedor de problemas dos designers para criar estratégias que podem ser aplicadas em todas as áreas.
Por exemplo, a Netflix, talvez a maior empresa de streaming do mundo, usa diariamente soluções pautadas em Design Thinking para conseguir cada vez mais alcance.
O algoritmo da empresa, responsável por criar uma experiência customizada para cada cliente, é uma síntese do que o design thinking é capaz de fazer. Compreender, idealizar, prototipar e testar soluções.
Vamos aprender mais sobre Design Thinking e você vai notar como essa forma de operar é capaz de transformar os seus resultados para sempre.
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Quem inventou o Design Thinking?
David Kelley, professor da Universidade de Stanford e Tim Brown, ambos da consultoria de inovação IDEO, no Vale do Silício, lançaram em 2009 o livro Design Thinking – Uma Metodologia Poderosa Para Decretar o Fim das Velhas Ideias.
A mídia na época destacou o trabalho dos professores como “um processo em que um grupo formado por profissionais de várias áreas (engenheiros, psicólogos, designers) usou para criar um carrinho de compras inovador”.
Especialistas dizem que, apesar deles terem lapidado a metodologia aos tempos atuais com uma abordagem voltada para a resolução de problemas, as técnicas são bem antigas. Desde 1919, quando estudantes da Bauhaus, a escola considerada a “meca do Design”, já usavam muitos dos elementos do Design Thinking.
A partir de 1991, quando a IDEO foi fundada, a abordagem que a consultoria usava para resolver problemas já começou a ficar famosa no Vale do Silício.
De acordo com Brown, o Design Thinking é um processo exploratório. “Não são só designers que deveriam prestar atenção: quem trabalha com gestão, administração ou em posições de liderança também se beneficia desse conhecimento. Para Brown, “todos precisamos pensar como designers”.
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Quais são as etapas do Design Thinking?
O Design Thinking está baseado no chamado pensamento abdutivo, isto é, na busca por formulação de questionamentos por meio da apreensão e compreensão de fenômenos e comportamentos.
Assim, em sua aplicação, são feitas perguntas que devem ser respondidas a partir de informações reais coletadas durante a observação do que tangencia o problema a ser resolvido.
Isso faz com que a solução criada não seja derivada do problema, mas sim que ela se encaixe organicamente nele. Desafiando padrões, desfazendo conjecturas e transformando-as em oportunidades para gerar inovação.
De acordo com o livro A Magia do Design Thinking, dos autores Jeanne Liedtka & Tim Ogilvie, você deve responder 4 perguntas para realizar o processo de Design Thinking. São elas:
O que é? (imersão)
Nenhuma inovação surge do nada. Antes de criar algo realmente novo é preciso observar a realidade do cliente e compreender quais são as necessidades de uma determinada situação.
Então, a primeira pergunta para ser feita é justamente “o que é?”, o que é preciso ser feito? O que precisa ser ajustado? Quais são os pontos que não estão funcionando?
Essa pergunta simples leva para três momentos.
Mapeamento
Quando as questões são catalogadas de modo que os responsáveis pela elaboração da solução tenham consciência de todos os elementos envolvendo uma situação.
Análise da cadeia de valor
Depois, é feita uma hierarquia, considerando o impacto causado por cada problema. De modo que o Design Thinking é utilizado para sanar as questões mais urgentes, chegando até resultados palpáveis e com menor tempo.
Mapeamento mental
O mapeamento mental existe para iniciar o próximo processo. Trata-se de já ir imaginando algumas soluções para cada uma das questões.
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E se? (ideação)
Após compreender a situação, é o momento de criar hipóteses para solucionar o problema. Esse processo é feito em duas etapas:
Brainstorming
Uma geração de ideias orgânicas e sem censura. Durante o Brainstorming não existe um filtro para dizer se algo é bom ou ruim. O principal objetivo consiste em levantar o maior número possível de hipóteses para sanar a questão.
Desenvolvimento de conceitos
Durante o desenvolvimento de conceitos, as ideias do brainstorming vão ganhando forma. Aqui já será possível fazer uma primeira limpa nas ideias. Já que o simples ato de imaginar algumas sugestões ganhando corpo é o bastante para eliminar as hipóteses mais fracas.
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O que surpreende? (prototipação)
Agora é a hora de colocar em prática a ideia que tenha maior efeito na resolução do problema. Feita em duas partes:
Teste de premissas
Durante o teste das premissas é muito comum que quase todas as ideias levantadas durante o brainstorming se mostre ineficazes. Isso não é problema. É até desejado. Lembrando que os testes têm como objetivo trazer dados sobre os possíveis caminhos para solucionar o problema, ou desenvolver o produto, o que for.
Prototipagem acelerada
A prototipagem acelerada acontece quando uma ideia sobrevive ao teste e se mostra eficaz para solucionar o problema (ou desenvolver o produto, etc). Ela vai para o último estágio do Design Thinking.
O que funciona? (desenvolvimento)
Com uma solução em mãos já é possível observar quais são os pontos que deram certo e quais precisam de um ajuste. Nota especial agora: o Design Thinking é cíclico e portanto trabalha com melhora contínua.
Para tal, ele tem como premissa entregar uma solução que atenda as principais necessidades o mais rápido possível. E depois ir crescendo sobre essa primeira entrega, agregando cada vez mais funções, até que o produto final esteja perfeito.
Nota: O produto também pode ser entendido como serviço, ou como a resolução de um problema.
O Design Thinking na vida dos empreendedores
Empreender é aprender. Há sempre algo novo sendo lançado, uma nova maneira de conquistar clientes, um serviço mais eficiente, um produto com melhores funções e preços baixos.
Quem empreende sabe que a estagnação é a pior coisa na vida de uma empresa. Portanto, investir em Design Thinking traz para a sua organização um conjunto de fórmulas e estratégias que, quando bem utilizadas, são uma verdadeira máquina de inovação.
Espero que o artigo de hoje tenha trazido boas ideias e reflexões.
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Agradecemos a leitura e até a próxima.