Regra 8020 como aumentar os resultados focando no que é mais importante

Regra 80/20: como aumentar os resultados focando no que é mais importante

Você já ouviu falar na regra 80/20? Também conhecida como princípio de Pareto, ela fala sobre como diversas vezes um conjunto pequeno de ações é responsável por grande parte dos resultados.

O nome surge justamente dessa discrepância. Ao observar diversas situações podemos ver que 20% das ações são responsáveis por 80% do impacto causado. 

Por exemplo: é quase certo que apenas 20% de todos os produtos vendidos por uma loja seja responsável por cerca de 80% do faturamento. 

Claro que essa regra não é determinista, e há uma flutuação nos valores. Entretanto, vale observar que ela realmente acontece.

Hoje eu quero conversar sobre como incorporar a regra 80/20 no seu dia a dia e atingir melhores resultados, com um esforço bem direcionado. 

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Como funciona o princípio de Pareto (regra 80/20)

O exemplo mais clássico é quando nós observamos que perto de 20% dos clientes são responsáveis por 80% do faturamento. A lei de Pareto surgiu quando este matemático italiano constatou que 80% da riqueza da Itália estava nas mãos de 20% das pessoas.

Anos depois, Joseph M. Juan, avaliou que esta afirmativa também estava presente em inúmeras outras situações. 20% dos treinos são responsáveis por 80% dos resultados de um atleta. 

Basicamente, 20% das jogadas são responsáveis por 80% das vitórias em uma partida esportiva. Entre tantos e tantos outros exemplos. 

Há mais exemplos:

  • 80% dos crimes de uma região são cometidos por 20% dos criminosos
  • 80% dos acidentes são causados por 20% dos motoristas.

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Qual é a importância de observar esta lei?

Você precisa descobrir quais são os elementos de maior relevância dentro da sua empresa, loja, fábrica ou do seu escritório. Com isso, poderá tomar decisões concentradas em reforçar as estratégias que focam justamente nos 20% mais importantes.

E não se engane, ninguém está falando para você abrir mão dos 80% de ações que causam menos impacto. Apenas que deve existir um reforço real e direcionado para aquelas atividades que sejam responsáveis pelos maiores benefícios. 

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Dicas para aplicar a regra 80/20

Vejamos agora dicas práticas para você usar hoje mesmo e aplicar o princípio de Pareto na sua empresa.

Estabeleça um objetivo

Vamos começar pelo óbvio, mas que deve ter a sua atenção. Não há melhora sem objetivo. Ou falando em outras palavras, toda evolução deve ser antecedida de um propósito. 

É a velha frase da Alice, para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.

Pois bem, antes de iniciar um processo de busca por melhores resultados você tem que determinar, em primeiro lugar, o que representa um “melhor resultado”. 

Regra 8020 como aumentar os resultados focando no que é mais importante

Reúna todos os problemas em uma lista

Feito isso, é o momento de reunir todos os problemas que interferem na busca daquele resultado estabelecido no item anterior. 

Considere “problema” toda e qualquer ação ou reação que estiver entre o estado atual, e o estado desejado. 

Por exemplo, se o objetivo da loja é vender mais roupas no verão, mas a fachada está antiga, isso é um problema. Se o atendimento perdeu o foco e está disperso, é outro problema. E assim por diante. 

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Organize a lista em ordem de prioridades

Já temos um objetivo e uma lista de problemas que nos impede de atingir os objetivos. É agora que a regra 80/20 encontra força. Você precisa determinar quais são os problemas que, quando reparados, vão trazer os melhores resultados.

Basicamente, pense em termos práticos. Muitas vezes nós temos milhões de problemas nas mãos, e vamos cuidando dos menores enquanto procuramos “tempo” para os maiores – e mais importantes.

Essa atitude é errada. Pouco importa uma loja com a vitrine suja e mal arrumada, organizar o estoque, por exemplo. É preciso cuidar dos problemas que trarão resultados de maneira efetiva e assertiva. 

Determine a porcentagem de impacto para cada problema

Feito isso, afine a sua lista de prioridades colocando uma porcentagem de importância para cada problema. Simples assim. Isso também pode ser feito com base na velocidade com que o problema é resolvido.

Por exemplo, trocar a fachada da loja leva mais tempo do que organizar a vitrine, por outro lado, será impossível ter uma vitrine limpa e bonita com uma fachada em reforma. Então, coloque a manutenção como prioridade, e deixe a limpeza e a organização para o segundo momento.

Todos os principais problemas da lista devem ser endereçados, catalogados e quantificados. Seu exercício aqui é garantir que exista uma visão clara do que separa a sua empresa daquele objetivo estabelecido lá no primeiro item. 

E tem mais, também é crucial saber quais serão as ações que trarão os maiores benefícios em busca desse objetivo.

Prontinho.

Espero que o artigo de hoje tenha proporcionado ótimas ideias e boas reflexões.

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Agradecemos a leitura e até a próxima. 

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