Olá, muito sucesso na sua vida? Espero que sim. Hoje eu trouxe um conteúdo que gosto muito, pois se trata de uma daquelas atividades que mais me traz prazer. Tanto em executar, quanto em apreciar. Estou falando do vitrinismo.
Uma boa vitrine é capaz de trazer magia para a loja. Quem nunca passou momentos em silêncio olhando para os produtos organizados e imaginando como seria usar aquela peça, ou comprar tal item?
Pois é, há uma força em nós que é atraída pela beleza das boas vitrines. De tal modo que até mesmo a Psicologia Comportamental estudou o assunto.
Hoje eu trouxe 8 dicas práticas de como montar a sua vitrine e trazer encanto para os seus clientes.
Vem!
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Comece pela setorização
O primeiro passo para ter uma vitrine encantadora é organizar os seus itens por setores. Fazendo isso você vai conseguir dar uma boa limpada em toda a poluição visual e trazer coerência para a escolha dos itens.
Via de regra, uma boa setorização tem apenas 4 tipos diferentes. Claro que isso vai depender do tamanho da sua vitrine e dos elementos comercializados pela sua loja. De todo modo, o número mágico é o 4.
Tem mais, os setores não devem se sobrepor entre eles. O objetivo dessa organização é justamente manter cada peça no seu devido lugar. Aliás, aposte também na simplicidade. (falarei dela neste artigo). E não se esqueça de deixar os preços discretos próximos às peças.
Dê força aos lançamentos
Uma vitrine ganha força quando expõe os lançamentos. Isso não é novidade para ninguém. Na realidade, muitos lojistas acreditam que a parte externa da loja serve apenas para mostrar o que tem de novo na parte interna.
Seja qual for o seu perfil, garanta que os seus lançamentos mais poderosos estejam na vitrine. E tem mais, você tem que cuidar para que o timing (o tempo de exposição) seja correto. Também vou falar deste assunto ainda neste artigo.
Os lançamentos são os principais atrativos para os consumidores. Pense neles como o combustível que alimenta a atenção do público em direção à sua loja.
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Posicione bem os itens atrativos
Itens atrativos não são necessariamente lançamentos. São aquelas peças que vendem bem, que você já sabe que vão sair com certa facilidade. Estes itens são joias poderosas na hora de pensar no vitrinismo do seu varejo.
O segredo está em colocar estes produtos em conjunto com outras peças de menor aceitação (mas que também sejam boas o bastante para estar na vitrine da loja).
Concentrar eles no centro de uma vitrine também pode ser uma alternativa interessante. Os produtos de valores atrativos são especialmente potentes quando usados com a nossa próxima dica.
Use a força das estações
Essa dica serve para praticamente todas as lojas, seja você no setor de alimentação, de presentes, de vestuário, não há loja que esteja fora do poder das estações.
O que você vai fazer será utilizar a força do clima para intensificar as mensagens da sua vitrine. Então, se estiver no verão aposte em peças e elementos que sejam confortáveis neste período. Mesmo que a sua loja venda apenas moletons.
Há inúmeras possibilidades de unir o clima (a estação do ano) com a forma como a sua vitrine será montada. Pensando nas cores, na organização das peças, nas roupas que são colocadas nos manequins, entre tantas e tantas outras estratégias.
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Acredite no minimalismo
Essa dica é uma das que eu mais gosto de passar, pois se trata de um problema que eu vejo diariamente: simplicidade. Invista na simplicidade. É só isso.
Para que a vitrine da sua loja seja mágica você não precisa colocar muitos itens nela. Tem mais, o excesso de informações acaba tirando a força de todos os elementos, e aí toda a qualidade do vitrinismo vai por água abaixo.
Dica de ouro: pense simples. Coloque na vitrine apenas o que precisa realmente estar na vitrine. Não tenha medo de ir diminuindo elementos até que o resultado fique enxuto e poderoso. Você vai ver como vai fazer toda a diferença.
Tenha consciência no uso das cores
Cores são o que mais atraem atenção para uma peça. O mal uso desse elemento pode fazer com que a sua vitrine fique confusa, desconfortável e até poluída.
Na dúvida, utilize uma paleta de cores bem controlada. A chave está em enxergar peças que fazem parte de uma moldura geral e as outras que devem estar em destaque.
Quando uma peça merece real destaque, ela pode ser exposta em cores mais vibrantes e chamativas (o vermelho, o pink, etc.) Já para os elementos moldura você precisa garantir que as cores estejam em harmonia com a decoração da vitrine.
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Faça promoções
Promover é vender. Se a vitrine existe para mostrar os lançamentos, ela também precisa contar com as principais promoções da loja. O cliente tem que saber que seus preços estão atraentes sem nem mesmo precisar entrar.
Mas cuidado: promover não é o mesmo que colocar cartazes gigantescos ou letreiros grandes demais para a vitrine.
É possível expor promoções de maneira discreta, e ao mesmo tempo eficaz. Vai do bom-gosto de quem está criando a vitrine e da sensibilidade para observar quando uma estratégia está de bom tom, ou quando ficou chamativa em excesso.
Programe o tempo de exposição
Por fim, a sua vitrine, por mais poderosa que ela esteja, não vai funcionar para sempre. O tempo de exposição dos produtos deve ser calculado com base em inúmeros fatores: lançamentos, duração das promoções, virada da estação, etc.
Desse modo, jamais deixe uma vitrine antiquada em exposição. E uso essa palavra por uma razão simples. Vitrines que estão fora de sintonia com as novas necessidades dos clientes trazem a impressão de uma loja abandonada. O que não é nada bom.
Sendo assim, mude a vitrine sempre que necessário. Mesmo que a última organização tenha acontecido a menos de um mês. É preferível acompanhar o ritmo dos consumidores, do que pagar o preço e perder vendas.
Espero que o artigo de hoje tenha levantado boas ideias.
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Agradeço a leitura e até a próxima.