Design de Serviço repensando a sua relação com seus clientes

Design de Serviço: repensando a sua relação com seus clientes

Você sabe o que é Design de Serviço? E por qual razão ele é tão importante para as empresas modernas?

Hoje eu quero conversar sobre este ponto fundamental na vida das marcas. Vou apresentar para você argumentos provando que um bom design é capaz de transformar completamente os resultados de uma empresa.

Bem, muito bem. Vamos começar. fique confortável e aproveite a leitura. 

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O que é Design de Serviço?

O Design de Serviço é o conjunto de estratégias pensadas para facilitar toda a conexão do cliente com uma empresa. Ou seja, trata-se da elaboração de soluções que começam desde o primeiro contato do cliente, até o pós-venda. 

Se bem feito, o Design de Serviço é capaz de melhorar o trânsito do cliente dentro da jornada de compra. Ou seja, este cliente começa lá no topo do funil, sem qualquer conhecimento da marca, e chega até a conversão, sem qualquer gargalo ou ponto de estresse.

Claro que cada empresa terá um design determinado pelo seu modelo de negócio, mercado e público consumidor. Entretanto, há três elementos chave para todo bom design de serviço. Estes elementos são. 

Omnichannel

Primordial para as marcas modernas, o Omnichannel é a expansão dos pontos de contato entre uma empresa e os seus consumidores. Portando, um design de serviço eficiente precisa ser pensado para atender aos mais variados canais. 

Atendimento

Falando de maneira mais abrangente, todo design de serviço começa no atendimento. É ali quando a marca tem oportunidade de fisgar um cliente e fazer com que ele tenha interesse e progredir na jornada de compra. 

Relação com o consumidor

Por fim, um design de serviço competente lida com toda a relação da marca com o consumidor. Passando por todas as etapas de maneira orgânica. A principal preocupação das estratégias deve ser garantir que o cliente jamais sinta atritos.

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Qual a importância do Design de Serviço?

Hoje uma marca precisa ter muito mais do que bons produtos, ótimo ponto físico, preços atraentes e soluções interessantes. Ela tem que construir tudo de forma que o cliente seja capaz de entender o que é oferecido, e nutrir uma boa relação com a empresa.

Ou seja, você pode ter o melhor preço da região, e o produto de melhor qualidade. Se o seu design de serviço não estiver alinhado com os hábitos de compras dos clientes, todas as suas vantagens ficarão escondidas atrás de barreiras na negociação.

Sendo assim, o Design de Serviços existe para garantir que a sua empresa seja capaz de ofertar as soluções da melhor maneira possível. Minimizando os atritos e os gargalos com os consumidores e até os fornecedores. 

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Design de Serviço repensando a sua relação com seus clientes

Quais são as vantagens do Design de Serviço?

Um bom design de serviços é capaz de trazer para a empresa:

  • Maior competitividade
  • Experiências positivas a partir da cultura da empresa
  • Pontos de contato sequenciais e integrados

Vamos ver essas três vantagens em detalhes

Maior competitividade

Imagine que o mercado competitivo também sofre a influência da lei da evolução. Ou seja, a empresa melhor adaptada vai perseverar, e aquelas que não estiverem conectadas com os clientes vão perder espaço.

Sendo assim, há uma corrida intensa para conquistar os consumidores. O que faz com que o design de serviços seja fundamental. Ele vai demonstrar os pontos onde a sua empresa pode melhorar, e aqueles nas quais é possível superar a concorrência.

Experiências positivas a partir da cultura da empresa

Pensar no branding, no posicionamento e na cultura da empresa é uma coisa, oferecer serviços que estejam alinhados com estes fatores é outra. 

O Design de Serviços, então, vem para incorporar ao seu serviço tudo aquilo que já faz parte da sua marca. Criando uma experiência positiva para os consumidores. 

Pontos de contato sequenciais e integrados

E por fim, o Design de Serviço também organiza o funil de vendas, diminuindo o caos presente na jornada de compras. Deste modo, o cliente vai entrar em contato com a sua empresa de maneira sequencial e coesa. 

Não há mais os “tiros no escuro” das estratégias convencionais. Você tem total controle de onde os seus consumidores estão e o que eles farão em seguida. 

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Aplicar o Design de Serviços: o que fazer? 

É bem verdade que um design de serviços bem elaborado exige a participação de um time experiente. De todo modo, saiba que após a sua implementação, os resultados vão aparecer em pouquíssimo tempo.

Se você gostou do artigo de hoje e tem curiosidade sobre o Design de Serviços. Marque uma reunião comigo. Eu adoraria conversar com você sobre o assunto e responder todas as suas questões.

Agradeço a leitura e até a próxima.

Somos um time de profissionais especializados e apaixonados por impactar pessoas. Desde modelagem e estratégia do negócio, passando pelas criações de design (posicionamento, identidade visual, verbal e espacial, e serviço) até a implementação