Você sabe o que é Design de Serviço? E por qual razão ele é tão importante para as empresas modernas?
Hoje eu quero conversar sobre este ponto fundamental na vida das marcas. Vou apresentar para você argumentos provando que um bom design é capaz de transformar completamente os resultados de uma empresa.
Bem, muito bem. Vamos começar. fique confortável e aproveite a leitura.
Comunique-se melhor: Como fazer um ótimo e-mail marketing
O que é Design de Serviço?
O Design de Serviço é o conjunto de estratégias pensadas para facilitar toda a conexão do cliente com uma empresa. Ou seja, trata-se da elaboração de soluções que começam desde o primeiro contato do cliente, até o pós-venda.
Se bem feito, o Design de Serviço é capaz de melhorar o trânsito do cliente dentro da jornada de compra. Ou seja, este cliente começa lá no topo do funil, sem qualquer conhecimento da marca, e chega até a conversão, sem qualquer gargalo ou ponto de estresse.
Claro que cada empresa terá um design determinado pelo seu modelo de negócio, mercado e público consumidor. Entretanto, há três elementos chave para todo bom design de serviço. Estes elementos são.
Omnichannel
Primordial para as marcas modernas, o Omnichannel é a expansão dos pontos de contato entre uma empresa e os seus consumidores. Portando, um design de serviço eficiente precisa ser pensado para atender aos mais variados canais.
Atendimento
Falando de maneira mais abrangente, todo design de serviço começa no atendimento. É ali quando a marca tem oportunidade de fisgar um cliente e fazer com que ele tenha interesse e progredir na jornada de compra.
Relação com o consumidor
Por fim, um design de serviço competente lida com toda a relação da marca com o consumidor. Passando por todas as etapas de maneira orgânica. A principal preocupação das estratégias deve ser garantir que o cliente jamais sinta atritos.
Sua melhor imagem: Como fazer ótimos vídeos institucionais
Qual a importância do Design de Serviço?
Hoje uma marca precisa ter muito mais do que bons produtos, ótimo ponto físico, preços atraentes e soluções interessantes. Ela tem que construir tudo de forma que o cliente seja capaz de entender o que é oferecido, e nutrir uma boa relação com a empresa.
Ou seja, você pode ter o melhor preço da região, e o produto de melhor qualidade. Se o seu design de serviço não estiver alinhado com os hábitos de compras dos clientes, todas as suas vantagens ficarão escondidas atrás de barreiras na negociação.
Sendo assim, o Design de Serviços existe para garantir que a sua empresa seja capaz de ofertar as soluções da melhor maneira possível. Minimizando os atritos e os gargalos com os consumidores e até os fornecedores.
Veja também: Dicas incríveis para organizar a sua vitrine
Quais são as vantagens do Design de Serviço?
Um bom design de serviços é capaz de trazer para a empresa:
- Maior competitividade
- Experiências positivas a partir da cultura da empresa
- Pontos de contato sequenciais e integrados
Vamos ver essas três vantagens em detalhes
Maior competitividade
Imagine que o mercado competitivo também sofre a influência da lei da evolução. Ou seja, a empresa melhor adaptada vai perseverar, e aquelas que não estiverem conectadas com os clientes vão perder espaço.
Sendo assim, há uma corrida intensa para conquistar os consumidores. O que faz com que o design de serviços seja fundamental. Ele vai demonstrar os pontos onde a sua empresa pode melhorar, e aqueles nas quais é possível superar a concorrência.
Experiências positivas a partir da cultura da empresa
Pensar no branding, no posicionamento e na cultura da empresa é uma coisa, oferecer serviços que estejam alinhados com estes fatores é outra.
O Design de Serviços, então, vem para incorporar ao seu serviço tudo aquilo que já faz parte da sua marca. Criando uma experiência positiva para os consumidores.
Pontos de contato sequenciais e integrados
E por fim, o Design de Serviço também organiza o funil de vendas, diminuindo o caos presente na jornada de compras. Deste modo, o cliente vai entrar em contato com a sua empresa de maneira sequencial e coesa.
Não há mais os “tiros no escuro” das estratégias convencionais. Você tem total controle de onde os seus consumidores estão e o que eles farão em seguida.
Mais dicas: Use os arquétipos para aumentar as suas conversões
Aplicar o Design de Serviços: o que fazer?
É bem verdade que um design de serviços bem elaborado exige a participação de um time experiente. De todo modo, saiba que após a sua implementação, os resultados vão aparecer em pouquíssimo tempo.
Se você gostou do artigo de hoje e tem curiosidade sobre o Design de Serviços. Marque uma reunião comigo. Eu adoraria conversar com você sobre o assunto e responder todas as suas questões.
Agradeço a leitura e até a próxima.