O que é Design? Olha só o poder dessa pergunta, tão pequena, 11 letras que significam muitas coisas.
Por exemplo, imagine os povos antigos, como nós reconhecemos seus feitos e seu passado? Por meio dos designs deixados.
Agora pense na nossa sociedade, o que ela tem de poderoso? Olhe para a cidade que você vive, os prédios no horizonte, as árvores, todas essas coisas formam o Design de nossas vidas.
E nas suas mãos agora, você tem um smartphone ou o teclado de um notebook, esse equipamento tem um design próprio. Um design que você escolheu com base na sua personalidade.
Pois é, já deu para perceber que este assunto vai render, não é? Vem comigo.
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O que é design? São escolhas estéticas?
Sempre que perguntamos “o que é design?” e primeira resposta que vem na mente é “design são escolhas estéticas”. Certo? Afinal de contas. Nós criamos o design dos nossos ambientes, escolhemos roupas, sapatos, carros e produtos com base na beleza deles, etc. Certo?
Bem, não é bem assim.
Na realidade, o Design está muito mais relacionado com a nossa interação com um elemento, nossa relação com o mundo e com os objetos. De tal modo que é muito comum que designers façam cursos de Storytelling, Roteiro, até mesmo Psicologia e Neurologia.
Pois, um bom design não é apenas “bonito”, ele transcende essa relação de beleza.
“Um bom design é a relação de várias camadas entre a vida humana e o seu ambiente” ― Naoto Fukasawa
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Todo designer está em busca da simplicidade?
O segundo ponto que eu preciso abordar é sobre as escolhas estéticas dos designers e como nós parecemos “orientados” para elas.
Veja, se falarmos de produtos da Apple, por exemplo, você vai concordar que os designs são bonitos. E aí se perguntarmos o por que eles são assim, muitos vão dizem “pois são simples e minimalistas”.
Então, criou-se um certo senso comum de que todo bom design é minimalista, ou simples. O que passa longe de ser verdade. Os estilos Clássicos, Rococó, Gótimo, UltraModerno e Maximalistas discordaram muito disso.
Na realidade, o Design precisa encontrar sua forma mais significativa possível. Isso não é, sempre, algo orientado para a simplicidade.
“Simplicidade é subtrair o óbvio e adicionar o significativo” ― John Maeda
Percebeu? A simplicidade está em extrair todo o óbvio. Todo o comum, todo o corriqueiro, mas adicionar o significativo. Ser simples significa ter exatamente os elementos mais importantes para que a forma funcione enquanto mensagem e elemento.
Parece complexo, mas basta pensar em uma simples panela. Uma panela tem todos os elementos para funcionar enquanto panela. Se for uma panela de ótimo design, nada nela falta, nada nela sobra. A panela é perfeita e tem todo o seu potencial para ser uma panela.
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O Designer não “estuda design”, ele estuda o ser humano
Essa frase pode parecer até dramática demais, mas ela é verdadeira.
Não existe um bom design sem antes existir a compreensão de como o ser humano pensa e se relaciona com os elementos.
Claro que há “hacks” e truques de design aqui e ali. Que são copiados e repetidos à exaustão. Mas isso não forma um bom designer. Por isso, sempre que pensar em um design para a sua empresa, para a sua marca, sua loja, ou o que for, pense antes na compreensão do seu público alvo e das pessoas que vão se relacionar com o design.
Truques estão por todos os lugares, mas o design verdadeiro é incomparável e insubstituível. Ele é perfeito para aquele elemento, pois:
“Tudo deve ser feito tão simples quanto possível… mas não mais simples.” ― Albert Einstein.
Espero que você tenha gostado do artigo de hoje.
Para saber mais sobre como o Design pode transformar a sua loja, continue acompanhando o Blog. Estou sempre dicas, notícias e novidades sobre o universo do design de varejo.
Agradeço a leitura e até a próxima.