Você sabe o que é Marketing Emocional no varejo Vou explicar

Você sabe o que é Marketing Emocional no varejo? Vou explicar

O que é marketing emocional para varejo? Hoje eu vou explicar e vou ensinar para você como essa estratégia aumenta as vendas da sua loja.

Então, vem comigo que o Marketing Emocional para varejo é capaz de transformar os resultados do seu comércio.

Bora lá!

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Como os gatilhos mentais funcionam em marketing e vendas?

Os gatilhos mentais compõem uma técnica largamente utilizada nas melhores estratégias de marketing do mercado.

Essa linguagem nos ajuda a desvendar o comportamento humano e, por isso, pode ser útil para conquistar o cliente.

Eles funcionam como disparadores de atitudes, ligando-se aos instintos humanos e ancestrais passados de uma geração para outra.

Quando você ouve ou lê que um determinado produto está com estoque limitado, por exemplo, o seu cérebro automaticamente entende aquela como uma situação de escassez e, para garantir a sua sobrevivência, gera um impulso pela compra.

Ou seja, os gatilhos mentais são bastante úteis dentro de estratégias de marketing, podendo ser aplicados no copywriting dos textos, no design gráfico dos anúncios e em outras soluções adotadas para vender a marca.

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Estratégia para o B2B

B2B é a sigla para Business to Business, ou empresa para empresa, que representa os negócios realizados entre pessoas jurídicas.

Esse modelo de negócio abrange, por exemplo, indústrias que vendem para distribuidores, fornecedores que vendem para fabricantes e importadores que vendem para revendas.

Além disso, também há várias empresas B2B no setor de serviços, como terceirizadoras, assessorias, consultorias e agências.

Basicamente, existem três tipos de operação no modelo B2B:

  • Revenda: a indústria ou distribuidor vende seus produtos para revendas
  • Transformação: a indústria vende seus produtos e insumos para outras indústrias
  • Consumo: a indústria vende para o consumidor final por meio de um distribuidor ou atacado (B2B2C).
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Qual é a base da estratégia de Marketing Emocional

A base da sua estratégia de marketing é o seu posicionamento.

Você escolhe como quer que sua marca seja vista pelo seu público e se apresenta de forma coerente com a imagem que deseja formar na mente do seu consumidor.

Essa imagem é a promessa que o consumidor espera de você. Ele ou ela irá criar uma certa expectativa em relação ao benefício do seu produto ou serviço

Mas mais que uma expectativa, você precisa fazer com que seu público queira algo que só você pode dar. Essa será a sua proposta de valor.

A proposta de valor é o conjunto de características e argumentos persuasivos que mostram claramente porque os clientes devem escolher você e sua marca.

Marketing emocional?

Na prática, podemos afirmar que, todas as decisões de compra acabam resultando na integração de 6 emoções principais:

  • Ganância. Pensamos que, “se eu tomar uma decisão agora, vou ser recompensado”.
  • Medo. Pensamos que, “se não tomar uma decisão agora, eu estou frito”.
  • Altruísmo. Pensamos que, “se eu tomar uma decisão agora, vou ajudar os outros”.
  • Inveja. Pensamos que, “se eu não tomar uma decisão agora, minha concorrência vai sair na frente”.
  • Orgulho. Pensamos que, “se eu tomar uma decisão agora, vou parecer inteligente”.
  • Vergonha. Pensamos que, “se eu não tomar uma decisão agora, vou parecer estúpido”.

Quando o vendedor usa seu discurso, sua habilidade de vendas, sua apresentação, ele tenta criar um cenário na mente do comprador.

Quer mostrar que ele pode ser inteligente em tomar a melhor decisão, pode sair na frente e etc.

Cada abordagem de vendas bem sucedida, ou cria ou aumenta esses estados emocionais. 

E, quanto mais estados emocionais o discurso incita, maior o sucesso do vendedor e, maior a possibilidade de você convencer.

Nada como influenciar pessoas a comprar por meio de um bom discurso!

Persuasão 

Se formos explicar a fundo o marketing emocional, pode-se dizer que essa estratégia é uma arte e também uma ciência. 

É uma ciência por causa da pesquisa necessária para explorar as emoções que impulsionam os pensamentos, sentimentos e resultados desejados que influenciam as pessoas a comprar.

Resumo

A arte vem através do uso de insights para criar melhores experiências de usuário, conteúdos e imagens que aumentam as conversões. 

Fazer com que a arte e a ciência do marketing emocional funcionem perfeitamente juntas requer um processo estabelecido para descobrir as emoções que influenciam as pessoas a comprar.

Essas emoções formam o trampolim a partir do qual você pode influenciar seu público alvo a não apenas fazer compras únicas, mas também se tornarem clientes de longo prazo.

Quer saber mais sobre design de varejo?

Então, continue acompanhando o nosso Blog. Estou sempre trazendo dicas, notícias e novidades para as lojas poderosas.

Agradeço a leitura e até a próxima! 

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