Varejo você estará aqui nos próximos 10 anos Vamos refletir

Varejo: você estará aqui nos próximos 10 anos? Vamos refletir

Hoje eu quero falar com você sobre o futuro do varejo. Vamos avaliar os pontos onde o varejo pode crescer e onde ele certamente vai perder. Pois, uma coisa é certa, o varejo como o conhecemos hoje não vai permanecer assim para sempre.

E essa é uma ótima notícia.

Afinal de contas, como diria Steve Jobs, o velho sempre abre espaço para o novo. E o novo é a melhor maneira de manter uma evolução. Um crescimento. Uma busca por coisas melhores. 

Sem o novo tudo seria chato.

Então o varejo vai se transformar no novo varejo. Ou melhor, já está se transformando. 

E hoje eu quero conversar com vocês sobre esse novo varejo. Quem é ele, como ele surge. 

Vem ver de perto. 

Leia também: Saiba tudo sobre Estoque Mínimo e Máximo: conceitos fundamentais para o lojistas

Troca do varejo pelo e-commerce

Uma pesquisa realizada pela Adobe em dezembro de 2018 revelou que, já naquela época, os consumidores gastaram 8,8 horas de seus dias engajadas em conteúdos digitais

Porém, a sensação é de que nunca antes estivemos tão conectados quanto em 2020, a partir do decreto da situação de quarentena e início do isolamento social. As implicações deste cenário já chegaram também ao novo varejo.

De acordo com a Mindminers, o aumento de compras online no Brasil durante a quarentena foi de 28%. Dentre aqueles consumidores que nunca haviam comprado pela internet, ou que haviam comprado apenas uma vez, o aumento foi de 23%.

Durante a fase mais aguda da crise, quando poucas pessoas arriscam sair de suas casas para fazer compras, mesmo as de supermercado, o e-commerce foi a melhor opção para os consumidores comprarem desde serviços de delivery de comida, compras de mercado e farmácia até itens como roupas e cosméticos.

Mas a pesquisa da Mindminers revela algo interessante: mesmo após a normalização, a maioria dos consumidores (55%) pretendem continuar fazendo compras online.

Mais ainda sobre varejo: Truques de Branding para usar no seu varejo

Tendências de transformação do varejo – Entrega

Não importa se você tem um e-commerce, se responde por um marketplace ou se trabalha com lojas físicas. Para não perder a chance de concretizar uma venda, suas entregas precisam ser rápidas. Não, não estou falando de prazos de uma semana. Estou falando sobre entregas de, no máximo dois dias e, se conseguir por menos, melhor ainda.

A Amazon, por exemplo, promete delivery em duas horas se o cliente fizer o pedido utilizando sua assistente digital, Alexa. E como o intuito é sempre melhorar o atendimento, a marca prevê entregas ainda mais velozes (de até 30 minutos!) com o uso de drones próprios. Não acredita? Dê uma olhada no vídeo abaixo:

Segundo eles, pode até parecer coisa de ficção científica, mas “um dia, os veículos da Prime Air serão tão normais quanto os caminhões nas estradas.”

Leia também: Como usar o Copywriting no Visual Merchandising da sua loja

Personalização das contas

A personalização é o ponto chave para trazer melhores resultados e experiência de compra para o cliente, sendo um grande diferencial competitivo em relação às outras marcas.

O e-commerce da Nike, por exemplo, permite que o consumidor personalize quase todos os aspectos de alguns de seus itens, assim, o cliente consegue escolher produtos da marca como se fosse um quadro em branco e, a partir de um sistema de configuração, deixar o tênis ou roupa, por exemplo, exclusivo. Inclusive, eventualmente, trocando a impressão da logo da marca por seu nome ou outra mensagem.

Contudo, esse bônus deve ser acompanhado por uma boa gestão e operação, pois, caso o produto entregue ao cliente tenha algum erro ou não esteja da forma que ele personalizou, pode se tornar um grande problema.

Sobre a Loja Física 

Até 2025 a distinção entre a loja física e a loja virtual desaparecerá. Segundo o estudo, 90% dos varejistas acreditam que o número e a área das lojas físicas diminuíram ou permaneceram iguais.

Isso não significa que a importância das lojas físicas será reduzida. Dentre os executivos de varejo pesquisados pela Cognizant, 82,4% concordam que as lojas físicas são e continuarão a ser um ativo importante para os varejistas, independentemente da porcentagem de vendas efetuadas no meio on-line.

As lojas físicas funcionarão como vitrine e permitirão que todos os eventos monitorados sejam capturados e analisados através da utilização de internet das coisas (IoT). Isso possibilitará um melhor planejamento visando prever ou antecipar as tendências e demandas do consumidor.

Será mais comum o conceito de lojas temporárias utilizadas pelas grandes marcas para promover seus produtos, reforçar sua marca, melhorar a experiência do consumidor e reduzir o custo de capital empregado.

Dicas incríveis sobre varejo: Veja como Big Data está transformando o varejo moderno

Varejo você estará aqui nos próximos 10 anos Vamos refletir

Pensamentos sobre o futuro do varejo

Com certeza, pode-se afirmar que ele será muito mais digital e focado na experiência do cliente.

O comércio eletrônico vai ter um papel importante nesse processo de mudança e as redes sociais ganharão força nos próximos anos. Isso porque as marcas já perceberam que elas devem se aproximar cada vez mais do seu público-alvo e migrar para onde eles estão.

Para tanto, é preciso estudar muito bem o seu mercado e entender o perfil dos consumidores que pretendem alcançar.

Com essas informações em mãos, os lojistas terão a oportunidade de oferecer um atendimento customizado e humanizado. E, estar sempre à frente da concorrência, que está mais acirrada principalmente no ambiente digital.

Além disso, o cliente também mudou. Ele está mais empoderado, buscando experiências cada vez mais completas e ainda escolhendo marcas que tenham responsabilidade social. 

Dessa maneira, é muito importante que as empresas, além de disponibilizarem produtos e serviços de qualidade, se preocupem também com questões relacionadas à sustentabilidade e causas sociais. Isso poderá ser determinante na escolha de uma loja.

Saiba mais: 9 Dicas para melhorar os seus feedbacks e engajar os seus colaboradores

Palavras finais:

Agora você já entendeu que o futuro do varejo será completamente diferente do que nós estamos imaginando hoje.

Espero que este artigo de hoje tenha levantado inúmeras ideias na sua mente.

Quer ler mais artigos como este? Continue lendo o Blog. Estou sempre trazendo dicas, segredos e conselhos sobre o universo do varejo e do retail design.

Agradeço a leitura e até a próxima. 

Somos um time de profissionais especializados e apaixonados por impactar pessoas. Desde modelagem e estratégia do negócio, passando pelas criações de design (posicionamento, identidade visual, verbal e espacial, e serviço) até a implementação