Olá, hoje eu trouxe para você ainda mais dicas de como aplicar o Design Thinking no dia a dia da sua empresa. São estratégias para garantir que você tenha os melhores resultados na sua organização.
Então, vamos lá. Vamos conversar sobre design thinking no dia a dia do varejo e como garantir que você coloque ele em prática com eficiência.
Vem ver de perto.
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De onde veio o Design Thinking
Embora a noção de design como uma “forma de pensar” tenha sido esboçada por Herbert A. Simon, no livro The Science of the Artificial, de 1969, o processo ganhou maior notoriedade por conta de duas figuras conhecidas do Vale do Silício.
Um deles é David Kelley, professsor da Universidade de Stanford que fundou a consultoria de inovação IDEO, e seu colega Tim Brown, atual CEO desta mesma consultoria e autor de “Change by Design” (em português, “Design Thinking – Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias”).
Popularizada pela consultoria, a abordagem foi apresentada e discutida no Fórum Econômico Mundial de Davos, em 2006. Dois anos depois, estampou uma das capas da Harvard Business Review. A partir daí, o mundo tinha os olhos voltados ao design thinking.
Invista em ferramentas colaborativas
Distância física não significa isolamento intelectual. Para manter o fluxo de ideias, Carolina recomenda que as equipes abusem de ferramentas que permitem a colaboração on-line, como Zoom, Google Hangouts para reuniões, Trello e Jira para o gerenciamento de fluxo de trabalho e Snap Camera, que aplica filtros sobre a webcam, para descontrair e fomentar a conexão entre os membros do grupo.
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Conheça os desafios que serão enfrentados
Suponha, por exemplo, que esteja ocorrendo um conflito relacionado ao estacionamento de um condomínio, no qual diversos carros foram riscados por falta de área de manobra.
Em um primeiro momento, deve-se aprofundar todo o contexto do problema. Obtenha o máximo de informações sobre as atividades que são desenvolvidas pelas pessoas relacionadas com o problema e o contexto em que elas as realizam.
É importante também observar as interações que existem entre indivíduos. Conseguir entender o processo em que as atividades funcionam auxilia muito na solução do desafio enfrentado.
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Entenda a abordagem interativa do Design Thinking
Diante de um possível problema ou necessidade de inovação, o design thinking se orienta a partir de uma abordagem interativa. Ou seja, todos as partes envolvidas no processo (empresa, clientes, fornecedores, colaboradores internos, etc) são colocadas no centro de desenvolvimento e fazem parte da construção de novas ideias.
Com a inserção, a experiência e, principalmente, a empatia, o design thinking é um trabalho colaborativo que possibilita entender o problema sob diferentes visões. Dessa forma, a ação conjunta e a compreensão ampla do design thinking fazem do processo um pensamento crítico e criativo. Por meio dele se obtêm informações mais construtivas para propor soluções inovadoras focadas em necessidades.
O processo consiste em tentar mapear e mesclar a experiência cultural, a visão de mundo e os processos inseridos na vida dos indivíduos, no intuito de obter uma visão mais completa na solução de problemas e, dessa forma, melhor identificar as barreiras e gerar alternativas viáveis para transpô-las.
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Converse com o seu público
Quando foi a última vez que você conversou com seus consumidores? Essa prática é importante para compreender melhor suas necessidades, desejos e motivações e, a partir disso, poder oferecer as soluções mais adequadas.
Ao conversar com o seu público, você obterá insights valiosos para futuras estratégias de marketing. Lembre-se de que, no Design Thinking, o foco está no cliente final; por isso, é importante que você entenda, conheça e se coloque no lugar desse cliente.
Cuide das forças de vendas e atendimento
Não é de hoje que sabemos que a equipe de ponta, ou seja, quem está cara a cara com o cliente, é a maior fonte de informação que se pode ter. Quanto mais engajada e focada no cliente essa equipe for, melhor suas chances de inovar e aplicar o Design Thinking.
O seu funcionário precisa saber coletar informações importantes dos seus clientes e se colocar no lugar dele para buscar novas soluções. Além disso, essa é uma das melhores estratégias para descobrir os pontos de falha do seu produto ou serviço.
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Entenda as etapas do Design Thinking
As etapas que vamos apresentar abaixo são uma espécie de roteiro a ser seguido para aplicar o design thinking.
Mas lembre-se do que falamos antes: não é uma receita de bolo.
Essa é uma maneira de organizar o trabalho para potencializar as possibilidades criativas da empresa.
Para tanto, é preciso avaliar o que se tem em mãos para definir quais as melhores ferramentas a serem usadas em cada etapa para atingir o objetivo proposto.
As etapas são:
- Imersão
- Análise
- Ideação
- Prototipagem
- Implementação
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Agradecemos a leitura e até a próxima!