Quais são os fatores de sucesso para hotéis

No mês de março nós iniciamos um projeto apresentando os principais fatores de sucessos para diversos segmentos do mercado, hoje é dia de falar dos fatores de sucesso para hotéis.

Já abordamos os fatores das lojas de roupas e também falamos até mesmo de como continuar crescendo com a sua sorveteria mesmo em dias frios. Tem mais, demos dicas incríveis de quais são os fatores de sucesso para concessionárias.

Agora estamos entrando em um período de baixa temporada para os hotéis. Os feriados prolongados estão distantes, o mesmo vale para as férias escolares e poucas empresas optam por abrir férias para seus funcionários em março e abril.

Períodos de baixa temporada são ótimos para investir em planejamento. Esse é o segredo. Agora temos uma janela perfeita para tomar decisões e colocar diversas estratégias em prática.

Bem, então, vamos lá. Vamos conversar sobre quais são os fatores de sucesso para hotéis. Boa leitura!

Desenvolva o feeling para saber quando baixar os preços

Saber o momento certo para baixar o valor da diária é fundamental na busca pela valorização dos seus quartos. Evitando que eles fiquem vazios.

Você precisará compreender a força do calendário na região do hotel. Por exemplo: descontos apenas para estadias entre segunda a quinta. Isso irá chamar a atenção dos clientes para a possibilidade de se hospedar durante a semana, sem prejudicar o final de semana que já tem um bom fluxo de hóspedes.

Tenha pacotes especiais

Criar pacotes especiais é uma ótima maneira de evitar que apenas os descontos sejam responsáveis por atrair clientes. Você pode criar pacotes voltados aos dias de semana, por exemplo.

Pacotes do tipo “pague duas noites e ganhe três em estadias de domingo a quinta-feira” funcionam maravilhosamente bem

Esse tipo de estratégia grega valor para a hospedagem. Você estará oferecendo serviços além da estadia. Algo como: “Hospede-se conosco e ganhe um presente especial”.

Esse algo a mais precisa estar relacionado aos interesses do cliente: se ele gosta de gastronomia, ofereça um jantar; se ele gosta de atividades culturais, pode ser um ingresso para peças de teatro.

Leia em seguida: 7 tendências de Mercado para acompanhar em 2020

Crie descontos especiais para quem retornar na baixa temporada

Aproveite o contato com os clientes da alta temporada para atraí-los durante os períodos com baixa movimentação. Ofereça condições especiais para aqueles clientes que quiserem voltar ao hotel.

Dica: dê uma vantagem exclusiva, assim você conseguirá criar uma vontade nele. Poder ser que o cliente nem pensasse em voltar durante, mas como você está oferecendo esse desconto especialmente o hóspede vai certamente considera o assunto.

Crie tradições para o seu hotel

Se a região não oferece grandes atrações durante o período de baixa temporada o hotel pode criar a própria atração. Isso poderá ser tornar uma tradição, fazendo os clientes voltarem todos os anos naquela época. É possível promover, por exemplo, uma feira ou um encontro anual baseando-se na cultura de sua região.

Realize eventos de acordo com o perfil médio dos hóspedes que você recebe. Se muitos empreendedores se hospedam em seu hotel, eles gostarão de saber que todo ano você promove uma conferência sobre gestão, por exemplo.

Leia também: Quais são as novas tendências de consumo

Tenha o hábito de contactar seus possíveis hóspedes

Você vai enviar mensagens para:

  • Pessoas que se hospedaram com você em períodos de baixa temporada nos anos anteriores,
  • Clientes que avaliaram bem a estadia,
  • Hóspedes que demonstraram que gostam de estar sempre viajando.

Contate essas pessoas, envie promoções, aproxime-se delas. Pois a probabilidade destes clientes terem interesse em se hospedar com você novamente é bem grande.

Eles só precisam de um ótimo motivo para voltar, apenas isso.

Contate também aqueles que procuraram seu hotel na alta temporada, mas não forma recebidos por motivo de lotação. É indicado enviar mensagens também para os clientes que reservaram e por algum motivo tiveram que cancelar.

Mantenha as informações online atualizadas

Muitos hotéis colocam em suas páginas, redes sociais e também nos sites de reservas (Booking.com, por exemplo) as promoções de alta temporada e, quando a movimentação acaba, se esquecem de atualizar as informações indicadas para a baixa temporada.

Lembre-se: como há mais vagas neste período, as opções de seu cliente são maiores. Sendo assim, se você quiser ganhar destaque no meio da multidão tenha o cuidado de atualizar as informações com promoções e estratégias voltadas para a baixa temporada.

Um cliente pode sentir quando a rede social ou a página de inscrição do hotel está abandonada. Evite que isso aconteça.

Veja mais: Novas estratégias de Visual Merchandising

Crie campanhas nas redes sociais

As redes sociais são as grandes aliadas para redução do investimento em marketing e a alta conversão com novos hóspedes.

Utilizando o Facebook e o Instagram podemos criar campanhas segmentadas qualificando vários funis. Você poderá direcionar as suas campanhas fazendo recortes:

  • geográfico,
  • por interesses,

Lembrando que criar campanhas não requer grandes investimentos e os resultados certamente aparecerão.

Comunique-se com cuidado

Na nossa última dica falaremos sobre a comunicação com os clientes, especificamente sobre os cuidados necessários para que nenhum cliente tenha impressões negativas sobre o seu hotel.

A forma como você se comunica com os hóspedes faz toda a diferença para alcançar um atendimento impecável. O “como” algo é dito tem grande força e impacto em comparação com “o que” é dito.

As principais dicas são:

  • Em vez de dizer: “não sei“; diga: “poderia esperar um momento, enquanto descubro isso para você?“
  • Em vez de dizer: “não podemos fazer isso“; diga: “deixe eu verificar as soluções possíveis para esse problema“.
  • Em vez de dizer: “não trabalho nessa área“; diga: “só um momento, vou acionar os responsáveis por esse setor e eles irão ajudá-lo de forma mais eficiente“.
  • Em vez de dizer: “não temos quarto“; diga: “nossos quartos estão todos ocupados, mas posso ajudá-lo a encontrar uma hospedagem próxima“.

A comunicação deve ser propositiva, positiva, que reforce aspectos positivos, que traga tranquilidade.

Essas foram as nossas dicas sobre os principais elementos de sucesso dos hotéis. Sabemos que o assunto pode ser tratado em muitos artigos, sendo assim fica aqui a promessa de voltaremos ao tema em breve.

Quer saber mais sobre varejo? Escalar, formatar, transformar, criar ou apenas trocar experiências? Entre em contato conosco. Nós vivemos o varejo diariamente e para nós será um prazer marcar uma reunião com você.

Muito obrigada pela leitura, até a próxima publicação.

Somos um time de profissionais especializados e apaixonados por impactar pessoas. Desde modelagem e estratégia do negócio, passando pelas criações de design (posicionamento, identidade visual, verbal e espacial, e serviço) até a implementação