Novas estratégias de Visual Merchandising

Você trabalha no varejo e está sempre preocupado em superar metas e aumentar as vendas? Certo? Bem, então, se realmente estiver falando sério, será necessário mais do que produtos de qualidade, loja organizada ou vendedores eficientes. Você vai precisar das melhores estratégias para se comunicar com o público. Por essa razão as estratégias de visual merchandising são tão importantes.

Com elas você será capaz de atrair o cliente e influenciá-lo a comprar mais. Quer ver como? Continue a leitura.

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O que são estratégias de visual merchandising?

Resumindo, toda ação que relacionada à experiência de compra dentro do PDV pode ser considerada uma ação de visual merchandising.

Então, aí estão as exposições planejadas dos produtos. Em outras palavras: tudo o que consumidor vê e toca deve ser estimulado por ações estratégicas.

O que é comunicado?

Muitas coisas são passadas aos clientes por meio do visual merchandising, aqui vão algumas:

  • A identidade da loja
  • O conceito do negócio
  • A atmosfera pretendida naquela estação
  • O posicionamento da marca em relação ao público

São inúmeros fatores. Não estamos falando nem dos mais comuns, como as promoções e os produtos de destaque.

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O visual merchandising interfere diretamente na experiência de compra

Experiência de compra é o processo que o cliente passa dentro da loja. Desde o momento em que ele olhou para a vitrine até a hora da aquisição do produto. Depois, caso ele precise entrar em contato com a loja mais uma vez, então teremos as experiências de pós-compra.

No intervalo entre olhar para uma olha, entrar, ser atendido e decidir adquirir o produto há uma infinidade de possibilidades que podem ser melhor conduzidas por um visual merchandising eficiente.

O objetivo é atrair o cliente e fazê-lo comprar. Quando esse consumidor se identifica com a loja e se sente confortável ao entrar e ter contato com o produto, ele cria uma imagem positiva do varejo e tende a comprar mais vezes no futuro.

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Há regras para aplicar o visual merchandising no varejo?

Como você pode perceber, o visual merchandising fala, sobretudo, da comunicação. É como a sua loja entra em contato com o cliente. Sendo assim, podemos dizer que não há regras fixas para essa comunicação. Uma vez que cada tipo de cliente exigirá um conceito e uma forma comunicacional novas.

Entretanto, é importante mencionar que estratégias de comunicação falhas acontecem o tempo todo e convém ao varejista avaliar quais são as melhores maneiras de se aproximar desse seu público alvo.

Para que o cliente se sinta atraído pelos produtos da sua loja, existem técnicas que abrangem uma série de setores: começando com a disposição das peças na vitrine e chegando até a iluminação.

Vamos conferir algumas dessas técnicas e explicar as melhores maneiras de usá-las.

1. Comece planejando a sua vitrine

A vitrine é a primeira impressão que o cliente tem da loja. Ela é a responsável por promover muitas compras, sobretudo as compras feitas por impulso. Tem mais, os produtos expostos na vitrine são os que possuem maior saída. Dedique um planejamento cuidadoso à vitrine.

2. Mantenha o olho aberto para a sua persona

Cair no erro de seguir modismos. Essa é uma falha que até mesmo varejistas experimentados já foram vítimas e ela vive indo e vindo no mercado.

Talvez um concorrente desenvolvido um visual merchandising interessante e vocês tenham o interesse de adaptar para a sua loja. Será que essa é uma atitude correta?

Veja bem, adaptar é diferente de se inspirar. Você pode pegar elementos de outras marcas, mas jamais perca a sua persona de vista. Ela é o elemento guia que dará a palavra final sobre uma mudança no visual merchandising. Se não fizer sentido com a persona, então não deve ser incorporado.

3. Sinalize com atenção

O cliente não pode ficar perdido ou com dúvidas dentro da sua loja. Todos os sinais e placas devem estar feitos de forma que sejam perfeitamente compreensíveis por todos.

Também é necessário cuidar para que não haja poluição visual. A dica está sempre em investir no pouco. Muitas vezes poucas placas passam uma informação que muitos sinais não seriam capazes.

  1. Use a iluminação para guiar o cliente

A iluminação é o outro elemento mais importante da sua loja depois da vitrine. Na verdade, a iluminação é o elemento que transforma e dá atmosfera para toda a loja. A dica está sempre em usar as luzes para guiar o cliente.

Regra básica de visual merchandising: se tem luz o cliente vai olhar para lá.

5. Faça os produtos principais serem vistos várias vezes

Varejistas sabem o que são os facings, as estratégias para que os produtos sejam vistos várias vezes dentro de uma loja. É basicamente a quantidade de vezes que um produto deve (e precisa) ser mostrado até que o cliente decida pela compra.

Cuide para que o posicionamento dos seus produtos esteja bem incorporado nessa estratégia.

Um exemplo: em lojas de roupas, o ideal é que os cabides repitam o mesmo modelo aproximadamente quatro vezes antes que outro seja apresentado na arara.

6. Utilize todos os espaços da sua loja

Você vai dividir a loja em zonas quentes e frias. As zonas quentes são por onde as pessoas precisam passar de qualquer maneira, como a entrada. Nessa área, os produtos expostos serão mais vistos.

Por outro lado, as zonas frias (áreas em que os clientes passarão pouco) são setores que precisam de preenchimento. Por qual razão? Bem a resposta é óbvia. Pois os clientes passarão lá.

E aí o segredo está sempre nos detalhes. Zonas frias bem desenvolvidas mostram para o cliente que a loja se preocupa com cada detalhe, mais do que enfeitar somente as áreas de grande circulação, uma loja com visual merchandising impecável em zonas frias agrada à todos.

Palavras finais sobre o visual merchandising

Nós ainda poderíamos falar de estímulo dos sentidos, estratégias de posicionamento, entre tantas outras coisas. Certamente teremos mais artigos sobre este assunto.

Quer saber mais sobre varejo? Escalar, formatar, transformar, criar ou apenas trocar experiências? Entre em contato conosco. Nós vivemos o varejo diariamente e para nós será um prazer marcar uma reunião com você.

Muito obrigada pela leitura, até a próxima publicação.

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