Nós que vivemos e estudamos o mercado de varejo adoramos falar sobre mudanças e transformações. Apontamos tendências, conversamos sobre lançamentos, buscamos referências para novas técnicas, acompanhamos e implementamos os lançamentos de novas tecnologias, mas o que os clientes sentem de tudo isso?
A pesquisa chamada Consumer Trends for 2020, da Brandwatch, mostrou quais são as impressões que os clientes têm dessas mudanças e o que esses consumidores acreditam que mais irá mudar em 2020.
No artigo de hoje nós iremos apresentar os dados da pesquisa e vamos provar para você que compreender as crenças dos clientes é muito mais importante do que você pode imaginar. Mesmo que elas estejam indo contra as opiniões dos especialistas no mercado.
Bem, vamos lá. Boa leitura!
O que os clientes acreditam acaba se cumprindo
Você já ouviu falar em profecia auto concretizável? Esse é um termo muito usado no mundo econômico, mas também pode ser transposto para praticamente qualquer outra área de conhecimento e relacionamento humano.
Uma profecia auto concretizável basicamente consiste em uma previsão que só depende de si mesma para virar realidade. Vamos explicar com um exemplo:
Imagine que um grupo de mães se reúne toda última sexta-feira do mês para discutir assuntos referentes à escola dos filhos. Elas falam sobre aulas, alimentação, hábitos e vestuários das crianças. Até que em uma das reuniões uma das mães apresenta uma tendência de que todos os uniformes serão gradativamente trocados do branco para o negro, por que essa nova cor é melhor para disfarçar as marcas do dia a dia.
No começo algumas mães não confiam nessa opinião, mas elas percebem que pouco a pouco mais e mais crianças vão para o colégio com roupas escuras. Para entrar na tendência elas então compram uniformes escuros e vestem seus filhos com a nova moda – mesmo que sejam descrentes quanto aos resultados.
Aí está o fenômeno de uma profecia auto concretizável: uma pessoa aponta uma tendência de comportamento, poucas pessoas colocam em prática, mas na medida em que algumas pessoas vão aplicando mais pessoas vão se convencendo e então vão colocando em prática.
Um efeito negativo desse tipo de fenômeno aparece quando uma corrente de pessoas acredita que certo produto perdeu valor, mesmo que nada tenha mudado. Se mais pessoas forem pelo mesmo caminho então o produto precisará de uma reformulação completa.
Aposto que você já viu isso acontecer em algum momento.
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Compreender a teoria das profecias autorrealizáveis é importante para entender por qual razão as crenças e impressões dos clientes são tão importantes para o varejo
Após você internalizar que as mudanças de comportamento surgem quando as pessoas se convencerem dela, então ficará fácil compreender como dados que serão apresentados são apenas reflexo desse convencimento.
Vamos aos números:
- Perto de 25% dos entrevistados disseram que o 5G irá revolucionar o mercado
- Já um pouco mais de 15% disse que a Inteligência Artificial será o determinante
- Próximo disso, 14% dos entrevistados disseram que seriam os carros automáticos
- Um pouco acima de 10% das pessoas disseram que seriam os robôs e aparelhos automatizados
- Abaixo dos 10% dissera que os determinantes seriam as estratégias de Blockchain
- A internet das coisas aparece virtualmente empatada também com quase 10%
- Depois nós temos as energias renováveis, um pouco abaixo, mas ainda na faixa dos 9%
- Em penúltimo lugar, abaixo dos 5%, estão as perspectivas com as criptomoedas
E o mais impactante, talvez uma das grandes causas que tenha gerado a pesquisa
- Menos de 4% dos consumidores acreditam que tanto VR (realidade virtual) quanto AR (realidade aumentada) serão determinantes para a mudança de comportamento e hábitos no mercado.
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Sendo assim, posso dizer realidade virtual e a realidade aumentada demorarão para acontecer?
Se levarmos em consideração apenas a teoria das previsões autorrealizáveis podemos dizer que o VR e a AR precisarão de mais tempo até convencer as pessoas do seu uso, certo? Bem, sim, mas há informações importantes nessa pesquisa que nós precisamos considerar.
Por exemplo, os três primeiros lugares são da tecnologia 5G, da Inteligência Artificial (AI) e dos carros automáticos, e aqui está o segredo que pode ser importante para o varejo, a realidade aumentada e a realidade virtual estão dentro dos três primeiros lugares.
A tecnologia 5G será importante para aumentar a banda de conexão abrindo espaço para que a VR possa ser usada com o uso dos dados móveis. A Inteligência Artificial abre oportunidades para que a Realidade Virtual e a Realidade Aumentada tenham recursos incríveis.
Ou seja, o último lugar tem conexão com os dois primeiros.
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Resumindo: como saber o que o consumidor espera de 2020?
O comportamento do consumidor é complexo, assim como tudo. Sabemos que os dados e as teorias são importantes para que você consiga mapear ações e ter previsibilidade sobre o que os clientes desejam, mas no fim, ainda há espaço para surpresas.
A melhor maneira de garantir que a sua loja esteja sempre por dentro das transformações desse cliente é continuar pesquisando, investigando e se informando. Estudos como este elaborado pela Consumer Trends for 2020 são ótimos.
Outra estratégia está em firmar parcerias com empresas que pensem no futuro e gostem de inovação. Pois nós sabemos que muitas marcas querem manter as coisas como estão, fugindo das transformações. Mas a vida, a vida é feita de mudanças, e crescer sempre significou aprender com o antigo, mas abraçar o novo.
Esperamos que essa leitura tenha sido proveitosa para você. Obrigada por chegar até o final do nosso artigo.
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Muito obrigada pela leitura, até a próxima publicação.