Guia Completo do Design de Varejo!

Guia Completo do Design de Varejo! 

Você entende o que é design? O que é Design de Varejo? Como essas coisas fazem a sua loja vender mais e a sua marca alcançar status elevados na mente dos clientes? Pois bem. Então, este guia completo de Design de Varejo é para você.

Estou iniciando hoje uma nova etapa na produção de conteúdos para o Blog da RomeroLab.

É um prazer avisar que todos os meses teremos guias completos assim. Imagine como super artigos com todas as informações relevantes sobre um tema.

Guias que valem por verdadeiros cursos. 

Então, vamos começar. Fique confortável e aproveite a leitura.

ENCONTRE NA PÁGINA!

Guia Completo do Design de Varejo!

Designer aprende design, ou psicologia?

Designer aprende design, mas o que isso significa?

O lado técnico não vale muito, o lado humano vale tudo

A ferramenta não faz o designer

Pois o design é a camada extra de conhecimento e abstração

O que é Design?

O que é design? São escolhas estéticas?

Todo designer está em busca da simplicidade?

O Designer não “estuda design”, ele estuda o ser humano

Estamos destruindo a beleza? Como o design se relaciona com o nosso mundo ultraconectado

Vamos pensar sobre o Design

Função prática do Design

O “poder do UX” dentro do Design

Não tente reinventar a roda

Não desperdice o tempo do usuário

O contexto do Design no Brasil

Como ter uma marca consciente do seu papel? Muito além da sustentabilidade

O Papel do Design em uma marca consciente

Faça o teste visual

Agora lembre-se do Design das empresas que possuem uma camada extra

Mas eu não posso me preocupar com dinheiro e ter conteúdo?

O que é design? O que é produto? O que é conteúdo?

O que é Design?

Como usar o Design?

O que é Produto?

O que é conteúdo?

E por que estamos falando isso sobre design, produto e conteúdo?

Leia também: Como sobreviver em oceanos vermelhos? Dicas para varejo!

Designer aprende design, ou psicologia? 

Quer iniciar este conteúdo explicando para você como, ao longo dos anos, os designers se tornaram profissionais que olham muito mais para a mente humana do que se imagina. 

Tanto que as principais instituições de arte e design do país estão incluindo em suas grades de estudos disciplinas como: psicologia, psicanálise, neurociência, análise do comportamento, entre outras.

Afinal, você vai ver ao longo deste artigo que design é relação.

E é impossível criar uma relação e uma conexão, sem uma compreensão da mente do outro. Sem ser capaz de criar um laço de empatia com o outro.

Leia também: 8 chaves para você levar o seu varejo para um oceano azul? 

Designer aprende design, mas o que isso significa?

O que é design para você? Se essa dúvida surge na sua mente de tempos em tempos, então estamos na conversa certa. Ao longo deste artigo você vai ter uma ideia bem clara do que é Design.

Mas muito bem, designers aprendem design, certo? Ok, a resposta parece bem óbvia. Mas já parou para pensar no que ela significa? 


Por exemplo, um dentista, ele é um profissional altamente capacitado, que aprende inúmeras questões da sua profissão. Além do lado técnico/prático, como obturações, extrações dentárias, etc. Um dentista também precisa de empatia, bom relacionamento interpessoal, entre outros.

Mas o que um designer precisa para ser um bom designer? Quais as habilidades que ele precisa desenvolver?

É isso que você precisa entender.

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Leia também: O que é Business Intelligence e por que seu varejo deveria se preocupar?

O lado técnico não vale muito, o lado humano vale tudo

Quando eu comecei no Design, sequer existia a menção de que poderia existir no mundo uma impressora 3D. O que existiam eram Tornos Automáticos controlados por tecnologia CNC. 

Que, em resumo, eram programados para criar peças e elementos. Você inseria a programação nele, ele construía a peça. Mas não chegava nem a 1% da complexidade que uma impressora 3D é capaz.

Entretanto, existiam excelentes designers na época que utilizavam o Torno CNC como uma ferramenta fantástica para criar produtos e soluções maravilhosas. Por anos os designs da Apple eram produzidos com ajuda de Torno CNC.

Leia também: Aprenda a criar títulos poderosos e aumente as vendas do seu varejo!

A ferramenta não faz o designer

Aí vieram as impressoras 3D e toda a sua capacidade produtiva. Pergunta: bons designers de Torno CNC também são bons designers na era da impressora 3D? 

Claro, sem dúvida. 

E o contrário também é verdadeiro. Designers ruins da época do torno CNC vão continuar ruins independente da ferramenta que usem. 

Leia também: Como criar uma pesquisa NPS para varejo!

Pois o design é a camada extra de conhecimento e abstração

Design não é um elemento físico, mas uma interpretação e uma relação totalmente humana. É por isso que o designer precisa focar em conhecer a mente, não conhecer só as ferramentas.

As ferramentas mudam todos os anos. E na velocidade das inovações, mudam até todo semestre. Tem mais, os hard skills necessários para operar uma ferramenta podem ser aprendidos muito rápido. 

Já as soft skills para produzir um bom design precisam de anos e anos de evolução.

Leia também: Objeções dos clientes no varejo: como resolver

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O que é Design?

O que é Design? Olha só o poder dessa pergunta, tão pequena, 11 letras que significam muitas coisas.

Por exemplo, imagine os povos antigos, como nós reconhecemos seus feitos e seu passado? Por meio dos designs deixados. 

Agora pense na nossa sociedade, o que ela tem de poderoso? Olhe para a cidade que você vive, os prédios no horizonte, as árvores, todas essas coisas formam o Design de nossas vidas.


E nas suas mãos agora, você tem um smartphone ou o teclado de um notebook, esse equipamento tem um design próprio. Um design que você escolheu com base na sua personalidade. 

Leia também: Aprenda como tornar seu varejo inclusivo e ganhe muito com isso!

O que é design? São escolhas estéticas?

Sempre que perguntamos “o que é design?” e primeira resposta que vem na mente é “design são escolhas estéticas”. Certo? Afinal de contas. Nós criamos o design dos nossos ambientes, escolhemos roupas, sapatos, carros e produtos com base na beleza deles, etc. Certo?


Bem, não é bem assim. 

Na realidade, o Design está muito mais relacionado com a nossa interação com um elemento, nossa relação com o mundo e com os objetos. De tal modo que é muito comum que designers façam cursos de Storytelling, Roteiro, até mesmo Psicologia e Neurologia. 

Pois, um bom design não é apenas “bonito”, ele transcende essa relação de beleza. 

“Um bom design é a relação de várias camadas entre a vida humana e o seu ambiente” ― Naoto Fukasawa.

Leia também: Lições para criar uma cultura criativa no seu varejo

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Todo designer está em busca da simplicidade?

O segundo ponto que eu preciso abordar é sobre as escolhas estéticas dos designers e como nós parecemos “orientados” para elas. 


Veja, se falarmos de produtos da Apple, por exemplo, você vai concordar que os designs são bonitos. E aí se perguntarmos o por que eles são assim, muitos vão dizem “pois são simples e minimalistas”.


Então, criou-se um certo senso comum de que todo bom design é minimalista, ou simples. O que passa longe de ser verdade. Os estilos Clássicos, Rococó, Gótimo, UltraModerno e Maximalistas discordaram muito disso. 

Na realidade, o Design precisa encontrar sua forma mais significativa possível. Isso não é, sempre, algo orientado para a simplicidade.

“Simplicidade é subtrair o óbvio e adicionar o significativo” ― John Maeda

Percebeu? A simplicidade está em extrair todo o óbvio. Todo o comum, todo o corriqueiro, mas adicionar o significativo. Ser simples significa ter exatamente os elementos mais importantes para que a forma funcione enquanto mensagem e elemento.

Parece complexo, mas basta pensar em uma simples panela. Uma panela tem todos os elementos para funcionar enquanto panela. Se for uma panela de ótimo design, nada nela falta, nada nela sobra. A panela é perfeita e tem todo o seu potencial para ser uma panela. 

Leia também: Exemplos de mensagem de WhatsApp que funcionam para o varejo

Guia Completo do Design de Varejo!
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O Designer não “estuda design”, ele estuda o ser humano

Essa frase pode parecer até dramática demais, mas ela é verdadeira. 


Não existe um bom design sem antes existir a compreensão de como o ser humano pensa e se relaciona com os elementos. 


Claro que há “hacks” e truques de design aqui e ali. Que são copiados e repetidos à exaustão. Mas isso não forma um bom designer. Por isso, sempre que pensar em um design para a sua empresa, para a sua marca, sua loja, ou o que for, pense antes na compreensão do seu público alvo e das pessoas que vão se relacionar com o design.

Truques estão por todos os lugares, mas o design verdadeiro é incomparável e insubstituível. Ele é perfeito para aquele elemento, pois:

“Tudo deve ser feito tão simples quanto possível… mas não mais simples.” ― Albert Einstein.

Leia também: Dicas para montar um banco de dados para o seu varejo

Estamos destruindo a beleza? Como o design se relaciona com o nosso mundo ultraconectado

Vamos pensar sobre o Design

A arte de fazer coisas belas, o design, tornou-se um componente vital da economia moderna.

O termo design, da língua inglesa, está dicionarizado em português e definido pelo Dicionário Aurélio como”concepção de um projeto ou modelo”.

No mercado de trabalho em empresas de ponta e altamente competitivas, os designers são hoje mais bem pagos e admirados do que os engenheiros e administradores.

Um dos primeiros estudiosos a detectar e explicitar essa tendência foi o guru econômico americano Tom Peters. Diz ele: “Posso escrever sem esforço uma centena de situações em que o design é decisivo no mundo.

Ele varia da aparência física de um quarto ao artista que faz a maquiagem de um apresentador de televisão.

As pausas e os improvisos brilhantes nos discursos de Winston Churchill e os computadores da Apple são materializações de excelência no design.

O design é tudo aquilo que torna uma coisa cotidiana mais usável ou desejável.

Eu diria que viveremos daqui para a frente em um mundo em que a forma das coisas adquirirá mais e mais poder.

Leia também: O que é Digital Storytelling para varejo e como usar?

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Função prática do Design

São funções práticas todos os aspectos fisiológicos de uso (LÖBACH,1981).

A função básica se relaciona com o homem no suprimento de necessidades fisiológicas e passam a sensação de facilidade do uso; prevenção ao cansaço; oferta de conforto; segurança.

Para a criação desta percepção ao consumidor o produto precisa ser criado pensando no seu uso, na ergonomia, sua forma de ser operacionalizado e como o material de fabricação pode deixá-lo extremamente funcional sem perder a criatividade.

Leia também: Você sabe o que é Marketing Emocional no varejo? Vou explicar

O “poder do UX” dentro do Design

No começo dos anos 2000, o arquiteto de informação Steve Krug lançou um livro que se tornaria um verdadeiro clássico do design. Em Não me faça pensar, Krug mostra alguns cases e dá dicas de como desenhar um site que não deixe o usuário perdido lá dentro.

E não é que, tantos anos depois do seu lançamento, várias dessas dicas ainda continuam valendo? Confira algumas lições:

Não tente reinventar a roda

Sua loja virtual não tem que ser muito diferente. Aliás, pelo contrário! O usuário gosta de entrar em uma página e saber exatamente onde ir, como navegar por ali. E isso só é possível quando usamos elementos básicos de design e navegação.

Não desperdice o tempo do usuário

É simples: se existe algum elemento na página (seja um vídeo, uma foto ou um texto) que não traz nenhum benefício para quem está navegando, é melhor tirá-lo dali.

Leia também: Google Ads: o básico para o seu varejo

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O contexto do Design no Brasil

Estamos, sem dúvida, vivenciando um período de maturidade da produção brasileira de design.

O contexto socioeconômico, os novos hábitos e, sobretudo, as necessidades daí decorrentes impulsionam a busca de soluções que, além de responder adequadamente, também repensam, como citei anteriormente, os hábitos e o espectro de responsabilidade do designer: o meu projeto serve para responder a determinado desafio.

O Brasil tem hoje grandes nomes que integram o panorama nacional e internacional.

A competência dos nossos profissionais se destaca no exterior e não é de hoje.

É tudo maravilhoso? Claro que não. Há ainda um enorme trabalho de sensibilização junto do tecido empresarial, para que encare o design como investimento que é (e não custo).

Há também a necessária disseminação da cultura do design junto do grande público, no sentido de desmistificá-lo como algo extravagante e para poucos.

O design é uma ferramenta poderosíssima na solução de problemas. É isso que a Romero Lab procura fazer em âmbito nacional: valorizar o design, dando a conhecer a sua verdadeira profundidade como agente transformador.

Leia também: SEO para Varejo: focar no algoritmo ou nos leitores?

Como ter uma marca consciente do seu papel? Muito além da sustentabilidade

Já parou para pensar o que é uma marca consciente? Alguns correriam para dizer que é uma marca focada em sustentabilidade e diversidade, como se apenas estes dois elementos fossem fundamentais para construir uma marca de sucesso.

Mas e se eu te falar que uma marca consciente do seu papel também é uma marca que sabe como selecionar e trabalhar até mesmo o design das lojas?

O Papel do Design em uma marca consciente

Design não é somente um investimento que você faz para ter logotipos mais bonitos e agradáveis, para conquistar melhores resultados com a sua organização ou para ter postagens interessantes nas redes sociais. 

Todas as suas ações de Design são escolhidas, também, para passar uma mensagem.

E é neste momento que um problema aparece: em uma mentalidade 100% voltada para acúmulo de capital e riquezas, as mensagens tendem a ficar cada vez mais feias.

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Faça o teste visual

Tente se lembrar de empresas que estão, obviamente, apenas atrás do dinheiro. Aquelas organizações que não se preocupam nem um pouco com posicionamento, motivação, valores, etc. Elas querem a grana.


Agora avalie as escolhas artísticas dessas empresas, você vai perceber que há dois tipos:

  • Escolhas copiadas (ou até plagiadas) feitas apenas para impressionar o público
  • Ou os designs “sem alma”, que existem apenas para cumprir uma função.

Nos dois casos, não existe uma profundidade artística verdadeira. O Design foi esvaziado do seu sentido de prazer estético e está mais como coisa. Como elemento vazio.


O Design pode ser bonito, atraente, agradável, mas não tem espírito. Está apenas como ferramenta de uma função. E com o passar do tempo, tende a ser esquecido.

Agora lembre-se do Design das empresas que possuem uma camada extra

Ter uma marca consciente também é ter uma marca com diversas camadas, são elas:

  • Valores
  • Desejos
  • Objetivos
  • Paixões
  • Posições claras

Essas empresas usam o Design como uma maneira de materializar todo este conteúdo. Ou seja, cada escolha é feita com base em sentimentos reais, em mensagens reais. Mais do que “querer vender a qualquer custo”, essas empresas são realmente apaixonadas pelo o que entregam.


Basta comparar um produto da Apple com qualquer celular produzido pela pirataria.

Veja como a Pixar produz seus filmes, seus roteiros, seus conteúdos, e como grandes produtoras que fazem apenas filmes clichês investem em Design.


No fundo, no fundo. Todos nós sabemos distinguir conteúdo genuíno de conteúdo vazio.

Mas eu não posso me preocupar com dinheiro e ter conteúdo?

Aí vem a dúvida, será que as empresas que focam em acumular capital estão todas erradas: bom, é claro que não.

Mas, uma marca consciente é uma marca que deseja crescer e se expandir, pois é capaz de assim ajudar mais pessoas e desenvolver mais soluções.


Aqui eu volto ao conceito de produto. Produto é aquilo que resolve um problema. Se o produto é apenas ego, então a marca será apenas ego.

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O que é design? O que é produto? O que é conteúdo?

“Você precisa ter uma boa estratégia de conteúdo, para atrair as pessoas ao seu ótimo produto que deve ser vendido em uma loja com design perfeito.” Quantas vezes você já ouviu isso? Já parou para pensar no que ela significa? Afinal, o que é produto? O que é Design? O que é conteúdo?

Pense bem, hoje em dia todo mundo sabe que é preciso criar conteúdo, mas como fazer isso? Dizem que é necessário ter um ótimo design, do site, da embalagem, da loja, do produto, das postagens, mas o que é design? O que seria o Produto, até?

Entender essas respostas é fundamental para o crescimento de qualquer empreendimento.

O que é Design? 

Ficando na parte prática e superficial da resposta, posso dizer que Design é a capacidade humana de interpretar elementos conforme as suas características estéticas.

Por exemplo, quando você olha para uma árvore você vê um design característico desse elemento. E se você olhar para certos tipos de árvores e olhar para as veias do nosso corpo, notará que elas se desenvolvem com designs semelhantes.

Então, algo que tem design não é necessariamente algo belo. Pois essa beleza dependerá também de inúmeros conceitos sociais e de cultura. O design é a leitura que o cérebro faz dos elementos. 

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Como usar o Design?

Se o design é a interpretação, então é possível moldar as formas para conseguir as interpretações desejadas.

Ou seja, um designer pode usar o que ele sabe sobre a mente humana e criar produtos que sejam esteticamente agradáveis. Ao mesmo tempo que são úteis e práticos. 

Portanto, quando algo tem um design que te atraí, isso não significa que esse algo é “mais bonito”, ele apenas está moldado de maneira a ser atraente para um nicho de pessoas das quais você faz parte. 

Agora que falamos sobre design, é importante conceituar o que é um produto.

Leia também:

O que é Produto?

Design pode ser uma interpretação subjetiva. Onde o belo e o feio dependem de cada cultura. Já o produto não tem dessa. Todo produto precisa ser uma solução.

É simples assim: todo produto precisa resolver um problema, uma dor, uma questão.

Se não resolve nada, não é produto. Portanto, sempre que pensar em produto pense em: solução. 

Você vai entender onde estou querendo ir no final do próximo tópico. Vem comigo.

O que é conteúdo?

Agora chegamos ao ponto que você precisa entender. Conteúdo é oferecer o seu produto em diversos designs diferentes para atrair a atenção do consumidor.

Ou seja, todo conteúdo está voltado para a sua marca, para o que você vende, só que cada conteúdo tem um design específico para atender as demandas dos clientes.


Pode ser um design de postagem de blog, um vídeo, um carrossel, um podcast, etc. O formato não importa.

Todo conteúdo é o seu produto em um design que agrada ao cliente. E se é produto, tem que resolver uma dor. Afinal, todo produto resolve uma dor, lembra?

Então, leia bem TODO CONTEÚDO PRECISA RESOLVER UMA DOR. Pois todo conteúdo também é o seu produto.

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E por que estamos falando isso sobre design, produto e conteúdo?

Por que nos últimos anos houve um boom de marcas entrando nas redes sociais e fazendo um esforço homérico para conseguir seguidores. Sempre postando “conteúdos” que não têm qualquer qualidade, apenas apelo para o público.


E aí vem um ponto importante, se não resolve uma dor, não é conteúdo. Se não é conteúdo, uma hora o castelo cai.


Diversas empresas também foram à falência, pois, apesar dos ótimos números nas redes sociais, as vendas seguiam fracas.


Ou seja, o que eu quero que você tire de tudo isso é apenas uma coisa.


Prontinho. Chegamos ao final do nosso Guia Completo sobre Design de Varejo. Sei que muitos assuntos ainda podem ser abordados sobre o tema. 

Nos próximos manuais vou mergulhar ainda mais nesse assunto, trazendo contextualizações, dados e hacks que fazem parte do nosso dia a dia.


Parabéns por chegar ao final da leitura. Isso mostra que você é uma pessoa preocupada com inovação e bom design para o seu varejo.

Continue seguindo o Blog para ter as melhores dicas e os grandes segredos da nossa área. 

Até breve! 

Somos um time de profissionais especializados e apaixonados por impactar pessoas. Desde modelagem e estratégia do negócio, passando pelas criações de design (posicionamento, identidade visual, verbal e espacial, e serviço) até a implementação