Como sobreviver em oceanos vermelhos Dicas para varejo!

Como sobreviver em oceanos vermelhos? Dicas para varejo!

Antes de tudo é importante definir o que é um oceano vermelho e um oceano azul. W. Chan Kim Renée Mauborgne define em seu livro Estratégia do Oceano Azul um oceano vermelho como jogos de tabuleiros, onde as regras já são pré estabelecidas.

Devido a isso, as empresas se preocupam em abocanhar a maior fatia do mercado existente, fazendo com que suas perspectivas de lucros e crescimento fiquem cada vez menores.

Já os oceanos azuis, se caracterizam por espaços de mercados inexplorados, pela criação de demanda e pelo crescimento altamente lucrativo.

Nos oceanos azuis a competição é irrelevante, pois as regras do jogo ainda não estão definidas.

Um dos motivos do autor alegar que a maioria das empresas possuem um perfil para o oceano vermelho é a raiz da estratégia empresarial sofrer grande influência das estratégias militares.

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Entendendo o oceano vermelho:

Aqui, o ambiente é extremamente competitivo e acirrado e, para sobreviver, é preciso travar batalhas sanguinárias.

Afinal, temos muitos empreendimentos brigando pelo mesmo espaço, lutando pelo mesmo share ou fatia de mercado.

Usando estas palavras bélicas, que descrevem tão bem o cenário, fica fácil entender por que aprendemos a enxergar outras iniciativas como inimigas e a adotar estratégias realmente de combate.

Quem aqui nunca leu, por exemplo, “A arte da guerra” para aplicar nos negócios, não é mesmo?!

Pois é, essa é uma realidade vivenciada por muitos. No oceano vermelho, precisamos agir de forma predatória e atacar a concorrência.

Mas esse tipo de ação, além de consumir muitos recursos, limita margens de lucro e desfavorece a inovação, já que temos diversos players tentando fazer a mesma coisa.

Todo mercado com muita competição acaba agredindo todos que disputam, é assim que são e sempre foram as coisas, será? Toda vez que falamos de um mundo onde seus competidores não importem para a sua estratégia de negócio, dizem que estamos vendendo uma utopia.

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Então como existem empresas que correm sozinhas no seu campo, sem ninguém para atrapalhar?

É uma questão de escolher um caminho, e não se enganem, existem sim mais de uma forma de atingir o objetivo de crescimento em um mercado.

Nem sempre estes caminhos são muito óbvios de serem vistos, afinal a estrada mais utilizada é sempre a primeira que vem em mente quando pensamos no trajeto.

A área da contabilidade não é exceção, existem outros caminhos para não ter que disputar cada passo no caminho de crescimento que você quer traçar.

O principal impeditivo que costuma estar no caminho de contadores buscarem saídas alternativas não passa do velho costume.

Mas não é por costume que você deveria sempre escolher velejar em mares turbulentos, ou em oceanos cheios de tubarões.

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Como sobreviver em oceanos vermelhos Dicas para varejo!
Como sobreviver em oceanos vermelhos Dicas para varejo!

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Entenda as motivações dos seus clientes!

Compreender as motivações e desejos humanos é importante para qualquer estrategista ou profissional de marketing. Afinal, estamos lidando com as pessoas, seu inconsciente, seus traumas e seus desejos. Muitas das decisões de nossos clientes são tomadas no nível inconsciente, óbvio.

Você sabia que um curso de formação em Psicanálise pode agregar valor ao profissional? São benefícios para seu autoconhecimento, para compreender e liderar funcionários e clientes e também para atuar como Psicanalista.

Pronto.

Essas foram as minhas dicas para você sobreviver no oceano vermelho. Ou, quem sabe, fazer a sua transição para um oceano mais azul.

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Agradeço a leitura e até a próxima! 

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