Você sabia que criar títulos poderosos para os seus conteúdos aumenta em quase 50% as chances de sucesso de um cliente clicar no que você tem postado?
E aí você pode perguntar “mas quais conteúdos, Tati? E-mails? Postagens de Redes Sociais? Vídeos no Youtube?”. Bem, são todos eles.
As dicas que eu vou passar aqui servem para, virtualmente, todos os títulos dos conteúdos que o seu varejo pretende produzir.
Então, vamos lá!
Use o título para vender o conteúdo
Exatamente isso! O título deve conter uma explanação emocionante e criativa sobre o tema abordado, com o intuito de chamar a atenção do leitor e, ao mesmo tempo, informar sobre o assunto do artigo.
Use a técnica dos 4 U’s
Seu título PRECISA seguir estes 4 U’s:
- Seja ÚTIL para o leitor,
- Crie um senso de URGÊNCIA,
- Transmita a ideia de que o principal benefício é algo ÚNICO, e
- Faça tudo acima de forma ULTRA-ESPECÍFICA.
Seja simples
Não tente mostrar erudição ao escrever. O ideal é ser simples, mas não simplório. Além de correr o risco de deixar o leitor cansado, pode perder-se com as palavras e o título acabar ficar pouco significativo.
Seja urgente
O senso de urgência desperta a necessidade de realizar a ação esperada.
Utilize palavras como “agora”, “somente hoje”, “imediatamente” para despertar a sensação de emergência. Mas lembre-se: não é preciso “gritar” utilizando a caixa alta em todo o texto.
Coloque um gancho
No jargão jornalístico, “gancho” de uma matéria nada mais é do que a informação mais importante que ela apresenta, ou aquela pela qual o leitor será atraído a ler o restante. Então, nada de suspense! A ideia principal de um conteúdo digital precisa estar em seu título.
Use a palavra-chave
Utilize a palavra-chave do seu texto no título. O pote de ouro da internet é o conteúdo atrativo, sem dúvida. Mas o uso adequado das palavras-chave é o que permite que o leitor encontre o link para o post, ebook ou vídeo utilizando a principal ferramenta de busca do mundo: o Google.
Seja conciso
Use no máximo 70 caracteres para criar o título e tente manter a keyword sempre no início dele, mas apenas se ela fizer sentido nessa posição. O importante é priorizar a qualidade do conteúdo, pois os mecanismos de busca já são inteligentes o suficientes para identificar a palavra-chave e suas variações.
Seja descontraído
Não faça da formalidade necessária à redação um bicho de sete-cabeças. Pode recorrer a expressões, desde que tenham alguma relação com o texto. Nada impede o uso de títulos figurativos e com expressão.
Tenha clareza
O objetivo final de qualquer conteúdo gerado online é fazer com que o usuário interaja com ele. Títulos confusos podem até que o leitor fique curioso, mas certamente não atrairá quem precisa daquele conteúdo.
Sendo assim, a clareza é um fator que deve ser considerado. Crie seus títulos de tal maneira que o consumidor compreenda o assunto a ser tratado.
Uma nota final: use o que melhor se encaixar!
Lembrando que este artigo traz dicas e conselhos, não leis e regras. Se você sentir que alguns títulos não se encaixam com o que você gosta para a sua loja, não tem problema.
Use aquilo que for útil e ignore o resto. Mais importante do que criar títulos chamativos, é garantir que você sinta o seu branding coeso e coerente com o que a sua marca prega.
Gostou do artigo de hoje? Então, continue acompanhando o blog. Estou sempre trazendo dicas, notícias e novidades que fazem a diferença na vida dos varejistas.
Agradeço a leitura e até a próxima!