Nós já conversamos sobre os oceanos azuis, são mercados pouco disputados, com muitas oportunidades de negócios e uma concorrência relativamente tranquila. Hoje quero mostrar para você as 8 chaves indispensáveis para você levar o seu varejo para um oceano azul.
Antes de começar convém avisar uma coisa.
Você vai notar que entre as chaves tem uma dica para “ser o primeiro em seu mercado”. Essa dica é útil, mas não serve para quem já tem um varejo, não é mesmo?
Contudo, o que você precisa imaginar é que essa chave também fala sobre se reinventar e renovar a sua marca. Ou seja, tornar ela algo novo mais uma vez.
E assim ser capaz de desbravar um oceano azul.
Muito bem, vamos começar!
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Use dados e fatos concretos
A estratégia do oceano azul foi baseada em décadas de estudos e centenas de movimentos estratégicos que abordaram mais de 30 ramos industriais ao longo de mais de 100 anos.
O primeiro ponto que embasa a estratégia e que pode ser replicado nas empresas é usar dados e pesquisas para fundamentar uma ideia, um objetivo.
No livro, o processo de pesquisa analisou a trajetória de várias empresas e seus 150 atos – de todo o tipo – em busca de resultados melhores.
O estudo teve como referência mais de 30 indústrias e segmentos entre 1880 e 2000 (bastante coisa, não é mesmo?).
Isso ajudou a identificar mercados inexplorados e também oportunidades. Afinal, foi uma grande amostra com dados confiáveis.
Esse pensamento fez com que, por exemplo, nos últimos anos diversas empresas migrassem as suas lojas físicas para as virtuais.
A pesquisa realizada pela E-commerce Trends de 2018 mostrou que 71% dos consumidores preferem comprar online porque encontram preços mais baratos.
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Una diferenciação e baixo custo
Os mestres e gurus da administração sempre disseram: você produz com qualidade diferenciada ou produz com baixo custo. Contrariando essa máxima, as estratégias de oceano azul buscam simultaneamente explorar os benefícios do baixo custo e da diferenciação. É um raciocínio de somar vantagens e não ter de optar por uma delas em detrimento da outra.
Examine os setores alternativos
As organizações concorrem com seu segmento de atuação e com outros também. Para entender, imagine que Uber e Táxi são concorrentes diretos, certo? Mas além disso, empresas que oferecem aluguel de patinetes e bicicletas também podem competir, por mais que seja uma proposta diferente. O mesmo pode ocorrer com redes de cinema com restaurantes e teatros, já que são todas opções de lazer.
Então, se pergunte: quais os atributos que as pessoas levam em consideração na hora de optar por uma alternativa ou outra?
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Diminua os riscos
Com o índice de ideias, é possível usar dados e estudar minuciosamente as oportunidades que existem.
O caminho que a estratégia aponta está voltada para aprimorar as inovações – até mesmo adaptar a solução – para que ela chegue no ponto desejado e atenda esse novo mercado.
Ou seja, você muda no meio do caminho: volta-se para aquele público que não era inicialmente o seu foco porque lá é onde está sua grande oportunidade.
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Crie uma brecha no mercado
O segredo da estratégia do oceano azul é ir além da demanda existente, criando brechas no mercado que tornem a concorrência irrelevante.
Muitas vezes, não se trata de criar um mercado totalmente novo, mas de encontrar demandas inexploradas e reinventar soluções sob um ponto de vista diferente.
Naturalmente, a empresa precisa investir em inovação e usar seu aporte intelectual para detectar essas lacunas antes da concorrência.
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Saiba enxergar as oportunidades
O livro ensina os empreendedores a enxergar as oportunidades e descobrir o seu Oceano Azul. Além da leitura da obra, recomendo que você acesse o portal Blue Ocean Strategy para utilizar ferramentas úteis a essa tarefa.
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Aumente as fronteiras
Um ponto forte usado na estratégia do oceano azul, é identificar os mercados que devem ser explorados. Assim, se torna possível expandir fronteiras ou mudar o rumo de serviços junto a uma oferta inovadora.
Por exemplo, quando a Apple lançou o iTunes, ela acabou criando um segmento no mercado no qual todos seus concorrentes não habitavam.
Assim como a criação de delivery no primeiro restaurante que oferece essa opção. Ou seja, acabou que esses negócios conseguiram enxergar uma nova oportunidade dentro de outro setor.
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Transforme execução em estratégia
Uma das grandes vantagens da estratégia do oceano azul é de que ela pode ser aplicada em qualquer processo que já esteja em andamento.
E não importa o porte da empresa, por meio de ferramentas simples e intuitivas é possível que a tática mude o rumo da empresa sem muita luta para que se obtenha lucro.
Pronto.
Essas foram as 8 chaves para você desbravar um oceano azul.
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Agradeço a leitura e até a próxima!