Com o crescimento das estratégias de Realidade Aumentada (AR), da Realidade Virtual (VR), da mistura dos elementos virtuais (MR) surgiu um conceito inteiramente novo e inovador, que veio para romper as barreias, chamado de XR, ou Extended Reality.
O XR é o termo que se refere para todas as combinações possíveis entre os ambientes real-virtual, mas também ambientes de virtual-virtual e até as interações entre computadores e seres humanos.
Se estiver falando de realidade aumentada, relação homem máquina, relação máquina-máquina, machine learning, inteligências artificiais, projetos de estruturação, desenvolvimento de soluções homem-máquina. Então estará falando de XR.
Mas o que essa novidade, o que esse novo conceito, traz de inovador para o universo das marcas? E como isso pode se tornar uma ferramenta poderosa nas mãos do varejo? É exatamente sobre essas questões que nós conversaremos hoje.
Fique confortável e aproveite a leitura!
Veja também: Experiência criativa do consumidor em 8 lições: CX na prática
O que é XR, há um dono no XR?
XR é um conceito apresentado pela equipe do ISOBAR, mas por se tratar de um termo guarda-chuva, ou seja, referente às diversas transformações do mercado, não podemos dizer que haja um dono em si do conceito.
XR é algo próximo ao mundo VUCA, em outras palavras, uma pequena junção de termos que pretende explicar de forma concisa diversas transformações modernas.
Assim como o sociólogo Baumann encapsulou diversas das suas lições na expressão “modernismo líquido”, o XR traz a visão que que as barreiras entre o real e o virtual já não existem mais.
O real é virtual e o virtual é real. Ou melhor, tudo é sensorial, tudo é comunicação, tudo é contato e tudo faz parte do XR.
Sabia mais: 5 transformações das marcas para os novos tempos
XR então é a Realidade Aumentada?
Realidade Aumentada é o uso de dispositivos para uma representação da realidade. Em termos práticos ela funciona assim: você aponta o seu smartphone munido de um aplicativo de Realidade Aumentada para a etiqueta de um produto e recebe na tela do celular todas as informações referentes aquela compra.
Com a realidade aumentada também é possível abrir “Portas” para universos unicamente digitais. Imagine entrar por uma porta e ter acesso ao Louvre, por exemplo, utilizando telas e recursos de RA.
Mas XR não é apenas Realidade Aumentada, ele tem elementos dela, mas é muito mais.
XR também é Realidade Virtual
A Realidade Virtual funciona com o uso de óculos VR, eles seriam os celulares utilizados na realidade aumentada, mas estão “presos” diretamente nos olhos dos usuários. Com a Realidade Virtual o usuário pode navegar pelos universos digitais sem a necessidade de grandes monitores (que seriam essenciais na Realidade Aumentada).
O XR tem a Realidade Virtual embutida.
Veja também como a crise irá influenciar outras áreas: Qual é o futuro da Moda?
XR é a Realidade Estendida
XR vem do inglês Extended Reality, a realidade estendida, a última barreira de conexão entre os “dois mundos”. E aqui cabe uma observação. O que é o “mundo real” para você?
Pois, vamos avaliar os últimos acontecimentos.
Se uma empresa opera unicamente por sites na internet, mas é capaz de vender, converter, influenciar e transformar vidas, resolvendo problemas, então essa empresa é real ou ficcional.
E veja bem, não estou falando aqui de produtos físicos, por exemplo uma loja do e-commerce, que opera na internet, mas vende sapatos reais. Estou falando de produtos que também são consumidos unicamente em formas virtuais.
Uma empresa que faça o gerenciamento do TI remotamente é uma empresa real, ou uma agência de Marketing Digital que não tem produtos físicos. Mas ainda assim opera perfeitamente.
Leia em seguida: Você sabe o que é Humanidade Aumentada?
O XR, as novidades, o futuro e você
O XR será a nova tendência, ponto final. Ele traz as novidades de todas as grandes transformações dos últimos anos, somando todas as forças e garantindo que o atendimento das marcas seja, virtualmente, conectado em todas as pontas.
Haverá muito o que falar ainda sobre o XR e prometo para você que teremos uma série de publicações apresentando essa novidade incrível.
Quer conversar comigo sobre o futuro do varejo? Marque uma reunião comigo, ela pode ser tanto presencial, quanto por vídeo conferência.
Obrigada pela leitura e até a próxima publicação.