Vamos conversar sobre as transformações das marcas para os novos tempos. O que são elas?
Bem, preciso confessar uma coisa, eu andei estudando bastante. Nos últimos meses nós mergulhamos nos estudos e nas publicações para garantir que você tenha acesso às melhores informações e possa transformá-las em conhecimento.
Ou seja, nós entramos com a informação e você a transforma em resultados para a sua empresa. Afinal de contas, dados, frios, apenas ali parados, não servem para muitas coisas, mas quando eles são colocados na prática, aí o mundo muda completamente.
Hoje eu trouxe todas as dicas e os dados presentes em estudos sobre as 5 transformações das marcas para os novos tempos.
Então, vamos lá? Vamos falar de futuro?
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Veja a tecnologia pelo prisma correto
“A tecnologia vai resolver todos os meus problemas” e “A tecnologia vai substituir os seres humanos e nos trazer muitos problemas”, essas duas frases estão igualmente erradas e precisam ser abandonadas do seu vocabulário diário.
Veja bem, recursos tecnológicos, mesmo os melhores, são instrumentais. Significa que eles existem para que sejam utilizados por seres humanos, até mesmo as Inteligências Artificiais são desenvolvidas como auxiliares. Elas podem elaborar estratégias, mas há uma coisa que faz toda a diferença, toda: o fator humano.
Fator humano é a criatividade, é a sua capacidade de encontrar soluções, de se comunicar, de fazer contato, de demonstrar e gerar empatia.
Entre as 5 principais transformações das marcas para os novos tempos está a mudança da relação com a tecnologia. Desenvolvimentos são fundamentais? São, mas o fator humano ainda é insuperável.
Coloque o consumidor em contexto
Essa não é necessariamente uma transformação para os novos tempos, mas vale ser mencionada. Já houve um tempo em que os consumidores desejavam, veja só, consumir. Eles queriam fazer compras, usar talões de cheque, usar cartões de crédito.
Esses dias estão no passado.
Agora o consumidor não vai comprar um produto “empurrado” e terá muito mais cuidado com as compras por compulsão. Por motivos óbvios: existe uma crise lá fora e em tempos de crise o supérfluo ficará para depois.
Como garantir as suas vendas? Coloque o cliente em contexto. Entenda o momento, ajuste seus ganhos, seus gastos e os seus investimentos. Traga produtos que somem valores. Enfim, é o momento de mostrar ao cliente que ele está nas rédeas do mercado.
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Transforme a cultura organizacional
Essa sim é uma das maiores transformações das marcas para os novos tempos, a cultura organizacional deverá mudar, e muito.
Nos últimos meses diversas lojas e marcas precisaram, literalmente, rebolar muito. Foi uma verdadeira loucura, com processos sendo criados na velocidade da luz e antigas maneiras de agir caindo por terra tão rápido quando alguém poderia dizer “crise”.
Mas, em uma empresa onde acultura organizacional está empacada se torna extremamente complexo criar raízes, mudanças duradouras, e aí é onde mora o problema.
Se a sua empresa é apenas reativa, ou seja, muda quando algo acontece. Vocês estarão sempre um passo atrás das mudanças gerais. Por outro lado, se a cultura organizacional da sua empresa for propositiva, do tipo que coloca novas soluções sobre a mesa, há uma chance maior de que vocês liderem seu segmento.
Então, uma das transformações das marcas para os novos tempos será mudar da postura reativa para a postura propositiva. E agora você já sabe quais são os motivos.
Gerencie com inteligência as informações de consumo dos seus clientes
Os clientes sabem que as suas informações têm valor. Passou-se o tempo do cadastro fácil, dos formulários preenchidos sem qualquer esforço por parte das lojas. Se você quiser realmente saber quais são os hábitos dos seus consumidores precisará dar boas razões para ele.
Isso é bom, pois garante que as marcas façam o gerenciamento correto das informações de consumo de todos os clientes. E, é sempre bom lembrar, como todos nós somos consumidores, sabemos que as empresas também cuidarão das nossas informações.
Usar dados é uma benção, principalmente se os KPI’s corretos forem escolhidos e as estratégias estiverem alinhadas, mas não pense que esses dados serão gratuitos. Os clientes vão cobrar um preço altíssimo chamado: confiança.
E uma vez que você quebre a confiança dos seus clientes, estará por contra própria no mercado. Correndo o risco até mesmo de ter a sua loja esquecida e negligenciada.
Lembre-se: os clientes cobram o preço mais caro de todos, esse preço se chama confiança. Falhe em prover confiança e talvez a sua empresa falhe como um todo.
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Use o AI para colocar o marketing nos locais corretos
O marketing nunca esteve tão em casa. Com a revolução na coleta de informações se tornou possível aos profissionais de marketing que elaborem, desenvolvam, gerenciem e até reconfigurem estratégias em um piscar de olhos.
Claro que uma estratégia de marketing não surtirá efeitos da noite para o dia, mas por meio das métricas precisas a sua equipe terá condições de saber exatamente todos os processos que estão dando certo e aqueles que precisam de revisão.
Todas essas transformações dos novos tempos devolveram para o marketing o poder que ele teve em outros tempos: mudar a vida de uma marca. Reconfigurar as ações das empresas e trazer o consumidor para o centro das atenções.
Sem as informações das marcas corretas uma loja teria que supor se os clientes desejam ou não um determinado produto. Contudo, agora, com todas essas ferramentas, uma empresa tem plenas condições de saber quais serão os seus melhores produtos e como posicioná-los no mercado.
Quer conversar comigo sobre o futuro do varejo? Marque uma reunião comigo, ela pode ser tanto presencial, quanto por vídeo conferência.
Obrigada pela leitura e até a próxima publicação.