Qual é o futuro da Moda?

A verdade é que o futuro da Moda passa pelos mesmos desafios que todos os outros mercados. Com poucas maneiras de saber o que vai acontecer, muitos lojistas entram em desespero e sequer sabem quais serão as tendências para os próximos meses.

Quer ver só, o inverno está chegando e já sabemos que as roupas de frio ganharão a preferência das pessoas, ou será que não? Com um número cada vez maior de pessoas em casa e rotinas inteiras sendo reconfiguradas – mesmo em locais pós isolamento – tornou-se complexo saber o que as pessoas irão usar.

E quanto a sustentabilidade? Não muito tempo atrás falava-se abertamente sobre o futuro da moda sustentável. O que será que aconteceu com essa tendência?

No artigo de hoje eu quer conversar sobre todas essas questões.

Vim pautada por um estudo e também uma iniciativa. Que são:

  • O projeto Forum for the future of Fashions, desenvolvido por profissionais da área que desejam encarar os desafios e encontrar as respostas para as crises do setor;
  • Também trouxe as informações do estudo Fashion Futures, desenvolvido pela mesma equipe.

Vamos lá, vamos conversar sobre o futuro da moda!

Quais são os desafios no futuro da moda

Antes de qualquer outra coisa, precisamos descobrir o que nós vamos enfrentar. Ou seja: quais são os desafios vívidos pela indústria, pelo mercado e pelos profissionais da moda? Vejamos.

Assim como todos os outros setores, a indústria da moda não está livre dos desafios apresentados pelos novos tempos, sobretudo nesse mundo de incertezas. Incluindo:

  • Desafios impostos pelas mudanças climáticas;
  • Escassez ou diminuição dos recursos naturais;
  • Vulnerabilidade econômica;
  • Mudanças drásticas no comportamento do consumidor;
  • “Drive-changing facts” na sociedade, os fatores de mudanças drásticas, como mudanças de governo, guerras, pandemias, crises sociais, entre tantos outros exemplos.

Ou seja, a moda, feita por pessoas e vivida por pessoas também está dentro desse turbilhão encontrado no Mundo VUCA (falamos sobre ele em outro post, dá uma olhadinha lá!).

E por estar no turbilhão o futuro da moda pode se (e certamente será) influenciado e transformado ao longo dos anos.

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Como agir para direcionar o futuro da moda

Se tudo muda o tempo todo e o futuro é incerto, como fazer para garantir que as escolhas de hoje tragam bons frutos? Essa é uma das perguntas feitas e respondias pela equipe do LeviStrauss&Co. responsáveis pela elaboração do estudo Fashion Futures e pelo fórum de mesmo nome.

Há alguns passos que podem ser tomados na busca por melhorar os resultados futuros e garantir que as incertezas não contaminem completamente a sua marca. Vejamos os principais.

Lição número 1: Alie-se à tecnologia

O primeiro passo desenvolvido pela equipe da LeviStrauss&Co. foi coletar as informações disponíveis no mercado sobre as características da crise. Depois, esses dados foram organizados (com ajuda de Inteligência Artificial) com o intuito de desenvolver respostas.

Eles elaboraram cenários explorando todas as principais questões e os principais desafios, ou seja, seria como supor que um problema já estivesse acontecendo e o que a indústria da moda deveria fazer em tal situação.

Alguns cenários, por exemplo as mudanças climáticas, são passíveis de ações preventivas. Então, o que o mercado pode fazer hoje para garantir um futuro da moda melhor. Já outros são tão imprevisíveis quanto uma pandemia, e requerem atitudes corretivas.

De todo modo, a principal descoberta, como primeiro passo em busca de soluções tanto preventivas, quanto corretivas, está em aliar-se à tecnologia. Trazer ela para o coração da sua marca.

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Lição número 2: Prepare-se para um futuro radicalmente diferente

Acabou a estagnação, aquele velho mundo não nos pertence mais. Assim como diversas marcas tiveram que reinventar completamente as logísticas de compra e entrega dos seus produtos, abrindo e-commerce da noite para o dia, a sua marca também precisa se reinventar.

Sabemos que essa frase é dita desde que o mundo é mundo, mas agora há diferenças. A verdade é que antes o mercado esperava pela sua evolução (com algumas exceções). Se você não estivesse inserido em áreas altamente tecnológicas, era possível que a sua empresa perdurasse mesmo com estratégias e processos tão antigos quanto uma planilha feita à mão.

Hoje isso não é mais possível, o mundo segue se transformando em velocidades alarmantes e quem não se adaptar corre o risco de ficar falando sozinho.

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Lição número 3: cresça para liderar, lidere para crescer

“Alguém precisa fazer alguma coisa sobre isso!” Essa frase jamais saíra da boca de um líder de mercado e o futuro da moda depende de atitudes proativas, mais do que das atitudes reativas.

Há algo que precisa ser mudado? Transformado?  Refeito ou repensado? Comece o movimento para que essas atitudes sejam tomadas.

Questione, cobre, colabore com outros questionadores, informe-se por diversas fontes, veja sempre os dois lados de uma questão, conheça um problema tão bem quanto for possível. Reavalie as suas posições e aceite que em alguns casos você pode ter tomado decisões erradas com base em dados incorretos.

Crescer para liderar significa aprender que um líder vê tudo por todos os ângulos e toma partido em direção ao rumo melhor para todos. Liderar para crescer significa que na busca pelo crescimento algumas decisões equivocadas serão tomadas, quando isso acontecer desculpe-se honestamente e prossiga.

O futuro da Moda depende das lideranças conscientes do seu papel e não de chutes no escuro.

Essas foram algumas das lições apresentadas pela equipe do LeviStrauss&Co.

Foi um prazer poder apresentar elas para você hoje.

Quer conversar comigo sobre o futuro do varejo? Marque uma reunião comigo, ela pode ser tanto presencial, quanto por vídeo conferência.

Obrigada pela leitura e até a próxima publicação.

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