Os jogos vão além da diversão e a gamificação prova isso. Ou melhor, é possível utilizar todo o engajamento divertido dos jogos para tarefas que, do contrário, seriam bem menos prazerosas.
Hoje nós vamos mostrar como a gamificação pode fazer a diferença nas vendas da sua equipe. Impactando diretamente os resultados do seu varejo.
Muito bem, vamos lá, vamos conversar sobre Gamificação
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Como funciona a gamificação
Originada do inglês gamification, ela fala sobre usar dinâmicas similares aos jogos para crirar processos online e offline. O propósito é estimular o engajamento, envolvendo as pessoas em atividades e metas de forma divertida.
A aplicação da gamificação é tão extensa que pode ir desde uma cartela de pontos nos supermercados, até complexos sistemas de contagem com prêmios para os colaboradores.
Independente do modelo, a gamificação consegue:
- Estimular o aprendizado;
- Facilitar processos seletivos;
- Aumentar a efetividade dos treinamentos;
- Equalizar as oportunidades dos envolvidos, trazendo métricas confiáveis para as premiações;
- Eliminar as decisões arbitrárias sobre promoções e bonificações.
Os bons retornos surgem quando a gamificação aumenta o espirito competitivo de todos os envolvidos.
Com ela a empresa também será capaz de oferecer feedbacks instantâneos. Além da possibilidade de evolução rápida na busca por recompensas.
Quais os benefícios do uso da gamificação no varejo?
A gamificação chega como %prática %traz diversas vantagens tanto para o ambiente interno quanto para o externo da sua empresa. Conheça os benefícios e veja como ela pode ajudar a sua marca a atingir suas metas de vendas.
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Benefícios da gamificação para as lojas no varejo
Haverá uma retomada, e nessa retomada você deve conter com muitas estratégias para garantir que a sua equipe esteja motivada.
Nesse cenário, as principais vantagens da gamificação para o varejo são.
Equipe melhor preparada
Como a gamificação melhora os treinamentos, com ela os seus vendedores irão conhecer melhor os produtos ou serviços oferecidos.
Desenvolvendo trilhas de aprendizagem com base no conteúdo da sua empresa você será capaz de qualificar seus vendedores, e eles então terão mais ferramentas intelectuais no momento de oferecer produtos aos clientes.
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Melhor engajamento entre os colaboradores
Nós gostamos de competir e buscar por pontos, entretanto, muitas lojas possuem sistemas falhos de premiação ou ranqueamento dos melhores vendedores.
Utilizando ferramentas de gamificação você poderá criar uma competição interna sadia entre toda a equipe. Desenvolvendo verdadeiros jogos e prêmios. Isso deixa a atmosfera do trabalho muito mais divertida e aumenta o engajamento da equipe.
A gamificação traz resultados para as lojas
Com a consistência nas vendas a sua loja terá um aumento significativo nos lucros, essa consistência virá da dedicação dos colaboradores em busca dos objetivos estabelecidos nos jogos.
Tem mais, os gestores e gerentes também serão capazes de identificar as principais dificuldades das equipes, ou então os produtos que não estão emplacando entre os consumidores.
Todas essas informações serão utilizadas no momento de revisar os objetivos ou reforçar certos comportamentos dentro da equipe. Chega de anunciar no microfone da loja “vamos lá equipe, foco total”, quando você pode contar com um sistema de gamificação que já deixou o colaborador atento e focado.
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Quais são os benefícios da gamificação focadas no cliente
O que nós falamos até agora são de estratégias de gamificação centradas na equipe, sendo assim, voltadas para uso exclusivo das lojas.
Mas, como foi mencionado no início deste artigo, a gamificação também tem aplicações para uso direto com os clientes. Agora vamos conversar sobre as principais formas de utilizar e quais são as vantagens.
Engajamento dos clientes
A primeira grande vantagem ao utilizar estratégias de gamificação com os clientes é ver um aumento crescente do engajamento dos seus consumidores.
A dica é: invista em um sistema de pontuação claro e sem complicações. Pense em um pitch! de elevador ao criar as promoções com pontos, seus clientes devem entender em apenas uma frase curta quais são os passos e quais são as vantagens do sistema.
Com essa solução simples é possível trazer muitos clientes para perto da sua loja.
Cresce a fidelização
Se os clientes estão engajados, então eles também estão fidelizados. Um cliente que deseja alcançar patamares maiores na estratégia de gamificação da sua loja não irá comprar no concorrente.
Como usar a gamificação
Agora vamos apresentar algumas dicas práticas de como colocar a gamificação em prática na sua loja.
Use sistemas de metas para seus funcionários
Para utilizar a gamificação internamente você deve criar um sistema de metas para os seus funcionários, especialmente a equipe de vendas.
Garanta que esse sistema seja divido em etapas e que cada etapa conte com um pequeno prêmio. Pois são esses estágios menores (os degraus) que impulsionam os vendedores em busca dos prêmios maiores.
Treine a equipe de vendas
Você também pode usar a gamificação para criar o que leva o nome de “trilha de aprendizado”. Essa trilha nada mais é do que uma série de conhecimentos que os seus vendedores devem ter antes de atender as pessoas.
Você pode solicitar o desenvolvimento de uma trilha, contactando empresas especializadas em gamificação e desenvolvimento de soluções para jogos corporativos.
O mais importante nesse quesito é garantir que o jogo também conte com um sistema de pequenas premiações e as fases estejam próximas umas as outras. Lembre-se: estamos falando de uma escada, onde cada degrau exige pouco esforço para ser alçado, mas que a soma do todo tem uma diferença enorme após certo período.
Nota importante: é bom lembrar que as premiações não precisam ser necessariamente financeiras. Avalie o que agrega valor para os seus colaboradores (ou seus clientes) e busque prêmios nesse sentido.
Usar a gamificação pode ser um ponto de virada dentro da sua loja.
Muito obrigada pela leitura de mais um artigo. Desejo para você muito sucesso na sua jornada no empreendedorismo.
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