Conheça o modelo de negócios C2C e como ele pode ajudar o varejo

Varejistas experimentados dirão: o modelo de negócios C2B é o que nós fazemos e o que continuaremos fazendo – sendo de Cliente para Business (ou empresa). Entretanto, um modelo de negócios que já existe tem algum tempo poderá encontrar mais espaço nos próximos meses, o modelo C2C – uma negociação entre consumidores, de cliente para cliente.

Mas, como o varejo pode tirar proveito de um modelo de negócios que acontece entre dois consumidores? Sem que para isso a loja precise ser descaracterizada ou perca o modelo de negócios?

É sobre isso que eu quero conversar hoje.

Após avaliar o modelo de negócios C2C e também estudar muito sobre o que é chamado de Peer-to-peer somos capazes de encontrar aí oportunidades de negócios interessantes, tanto para as lojas, quanto para os consumidores.

Então, que tal, vamos conversar sobre isso agora? Espero que você aproveite a leitura!

Como funciona o modelo de negócios C2C

Vamos começar com o conceito: C2C é a negociação entre dois consumidores – tanto que do inglês ele surge da frase Consumer to consumer. Muito bem, esse é o modelo de muitos market places, conectando um vendedor (que não precisa ser uma loja) ao comprador.

Há inclusive teóricos mais puristas que dizem que o C2C só pode ocorrer entre CPF’s, ou seja, pessoas físicas. Se uma pessoa jurídica fizer parte dessa negociação, já não haverá o C2C.

Veja também: Experiência criativa do consumidor em 8 lições: CX na prática

Mas, onde está a força do modelo C2C

A primeira grande vantagem para as marcas quando fazem a intermediação do modelo C2C é a facilidade. Com um site bem organizado e alguns poucos aspectos de interação já é possível estabelecer uma plataforma C2C sem problemas.

Veja, o C2C terá a interação entre duas pessoas, uma que tem um produto ou serviço para vender ou oferecer, e outra que estará atrás desse produto ou serviço. É simples assim.

A sua participação (como loja) será garantir, juridicamente, a segurança das duas partes. Quem vende precisa ter certeza de que irá receber e quem compra quer ter certeza de que os acordos serão cumpridos.

Sabia mais: 5 transformações das marcas para os novos tempos

Muito bem! Mas como incorporar o C2C na realidade do meu varejo?

Essa parte pode se mostrar desafiadora, mas onde nós estaríamos sem os desafios, não é mesmo? A proposta que eu vou apresentar agora aparece no estudo “Augmented Humanity“ publicado no começo deste ano (2020) pela Isobar.

Inclusive, essa publicação está entre os Trend Reports mais lidos do ano e foi capaz de prever e até indicar saídas para muitos dos problemas que o varejo está enfrentando hoje. Portanto, são dicas de calibre.

Vamos lá, para incorporar uma alternativa C2C no seu modelo de negócios você vai precisar seguir uma pequena receitinha:

  • Ter um site funcional com recursos de marketplace;
  • Entender os fundamentos do pré-venda (acompanhamento) e o pós-venda (follow up), estar próximo do cliente será fundamental;
  • Abrir as suas portas para clientes vendedores, ou seja, firmar parcerias com fornecedores de produtos que você pode usar para complementar as suas próprias vendas.

Quer um exemplo claro? Uma loja de tapetes ou sofás, pode firmar parcerias com fornecedores de quadros e produtos artesanais. Garantindo que o todo se complemente.

Veja também como a crise irá influenciar outras áreas: Qual é o futuro da Moda?

Mas, qual é a diferença entre o C2C e os fornecedores menores que eu já tenho?

No peer-to-peer os clientes se comunicam diretamente entre eles, trabalhando quase como influenciadores digitais. Sendo assim, quando o seu fornecedor se apresenta como uma marca, será percebido pelos compradores como uma empresa.

No modelo C2C o consumidor precisa saber e entender que estará comprando de outro consumidor, ou de um produtor menor. E isso faz toda a diferença, sobretudo nos momentos de crise.

Leia em seguida: Você sabe o que é Humanidade Aumentada?

Os hábitos de consumo estão se transformando, essa é a causa chave

Nós podemos e devemos chamar o momento atual de transformador, ele também é resignificador, desafiador e muito complexo. Para isso há o nome, que tentamos evitar, mas é a chamada crise.

Sim, e ao viver e passar por uma crise vamos descobrir que os hábitos estão se transformando. Nas palavras de muitos estudiosos do mercado: “o mundo antigo já não existe mais e não tem data para voltar, talvez jamais volte”.

Mesmo que todas as lojas do varejo possam ser reabertas, os hábitos mudaram, a relação de confiança entre as lojas e as pessoas mudou e a força de compra de todos também mudou.

Nesse novo cenário a moeda mais poderosa virou a confiança. Se antes um consumidor poderia adquirir produtos de uma loja apenas visando o preço, na crise e após a crise ele quererá confiar nessa marca.

E nesse cenário o modelo C2C pode apresentar diversas vantagens. Claro que, no fundo, estamos discutindo uma parceria extra e um novo fornecedor.

Saber encontrar os clientes certos para fechar parceria com a sua marca será um dos objetivos para o segundo semestre de 2020.

Como proteger o seu varejo das transformações severas

Bem, como palavras finais, vamos conversar sobre as novas etapas do varejo. Para começar, precisamos deixar algo bem claro: ninguém consegue sair imune das transformações, mas é possível estar melhor ou pior adaptado a elas.

Quem está bem adaptado transforma mudanças em resultados positivos.

E nós da RomeroLab acreditamos que o melhor modo de garantir que o seu varejo esteja preparado para as mudanças é a informação. Inclusive, esse é o core da nossa empresa: buscamos aprender sempre mais, crescer sempre mais, buscar sempre mais.

É por essa razão que a nossa equipe está sempre indo aos congressos, comprando os novos livros, participando das palestras, trocando experiências, enfrentando desafios.

Não há nada pior que a estagnação

Espero que o artigo de hoje tenha suscitado bons insights em você, seja para concordar, ou até mesmo para discordar.

Pois é na troca de ideias, de pontos de vista e de impressões do mercado que vamos crescer juntos. Testar o que é novo, colocar em prática o que funciona e abrir mão do que já não faz sentido.

Muito obrigada pela leitura de mais um artigo. Desejo para você muito sucesso na sua jornada no empreendedorismo.

Deseja conversar mais sobre o universo do varejo? Entre em contato conosco e vamos marcar uma reunião. Estamos disponíveis para conversar e trocar experiências.

Somos um time de profissionais especializados e apaixonados por impactar pessoas. Desde modelagem e estratégia do negócio, passando pelas criações de design (posicionamento, identidade visual, verbal e espacial, e serviço) até a implementação