Guia Completo do Design de Varejo!

As 4 camadas do Design de varejo! 

Olá, hoje eu quero finalizar a semana especial sobre o Design aqui na Romero Lab com algumas lições e estratégias aprendidas na palestra “How Products Design Can change the World”. Vou mostrar as 4 camadas do design de varejo e como elas podem mudar o mundo.

Isso mesmo. Pois eu acredito, sinceramente, que o design é capaz de mudar a forma como enxergamos o mundo. E o design de varejo é capaz de revolucionar para melhor a forma como vivemos nosso mercado de consumo.

Então, vem comigo!

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4 camadas do design de varejo

Quero começar apresentando para você às 4 camadas do design de varejo e assim você será capaz de entender por que um design não é apenas “bonito”.

As 4 camadas do design, são:

  • Função / Utilidade
  • Cultura / Estilo
  • Atitude Emocional / Sensação
  • Crença / Propósito

Agora deixa eu te explicar cada uma delas em detalhes.

Camada da utilidade no design de varejo

A camada da utilidade é bem simples quando falamos de design e o mesmo acontece para a sua versão no varejo. Ela é basicamente a resposta da pergunta “Para que serve?

Ou seja, imagine que novas gôndolas foram instaladas na sua loja. Ou que novas poltronas colocadas na área de descanso. As gôndolas servem para colocar produtos e as poltronas para as pessoas descansarem.

Pronto, essa é a primeira camada. Se o design for eficaz nessa função. Ele chegou lá.

Cultura e estilo, segunda camada do design de varejo

Agora vamos continuar com o exemplo da gôndola e da poltrona. Imagine uma poltrona instalada em uma loja de sapatos de luxo. Localizada no bairro mais nobre da cidade e com foco em pessoas acima dos 50 anos.

Muito bem, agora imagine outra poltrona instalada em um estúdio de tatuagens, voltado para atender ao público que tem entre 20 e 40 anos. 

As duas poltronas serão iguais? Aposto que você está imaginando poltronas totalmente diferentes. Pois é, essa é a segunda camada do design de varejo. A camada que cuida do estilo.

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Emoções ligadas ao design, terceira camada

Muito bem, com as imagens da poltrona da loja de sapatos de luxo em mente, e a poltrona do estúdio de tatuagens. Quero que você coloque um sentimento em cada um destes produtos.

A poltrona da loja de tatuagens pode ter sentimentos e sensações, como: rebeldia, coragem, intensidade, etc. Certo?

Já a poltrona da loja de sapatos de luxo terá sensações, como: qualidade, excelência, exclusividade, etc.

Muito bem, essa é a terceira camada do design de varejo, a camada que conecta cada produto com uma sensação específica que ele desperta.

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Propósito e crença, quarta camada secreta que muitos se esquecem

Para muitas estratégias de design de varejo, o trabalho acaba ali, colocam-se às três camadas e fim de papo. Mas isso não acontece aqui na Romero Lab. Aliás, isso não deveria acontecer em nenhum lugar.

Pois, existe uma quarta camada, uma camada secreta. Ou melhor, pouco considerada, que é a camada das crenças e dos propósitos.

Afinal se um design é capaz de ter uma função, se ele está ligado a um estilo e se ele desperta sensações, então esse design pode ser utilizado como ferramenta para propósitos e crenças. Certo?

Basta imaginar uma motocicleta daquelas dignas dos filmes de gangues de motoqueiros., Você já consegue prever os ideais das pessoas que utilizam esse tipo específico de moto.

A camada do propósito é aquela que liga um design de varejo ao que a marca defende.

E é essa camada capaz de mudar as atitudes das pessoas.

Guia Completo do Design de Varejo!
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No dia a dia, quem você acredita que é, é quem você vai acabar sendo

Essa é uma lição importante da psicologia moderna, nós agimos todos os dias com base nas crenças que temos de nós mesmos.

Por isso.

Antes de elaborar um design de varejo, nós temos que amarrar a função, o estilo, os sentimentos e o propósito do que está sendo feito.

Só assim, seremos capazes de garantir que o varejo continue no caminho certo.

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Estou sempre trazendo dicas, notícias e novidades sobre o universo do design de varejo.

Agradeço a leitura e até a próxima! 

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