Propósito coletivo é uma ação tomada por diversas pessoas em busca de um mesmo resultado. É quando muitas vozes, vontades e ideias se unem com o intuito de causar um impacto marcante, seja nas sociedades ou nas empresas.
Hoje eu quero falar sobre o propósito coletivo, como ele acontece e como ele se manifesta na nossa sociedade, sobretudo nos últimos meses.
Gostaria de lembrar que o meu intuito jamais será causar polêmica ou levantar bandeiras ou apontar partidos.
Quero falar sobre a descentralização do poder, como diversas fatias da sociedade ganharam destaque e como isso é excelente para o amadurecimento do Brasil como um todo. Tem mais, ao falarmos de propósito coletivo estaremos falando também sobre o futuro do mercado.
Afinal de contas, as sociedades moldam como o mercado atua.
Muito bem, vamos lá. Aproveite a leitura!
O que é propósito coletivo
Em resumo, um propósito coletivo é a união de diversas pessoas em busca de um ideal que tenha poder transformador para todos os envolvidos. Nós podemos pensar nos casos mais clássicos, como protestos em busca de mudanças na legislação, ou pedindo por justiça.
E esses são excelentes exemplos de propósito coletivo.
Entretanto, há exemplos mais caseiros de mudanças que também se enquadram em propósitos coletivos: quando uma equipe pede que uma determinada melhoria seja feita em uma empresa, por exemplo, há ali uma coletividade clara.
Conheça o primeiro artigo da série de atualizações: Tendências 2020 Atualizadas: O que é a Vigilância em Massa e como ela muda o mundo
Como surgem os propósitos coletivos
O poder foi descentralizado nos últimos anos, se antes as grandes corporações e algumas ferramentas Governamentais eram capazes de direcionar a sociedade, isso acabou. Hoje um grupo de pessoas pode se organizar por meio das redes sociais e começar um movimento de transformação.
E veja, nem todo propósito coletivo precisa, necessariamente, assumir uma postura de confronto. Sabemos que muitas reivindicações exigem posições acentuadas, mas também é possível que muitas mudanças sejam alcançadas sem que haja uma “luta” propriamente dita.
Veja também: Experiência criativa do consumidor em 8 lições: CX na prática
Os pontos positivos dos propósitos coletivos
Trazendo agora mais para o universo das marcas e do mercado, viver sem propósito é impossível. Essa tecla vem sendo pressionada nos últimos anos por todos os especialistas e temos certeza que você já leu isso antes: a sua marca precisa ter um propósito.
Adotar um propósito está cada vez mais presente na nossa sociedade e isso influencia diretamente os hábitos de consumo de muitas pessoas. Afinal, somos protegidos e identificados com o grupo. É em grupo que nos encontramos verdadeiramente saudáveis.
Ou como diria a frase de um grande livro “A Felicidade só é real quando compartilhada”. Então, quando estamos bem, estamos em grupo.
Sabia mais: 5 transformações das marcas para os novos tempos
Possíveis pontos negativos do propósito coletivo
Falando em termos sociais um propósito coletivo também pode ser utilizado para fins que tenham objetivos outros além do bem estar de um grupo. Pessoas podem ser manipuladas uma tomar atitudes ou defender questões incorretas.
Veja também como a crise irá influenciar outras áreas: Qual é o futuro da Moda?
O mercado e os propósitos coletivos
Quero lembrar bem que os propósitos coletivos são válidos e merecem todo o direito de atuação. Também é válido reforçar que muitos propósitos coletivos não têm, e nem pretendem ter, ligação com agendas mercadológicas.
Mas, neste blog nós falamos sobre transformações sociais, mas também falamos sobre mercado. Principalmente um mercado consciente.
E para mim é exatamente isso que causa grande impacto positivo quando as pessoas buscam um mesmo ideal. Elas são capazes de moldar o mercado em busca de ações melhores para o coletivo. Tornando as marcas mais conscientes e as empresas mais conscientes.
Transformar o mercado para um bom caminho, crescer em coletivo e trazer uma vida melhor para todos.
É só com a união nós sairemos da crise.
Vamos conversar
Por fim, como eu sempre gosto de terminar, quero lembrar para você que isso não é um monólogo e todo este blog é na verdade um primeiro passo para que possamos conversar mais.
Adoraria saber a sua opinião sobre este e muitos outros assuntos. Afinal de contas, estamos enfrentando diversos desafios em comum e sei que você também busca compreender quais são as próximas tendências.
Sendo assim, entre em contato comigo e vamos marcar uma reunião.
Agradeço a sua leitura e até a próxima publicação.