Ubíquo é a qualidade daquilo que está em todos os lugares, então, quando falo sobre limpeza e desinfecção ubíquas quero afirmar que teremos uma avalanche de soluções surgindo em diversos pontos e diversos países.
As tecnologias de limpeza e desinfeção vão crescer muito na busca por eliminar o SARS-COV-2, o novo coronavirus responsável pela COVID-19.
Esses lançamentos irão colocar no mercado toda uma gama de soluções, desenvolvimentos, startup’s e desafios que deverão ser compreendidos pelos empreendedores atuais.
E hoje eu quero conversar com você sobre as soluções de limpeza e desinfecção ubíquas: o que pode surgir e quais serão os impactos no mercado e na vida das pessoas?
Vamos lá, vamos conversar.
Conheça o primeiro artigo da série de atualizações: Tendências 2020 Atualizadas: O que é a Vigilância em Massa e como ela muda o mundo
O que é Limpeza e Desinfecção ubíquas
Antes de tudo é preciso dizer que Limpeza e Desinfecção ubíquas é um conjunto de termos adotados para falar sobre os lançamentos que virão após 2020, mas não surgiram agora.
Soluções de desinfecção já vinham sendo testadas e utilizadas em diversos outros setores. Acontece que a crise atual certamente dará um carácter de massificação na produção desses elementos.
Com isso, mais empresas entrarão no jogo na busca por oferecer soluções cada vez melhores aos clientes. E tudo indica que essa crescente não tenha “um dono”, ou um local chave.
Lançamentos surgirão por todos os lados, em todos os modelos e com diversos níveis de investimento. E daí a qualidade ubíqua.
Destaques do tema Limpeza e Desinfecção ubíquas
Na parte de destaques vou citar alguns lançamentos que já estão no mercado, mas agora vão ganhar ainda mais importância. São eles:
- Irradiação ultravioleta como alternativa
Cientistas acreditam que a radiação ultravioleta, uma solução tecnológica usada há mais de um século, possa contribuir no combate ao Sars-Cov-2. Já que a radiação elimina vírus, bactérias e outros micro-organismos por ser capaz de penetrar nas células dos patógenos e influenciar o código genético.
Há evidências que os raios ultravioletas são capazes de destruir ou danificar os aminoácidos e as proteínas protetoras do vírus. São esses aminoácidos e as proteínas a chave para esse vírus se ligar na célula hospedeira e, portanto, começar a infecção.
Unidades ultravioletas portáteis estão em uso. Elas são aplicadas hoje na esterilização de superfícies. Você pode encontra-las sendo usadas em quartos de hospitais e vagões de metrô, por exemplo. É bom afirmar que essas soluções só devem ser utilizadas em espaços desocupados.
- Alabia: o robô desinfectante
A Alabia desenvolveu um robô chamado de Alabia Bio, nas palavras da empresa: “um robô de descontaminação autônomo”.
Ele combina a aplicação dos raios UV e a nebulização de produtos desinfetantes. Tendo o principal objetivo neutralizar o Sars-Cov-2.
É seguro dizer que soluções como estarão presentes no mercado ainda este ano, ou já nos primeiros meses de 2021.
- Atualização nas certificações de higiene
Embora as certificações de higiene já sejam exigentes em muitos aspectos, hoje nenhuma empresa precisa provar que está livre do novo coronavírus. E isso certamente irá mudar.
A atualização nas certificações de higiene já começou em muitos países.
Em Singapura – um dos ótimos exemplos na luta contra a pandemia. Foi criado a SG Clean, uma certificação com requisitos de saneamento e higiene focados no combate à pandemia, considerando os setores de atuação das empresas testadas.
Funciona como uma certificação padrão: os técnicos fazem uma visita e uma avaliação do local, considerando os riscos de contágio. Qualquer adequação ou modificação necessária é apontada e a empresa ou o estabelecimento poderá atuar apenas estar dentro das normas.
É quase certo para o Brasil que, se quiser ter seus cidadãos bem-vindos em outros países novamente, tenha que adotar um selo de combate ao coronavírus também aqui. Do contrário, as fronteiras poderão se fechar diante dos nossos narizes.
Veja também: Experiência criativa do consumidor em 8 lições: CX na prática
O contraditório de Limpeza e Desinfecção ubíquas
Há um lado negativo da limpeza e desinfecção ubíquas? Bem, infelizmente, sim há.
Como eu disse ao longo do artigo. Esse mercado de oferecer soluções para desinfecção é um terreno fértil para o empreendedorismo. Há uma abundância na necessidade, e um número ainda pequeno de empresas oferecendo soluções outras que não os simples produtos de higiene pessoal.
Entretanto, em um cenário de terreno tão fértil também pode proliferar, infelizmente, o charlatanismo. Casos de empresa que vendem produtos ou soluções com a promessa de combater o novo vírus, mas com efeito não comprovado.
Nesse cenário é primordial que os clientes sejam educados no sentido de pesquisar bem quais serão os produtos ou as soluções adotadas.
Sabia mais: 5 transformações das marcas para os novos tempos
Como viver em um mundo de Limpeza Desinfecção ubíquas
É bem verdade que deixar luzes de raios UV acesas após sair de casa, ativar um robô desinfetante e evitar tocar o rosto nas ruas pelos próximos anos parece uma premissa um tanto assustadora. Mas ela não é!
Após um tempo é provável que todas essas soluções de limpeza e desinfecção ubíquas sejam incorporadas ao nosso cotidiano.
Tenho certeza de que serão lançadas soluções de diversos modelos, destinados aos mais variados estilos de vida.
Veja também como a crise irá influenciar outras áreas: Qual é o futuro da Moda?
Vamos conversar
Por fim, como eu sempre gosto de terminar, quero lembrar para você que isso não é um monólogo e todo este blog é na verdade um primeiro passo para que possamos conversar mais.
Adoraria saber a sua opinião sobre este e muitos outros assuntos. Afinal de contas, estamos enfrentando diversos desafios em comum e sei que você também busca compreender quais são as próximas tendências.
Sendo assim, entre em contato comigo e vamos marcar uma reunião.
Agradeço a sua leitura e até a próxima publicação.