Veja também como a crise irá influenciar outras áreas: Qual é o futuro da Moda?
O que são Super Apps
WeChat, AliPay e Meituan foram os primeiros a acrescentar novos produtos e serviços dentro de aplicativos consolidados. A chinesa Tencent criou um dos principais apps de serviços multiplataform, com funcionalidades equivalentes às do Facebook, WhatsApp, PayPal, Tinder, Google Maps e Amazon.
No Brasil, os players do peso como Magazine Luíza, Rappi e Inter, estão disputando pela liderança no lançamento de um SuperApp. Um dos desafios é criar o ecossistemas abrangentes e o mais atraentes possível.
Esse cenário incita startups a agregar novos serviços em seus aplicativos. Uma cultura de aplicativo multiuso cresce mais a cada dia. Tanto que a Youpix e a agência Brunch mostraram que 71% dos consumidores do país pretendem aumentar o volume de compras on-line utilizando aplicativos multiplataforma.
A verdade é que o conceito é novo no Brasil, mas aqui ele encontra terreno fértil para se desenvolver.
Além da conveniência na concentração de diversas funcionalidades, os usuários também apontam a economia de memória no smartphone. Entretanto, aqui existe o desafio da legislação referente a open banking, também os temas relacionados com Big Data transparente e a baixa adesão do e-commerce no país.
Quando as lojas estiverem olhando para os Super Apps, eles certamente se tornarão excelentes aliados na conversão de mais clientes.
Sabia mais: 5 transformações das marcas para os novos tempos
Quais são os exemplos de Super Apps
Rappi
A Rappi começou oferecendo serviços de entregas de comida em 2015. Hoje, o aplicativo permite solicitações de compras em supermercados, entrega de documentos e pacotes. Até mesmo serviços de limpeza, consertos de carro, compras de cartuchos de impressora e doações para organizações assistenciais. Um desenvolvimento que certamente coloca a empresa entre os Super Apps
O WeChat era apenas um aplicativo de mensagens, depois incorporou os pagamentos, as solicitações de táxi, de comida, os jogos on-line, as compras e o acesso às redes sociais. O SuperApp incorporou também códigos QR para rastrear usuários diagnosticados com a Covid-19. Ofereceu acesso ao mapa digital e até a georreferencia das pessoas infectadas.
Sendo uma importante ferramenta de gerenciamento de pessoas e controle do distanciamento social.
Banco Inter
O serviços financeiros são oferecidos desde 1994, neste ano o Banco Inter anunciou o SuperApp com opções de investimento, serviços financeiros, transporte, entretenimento, cinemas e teatros, reserva de hotéis, compras em marketplaces e e-commerces.
Veja também como a crise irá influenciar outras áreas: Qual é o futuro da Moda?
Vamos falar sobre os Super Apps honestamente
Colecionamos em nossos telefones aplicativos para as mais distintas funções e ter um aplicativo que consiga resolver todos os problemas seria incrível.
Mas é necessário analisar a questão das parcerias. Pois uma empresa sozinha administrar todos os setores teria uma influência grande na qualidade do serviço oferecido. Desta forma, o SuperApp é conjunto de esforços em busca de um resultado que seja atraente para muitos usuários.
Super Apps trazem resultados positivos
Pesquisa feita Google com 500 brasileiros e apresentada em agosto no App Summit mostrou 81% dos entrevistados desconheciam os Super Apps. Mas, depois de apresentados, 45,8% afirmaram estar dispostos a baixá-los, e 20,3%, a fizeram o download imediatamente.
Os três serviços mais procurados para Super App são:
- Troca de mensagens (44,8%)
- Compras (30,3%)
- delivery (29,2%)
As outras posições ficaram para:
- Compra de passagens aéreas e agendamento de consultas médicas (28,1% somados)
- Mobilidade (26%)
- Aplicações financeiras (22,1%).
Como está o cenário nacional de Super Apps
O Magazine Luiza anunciou que tornará o seu app com funções semelhantes ao WeChat. A Magalu Pay será uma carteira digital com sistema de pagamento via QR Code, função de saque e depósito, transferência, pagamentos de boletos e integração com o cartão de crédito.
Já o Banco Inter inseriu uma aba em seu aplicativo com acesso a empresas como Netshoes, Submarino, AliExpress, Renner, Nextel, HP e Lojas Americanas. Ali os clientes podem efetuar compras e o Banco deseja expandir esse recurso.
Palavras finais
Muitas pessoas enxergar nos Super Apps lados negativos, pois a mesma empresa teria infinitas informações de consumo dos seus clientes. Tem mais, alguns analistas temem a diminuição da participação dos pequenos desenvolvedores, deixando que o nosso acesso esteja sempre nas mãos de colossos da tecnologia.
A bem da verdade é difícil prever como os Super Apps irão influenciar verdadeiramente a nossa relação com a tecnologia e com as grandes marcas. O que não dá para negar é: eles estão aí na esquina.
E como tudo em tecnologia, ou nós aprendemos como utilizar seus recursos e fazemos amizade com esse lançamento, ou seremos atropelados por ele. Não há travas para a tecnologia.
O segredo é aprender, informar-se e garantir um relacionamento saudável com o seu dispositivo hoje mesmo. Assim, quando os Super Apps chegarem, você já saberá como defender as suas informações e a sua privacidade.
Conheça o primeiro artigo da série de atualizações: Tendências 2020 Atualizadas: O que é a Vigilância em Massa e como ela muda o mundo
Vamos conversar
Por fim, como eu sempre gosto de terminar, quero lembrar para você que isso não é um monólogo e todo este blog é na verdade um primeiro passo para que possamos conversar mais.
Adoraria saber a sua opinião sobre este e muitos outros assuntos. Afinal de contas, estamos enfrentando diversos desafios em comum e sei que você também busca compreender quais são as próximas tendências.
Sendo assim, entre em contato comigo e vamos marcar uma reunião.
Agradeço a sua leitura e até a próxima publicação.