O setor de T.I (tecnologia da informação) também precisa ser analisado pelo Varejo, se as lojas quiserem entender como funciona o casamento entre todos os canais de mídia. Sendo assim, é justo analisar quais são as principais previsões na tecnologia para 2020.
Lembrando de que, como já fizemos no passado, nossas previsões estão longe de serem “chutes” no escuro.
Tivemos o cuidado de fazer um levantamento em sites especializados de tecnologia – sobretudo a tecnologia da informação. Para trazermos informações confiáveis sobre o que o ano de 2020 tem preparado para nós em matéria de lançamentos e novidades high tech.
Então, vamos lá. Boa leitura!
Veja mais: 5 tendências de inteligência artificial para 2020
1. A RPA liberará tempo para os esforços de transformação digital
A adoção do RPA continuará a crescer em 2020. À medida que os CIOs começarem a aumentar suas próprias operações de TI com funcionários de inteligência artificial, o RPA liberará alguma capacidade de suas equipes, reduzindo tarefas redundantes. Essa capacidade adicional pode ser usada para aprimorar as equipes e promover mais transformações digitais em suas respectivas organizações.
Não entendeu nada? Vamos explicar. A RPA é a sigla para Robot Process Automation, ou seja, a automação processada por robôs. Na teoria tudo o que tem a interferência de um Robô está dentro da RPA. Já os CIO’s são os Chief Information Officer’s, responsáveis pelo T.I de uma empresa.
Em outras palavras, o setor de T.I receberá auxílio de Inteligências Artificiais nas suas operações. Com essa ajuda, os profissionais de T.I (humanos) terão mais tempo para focarem seus esforços em outras soluções. Ou seja, o mercado ganhará como um todo em termos de segurança e compartilhamento de dados.
2. 5G vai mudar a forma como lidamos com dados
Com sua latência mais baixa e velocidades mais rápidas, o 5G está pronto para oferecer a maior onda de inovação desde o advento da Internet. Acrescentará trilhões à economia global com novos produtos, serviços e até novos modelos e indústrias de negócios.
O impacto que isso terá em nossa sociedade será sem precedentes – desde a explosão de diferentes fatores de forma dos dispositivos, passando pelas mudanças na maneira como visualizamos e recebemos os dados e pelos avanços indubitáveis da computação em nuvem na forma de computação de borda.
O uso convencional de dispositivos IoT em cidades inteligentes e veículos autônomos combinados com 5G enriquecerá nossas vidas e exigirá uma próxima geração de infraestrutura. Basta imaginar como era a vida na era da Internet discada e como ela está hoje, e os produtos e serviços que são possíveis hoje, mas não eram possíveis em – digamos – 2002.
3. A expansão 5G trará desafios de segurança
Com as redes 5G, chegará o advento de dispositivos IoT e IIoT apenas com 5G, que não exigem conexão com a rede local para operar. Isso diminuirá o risco de um dispositivo IoT usado como vetor de ataque contra o restante da rede.
Mas isso criará mais interrupções para as empresas que já lutam para determinar quais equipamentos possuem em sua infraestrutura digital. Quando seus elevadores, HVAC, CCTVs e alto-falantes inteligentes começam a conectar, por exemplo.
No futuro, prevemos um aumento na descoberta de novos vetores de ataque à medida que o 5G se torna operacional em todo o mundo e os problemas de implementação são expostos pelos pesquisadores.
Em resumo, o acesso ao 5G cria possibilidades incríveis para a sociedade, mas também dá armas aos invasores. Caberá ao setor de T.I se adaptar as mudanças.
Veja também: Como usar o Storytelling para aumentar o alcance da sua marca
4. Os consumidores exigirão governança da plataforma
Para empresas focadas em tecnologia, especificamente empresas de plataforma como Airbnb, Facebook, Uber etc., prevemos que a governança da plataforma será um grande foco em 2020.
Já vimos o Facebook tomar medidas e implementar políticas que ajudam a limitar a disseminação de informações falsas para seus usuários, e podemos imaginar que essa tendência continuará a crescer à medida que os usuários dessas plataformas continuarem se manifestando.
Para que essas empresas continuem tendo sucesso e permaneçam como os magnatas da indústria que se tornaram, é imperativo que implementem uma governança mais rígida para proteger seus usuários, tornando-os menos vulneráveis aos perigos que acompanham esse nível de tecnologia.
Saiba mais: Tendências de Storytelling para o varejo
5. A computação quântica continuará progredindo
A missão de demonstrar a aplicação prática da computação quântica continuará em 2020.
Enquanto algumas empresas reivindicam alcançar a supremacia quântica, ainda veremos essa tecnologia mostrar seu poder de computação para resolver problemas do mundo real.
Embora estejamos a muitos anos do primeiro computador quântico verdadeiro, o próximo ano demonstrará mais pesquisas e progressos em direção a soluções práticas da tecnologia.
6. A inovação da Inteligência Artificial será democratizada
Os desenvolvedores têm acesso mais fácil à IA do que nunca. Por exemplo, tecnologias cada vez mais avançadas estão disponíveis com pouco ou nenhum custo indireto ou comprometimento de tempo, e os algoritmos podem ser eficazes com conjuntos de dados progressivamente menores.
Essa tendência democratiza a inovação da IA e também permite a criação de ferramentas de AI menores e com mais nichos – isso não era possível anteriormente, porque não havia dados suficientes ou o problema não valia o investimento gigantesco necessário para resolvê-lo.
Agora, as necessidades de investimento e dados estão diminuindo rapidamente. Como resultado, começaremos a ver uma maior diversidade de ferramentas com inteligência artificial. Também veremos a IA se tornando um componente, mesmo que muito pequeno, de uma ampla variedade de produtos – por exemplo, a IA melhorando a qualidade da imagem de câmeras e televisores ou ajudando os aparelhos a se tornarem mais eficientes.
7. CIOs procurarão os desenvolvedores por novas tendências tecnológicas
A taxa de adoção de novas tecnologias aumentará dramaticamente, especialmente com código aberto. Os CIOs precisam explorar ativamente novas tecnologias e prestar atenção ao interesse de seus desenvolvedores, pois isso indicará as áreas nas quais eles precisam investir.
Leia mais: O E-commerce está matando o varejo? Veja oque é verdade e o que é mito nessa história. Varejo 2020
As previsões para 2020 já estão acontecendo
Como você pôde perceber, todas as nossas previsões estão baseadas em dados e produtos que já existem hoje no mercado. Se você quiser saber mais sobre o assunto, acesse aqui.
Ficou com dúvidas ou gostaria de saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco. Estamos sempre disponíveis para conversar e trocar experiências.