Estamos começando uma série nova de publicações que falarão sobretudo sobre o varejo 2020. Discutiremos, sem papas na língua, tudo o que está acontecendo no mercado e as soluções para o crescimento dos varejistas.
Nós sabemos que o mundo está repleto de profetas do apocalipse. São aqueles sujeitos que passam o dia falando sobre a hora em que as lojas físicas irão acabar e tudo o que restarão são sites. Ou então que todos os cargos serão substituídos por robôs e todos nós iremos sofrer.
Você também deve conhecer muitos desses.
Mas, para cada opinião dessa nós enxergamos uma oportunidade. Pois, na RomeroLab acreditamos que a melhor maneira de combater o alarmismo é espalhar informação com conteúdo e responsabilidade.
Sendo assim, fique confortável e aproveite a nossa primeira publicação de 2020. Que o novo ano venha repleto de iluminação. Chega de dias escuros, mentiras e conversas alarmistas. Nós queremos crescer e não há crescimento sem aprendizado.
Topa aprender conosco?
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Varejo 2020: O varejo cresceu em 2019 e a tendência é que continue crescendo
“Ninguém mais compra na loja física, agora todo mundo só quer comprar pelo site.” Essa frase foi dita e repetida à exaustão durante todo o 2019, mas nem tudo nela é verdade.
Primeiro, de acordo com dados levantados pela revista InfoMoney, a verdade é que o varejo cresceu em 2019. As pessoas compraram mais, o mercado ensaiou um aquecimento e a perspectiva é que o cenário fique ainda melhor em 2020.
No artigo intitulado “Brasileiro comprou mais em 2019 e deve continuar assim em 2020, que ações ganham com isso?” Os responsáveis apresentaram dados que corroboram essa opinião de que os compradores estão lá, tudo o que a sua loja tem que fazer é conquista-los.
O varejo vai acabar, ou ele vai se transformar?
Agora vamos ao ponto em que nós somos especialistas: a transformação do varejo. Sim, o varejo como o conhecemos irá acabar. Aquelas lojas estagnadas, sem nada de novo para oferecer aos clientes e que mantém o velho modo de fazer business irão aos poucos desaparecer do mercado.
Mas isso não é uma novidade do varejo 2020, isso sempre foi assim. Ao longo da história todas as lojas, empresas ou marcas que não se adaptavam aos avanços da sociedade desapareceram.
Contudo, há muitas soluções.
A união dos canais e os clientes hiperconectados: olá Omnichannel!
Muitas empresas já falaram sobre o Omnichannel lá em 2006, outras esperaram até 2012, algumas se convenceram em 2015. Outras já passaram de 2019 e ainda não fizeram nada nesse sentido.
Bem, vamos aos dados. A revista Exame apontou em uma matéria especial feita sobre a Black Friday de 2019 que os clientes fizeram a maior parte das suas compras online. Os números cresceram muito e os entrevistados disseram que davam preferência para esse tipo de compra.
Contudo.
A grande maioria também afirmou que gosta de visitar a loja física para “conhecer os produtos.” Ou seja, querem ver de perto aquilo que eles desejam adquirir no e-commerce. Nessa mesma matéria a revista perguntou sobre o que influencia em uma compra e a grande maioria respondeu, adivinhe, o atendimento – claro. Sempre ele.
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Aí está a grande oportunidade do lojista: investir em diversos canais
Os clientes estão buscando canais digitais para adquirir os produtos, mas prezam por ter um contato com a loja física e gostam de bom atendimento. Todas essas questões são resolvidas por estratégias eficientes de Omnichannel.
Nós já falamos dele aqui.
Quando uma loja abre a possibilidade para que os clientes possam interagir com ela em diversos locais. Sejam nos totens disponíveis na loja física, ou até mesmo aplicativos com funções para customização dos produtos, entre tantas outras alternativas.
Lojas hiperconectadas garantem que o cliente se sinta senhor da compra. Ao mesmo tempo que oferecem o contato pessoal vencedor no varejo e um atendimento de qualidade.
As lojas do varejo deverão unir o que há de forte no e-commerce com o que há de incrível na loja física. Só assim os clientes continuarão escolhendo o varejo como uma opção para as compras.
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O que será do varejo em 2020?
Nós não estamos aqui para fazer previsões frias. Inclusive, não há nenhuma vantagem em “dar chutes” sobre o que vai acontecer, se essas opiniões não forem abalizadas por dados sólidos e estudos sérios.
Sendo assim, não iremos dizer que o ano de 2020 será arrasador, incrível, fantástico ou incomparável para o varejo. Mas ele pode ser absolutamente engrandecedor para a sua loja, desde que você tome as decisões corretas.
Para começar, acredite na melhora. Diversas responsáveis pela sondagem do mercado apontam para a perspectiva de melhora em 2020 – sobretudo nos bens de consumo duráveis e vestuário.
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A retomada do varejo em 2020?
Sim, os números estão crescendo e a perspectiva é que o cenário fique cada vez melhor. Ainda não há uma mina de ouro escondida por trás de cada loja. O sucesso, na verdade, vem acompanhado de muito esforço e trabalho duro.
Mas é isso que faz ser varejista algo tão incrível, não é mesmo?
Por não ser fácil todos nós teremos que trabalhar muito em 2020, espalhar ótimas informações, fechar grandes parcerias e continuar nadando.
No fim, temos certeza de que o ano será bom para todos que observarem o mercado. Investirem no momento certo e acreditarem que, em um cenário de constante mudança, manter a estagnação é a pior receita.
Então, todos unidos contra a estagnação. Feliz 2020 e que esse ano seja de construção. São os votos da RomeroLab para todos os nossos clientes e parceiros.
Quer saber mais sobre o universo do varejo e o que nós podemos fazer para melhorar a sua loja? Entre em contato conosco. Somos especialistas em Design para Varejo, será um prazer poder conversar com você.