A boa notícia é que a inovação está mudando radicalmente o varejo.
A má notícia é que a inovação está mudando radicalmente o varejo.
Vamos ser honestos – isso não é mais novidade.
Então, vamos tentar fazer melhor que isso. Não vamos contar o que está acontecendo no momento. Nós iremos discutir como será o futuro do varejo, sobretudo neste ano de 2020. As muitas maneiras diferentes pelas quais o varejo será transformado. As tendências que moldarão o varejo em 2020.
E, felizmente, não estamos sozinhos!
Fizemos a lição de casa e estamos trazendo para você as opiniões de grandes especialistas no varejo internacional.
Então, sem mais, boa leitura.
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“Retailpocalypse” (finalmente) ficará para trás
Futuro do Varejo – Pieter Lammens
Pieter Lammens é o diretor da Lafayette, a Plataforma Europeia de Especialistas em Varejo, com sede em Paris, focada em acelerar a transformação dos principais varejistas e players de comércio eletrônico por meio de startups.
Esta é sua opinião sobre o que acontecerá no varejo em 2020:
“O mercado de varejo está fragmentado há muito tempo e agora está caminhando para um modelo mais consolidado, e os varejistas estão atualmente se esforçando. Daqui a um ano, apenas os varejistas mais ágeis sobreviverão e florescerão novamente. Os investimentos imediatos devem ser direcionados à cadeia de suprimentos e à otimização do estoque. Os jogadores puros estabeleceram novos padrões de atendimento ao cliente que devem ser atendidos pelos varejistas tradicionais: entregas rápidas, clique e colecione, envie da loja, devoluções fáceis ”
“Em 2020, o local do varejo ficará para trás: as lojas ainda existirão, mas sua principal função será a experiência do cliente. Tarefas tediosas, como logística, se tornarão cada vez mais automatizadas, mas devemos ter em mente que os cinco sentidos humanos só podem ser estimulados na loja! E até agora nenhum bot ou ferramenta de personalização foi capaz de chegar perto de um bom assistente de vendas. ”
A exploração de dados mudará tudo
Futuro do varejo – Amelie Poisson
Amelie Poisson é diretora de marketing, marca e experiência do cliente na La Redoute, uma das empresas líderes em comércio eletrônico na França.
“A exploração de dados está mudando profundamente a maneira como fazemos negócios. Essa é uma ótima oportunidade para nos reinventar e é fundamental para todos os varejistas. A personalização sempre será um problema para melhorar a experiência de nossos clientes e garantir proximidade e conselhos. ”
Na opinião de Poissons, existem três tendências que moldarão o varejo em 2020:
O desenvolvimento do consumo responsável. “Já muito presente nos alimentos”, essa tendência “se espalhará por todos os setores, e as marcas devem estar prontas para essa nova expectativa de clientes”.
O “novo varejo” ou negócio híbrido entre experiência física e digital. Não haverá “uma barreira para o cliente”, “quem escolher a qualquer momento o modo de compra omnichannel (aplicativo da loja, pagamento sem descontar, etc.)”
Novas formas de marketing e interação com o cliente: Via “mensagens, redes sociais, plataformas globais (como a Tmall na China) etc.”
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Agilidade e eficiência serão mais importantes do que nunca
Futuro do varejo – Christian Kunz
Christian Kunz é diretor de desenvolvimento corporativo e co-fundador da Lafayette Plug and Play.
“Tendo trabalhado com muitos tipos diferentes de varejistas (vestuário, alimentos e luxo), nos últimos 3 anos, o que está claro é que diferentes segmentos da indústria estão sendo interrompidos a taxas diferentes. Os varejistas de eletrônicos e vestuário estão na linha de frente, lutando contra a interrupção que ocorre em seu setor, mas podemos imaginar que, em um ano, o setor de varejo e luxo de alimentos também sofrerá um impacto cada vez maior. ”
“É por isso que é importante que essas empresas, incluindo Carrefour e Richemont, adotem uma postura proativa e enfrentem os desafios que enfrentarão em breve. A agilidade e a eficiência em toda a organização serão essenciais para todos esses varejistas, se eles desejarem prosperar na era não apenas da Amazon e Alibaba, mas também da era das marcas nativas digitalmente e dos mercados que podem se conectar e atender aos clientes da região. como eles desejam interagir. ”
“Muitos dos grandes varejistas com quem trabalhamos ou estamos conversando estão passando por grandes implementações e reestruturações internas, incluindo sistemas OMS, otimização de marketing e capacitação de vendedores, que em 2020 serão a chave para alcançar a agilidade e o atendimento ao cliente exigidos. ”
“No entanto, acredito que a grande mudança virá com relação ao papel das lojas; eles continuam sendo o grande fator de diferenciação entre varejistas tradicionais e players puros, e a maneira como esses varejistas os utilizam se tornará central para seu sucesso. Em vez de ser simplesmente uma vitrine e um ponto de compra para os produtos das marcas / varejistas, imaginamos que as lojas também se tornem mais espaços experimentais e até centros de atendimento para criar uma experiência omnichannel completa. ”
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Novas experiências de compra imersivas
Futuro do varejo – Roy Moussa
Roy Moussa é co-fundador da Qopius, uma plataforma de visão computacional para a realidade das prateleiras em tempo real. Qopius é uma das startups escolhidas para o segundo lote da Lafayette PNP.
Quando perguntado sobre como será o varejo daqui a um ano, Moussa volta a 2017:
“Houve uma revolução no varejo desde o final de 2017, impulsionada por:
Líderes de comércio eletrônico evoluindo seus modelos de negócios para físicos. Exemplos disso são a aquisição da Whole Foods pela Amazon e o lançamento do Amazon Go.
Transformação de infraestrutura tecnológica: a mudança para soluções em nuvem que permitem que fornecedores de software externos usem a IA nos dados existentes.
Essa transformação, impulsionada pelos líderes de comércio eletrônico e pela disponibilidade de infraestrutura tecnológica, permitiu que os varejistas usassem dados no nível da loja para melhorar a experiência do cliente. ”
Suas previsões para o varejo em 2020 são quatro:
- Planograma dinâmico baseado nas necessidades da loja local
- Serviços baseados em localização para consumidores dentro da loja física
- Preços dinâmicos com base em previsão precisa da demanda
- Experiência de compra imersiva usando reconhecimento de imagem, fornecendo uma experiência de comércio eletrônico semelhante a uma loja
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Sustentabilidade é mais do que apenas um bom marketing
Futuro do varejo – Paloma Mas
Paloma Mas é analista de risco e esta é sua visão sobre o futuro do varejo:
“Consumidores e empresas já estão cientes da necessidade de cuidar do planeta. Eles estão aceitando novas medidas que eles sabem que ajudarão a construir um mundo melhor. Medidas como evitar plásticos, re-presentear, materiais regenerativos e não poluentes ou novas tecnologias que, graças à automação, ajudem as empresas a reduzir o uso de materiais. ”
“Os varejistas sabem que a adoção de princípios de economia circular e a produção de uma maneira mais sustentável os ajudarão a interagir com seus clientes existentes e a alcançar novos públicos mais preocupados com o meio ambiente. Eles deveriam aplicar essas novas tecnologias que em breve se tornarão essenciais para todos os participantes do setor. ”
Resumindo
Percebeu? Notícias incríveis e empolgantes estão por vir, esperamos que a sua loja possa acompanhar todas as transformações. (o seu varejo, pois você e eu sabemos que ele é muito mais do que uma loja)
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