O que é mundo VUCA e como ele nos ajuda a superar crises

O mundo VUCA é dinâmico, quebra linearidades, se expande para todos os lados, rompe regras, ressignifica objetivos, transforma padrões, muda comportamentos. Por sua natureza transgressora ele também causa espanto e até mesmo deixa alguns empresários com medo.

Mas quem é esse o mundo VUCA que já existia antes destes períodos conturbados? E o que ele vinha nos ensinando sobre inovação?

Pois este é o período em que vivemos hoje, conturbado. Podemos falar que é uma época de crise, e isso será normal. Mas também podemos, e devemos, falar que estamos em uma fase de reconstrução, ressignificação e transformação.

Entender o que é o mundo VUCA dá ferramentas para superar crises que poucas análises seriam capazes.

Então, hoje é dia de falar sobre a inovação dos novos tempos. Aproveite a leitura!

O que é mundo VUCA

Vem da sigla em inglês construída com as palavras:

  • Volatility (característica do que é volátil);
  • Uncertainty (incerteza);
  • Complexity (complexidade);
  • Ambiguity (ambiguidade).

São os quatro conceitos usados para descrever o mundo atual. Ou seja, uma realidade repleta de mudanças e multifacetada.

Quem inventou o termo VUCA

O termo tem origem militar estratégica. Nos anos 90 o exército norte-americano usava a sigla VUCA para descrever os cenários de guerra que tinham inclinação para mudanças bruscas. Alertando aos soldados e generais que aquele terreno necessitaria de improviso e raciocínio rápido.

Após os atentados de 11 de setembro os cenários de instabilidades foram transferidos para o mundo corporativo. Então o termo VUCA entrou de vez no linguajar dos empresários americanos e consequentemente do mundo todo.

Quem estudou o mundo VUCA

Um dos principais pensadores sobre este mundo incerto foi o sociologo polonês Zygmunt Bauman. Ele descreveu, ainda em 1992, detalhes dessa nova realidade. Para o autor vivemos uma modernidade líquida, ou seja, sem formas concretas, que fluí em diversas direções.

Sua teoria diz que vivemos em uma sociedade maleável, mutável, em constante transformação. Tudo muda o tempo todo, tudo o que?

  • Relacionamentos;
  • Relações comerciais;
  • Relações afetivas familiares;
  • Estruturas sociais;
  • Empresas;
  • Governos;
  • Costumes;

Você já deve ter percebido que a resposta seria tudo, realmente tudo muda o tempo todo. Então, qual será a nossa resposta.

Veja também: 4 estratégias que as marcas de sucesso fazem para sobreviver ao apocalipse do varejo

As primeiras impressões do mundo VUCA

A verdade é que a primeira impressão do mundo VUCA foi o espanto. Claro, pois em uma sociedade em que os elementos sólidos (vistos como duradouros) são substituídos por elementos líquidos (maleáveis) a primeira resposta tende a ser o medo.

Como assim? Imagine que você esteja investindo pesado em uma solução tecnológica para a sua loja, apenas seis meses depois desse alto investimento outro recurso muito mais barato já está disponível no mercado, transformando a sua solução em desperdício.

Esse é o medo que as pessoas sentem ao se depara pela primeira vez com o mundo VUCA. Se tudo muda, para onde eu devo ir? E se tudo muda o tempo todo, como saber qual é o melhor caminho a ser seguido? Como saber qual é o melhor investimento?

Pois há respostas certas para estar perguntas, acompanhe.

Saiba mais: Empresário: o que fazer para o impacto nas finanças ser menor

Como o mercado incorporou o mundo VUCA

O mercado encarou o que é o mundo VUCA por volta de 2010. Mostrando como é preciso lidar com um cenário tão desafiador.

A primeira coisa que deve ser feita é entender em detalhes o que forma o mundo VUCA, para isso precisamos detalhar os quatro conceitos principais:

Volatility

A volatilidade se relaciona com a velocidade com a qual as mudanças acontecem. Já teve a sensação de que o tempo passa rápido demais? É o efeito da volatilidade do mundo. As coisas mudam em velocidades impressionantes e causam esse espanto de acreditar que estamos sempre correndo atrás das novidades.

Uncertainty

Como as coisas mudam muito rápido então geram a segunda sensação, a incerteza.

O mundo se tornou terreno fértil para muitas incertezas. Mesmo com acesso às quantidades sem precedentes de dados, todas essas informações falham em determinar com precisão como será o futuro. Há ainda mais, grandes mudanças sociais podem transformar a dinâmica socioeconômica e forçando uma rápida adaptação.

O que é uma mudança social? São crises em países, guerras, acidentes, eleições ou pandemias, por exemplo.

Complexity

A velocidade somada com a incerteza traz o terceiro elemento: a complexidade. Ficou difícil decidir qual é a resposta certa, ou sequer se em determinada situação essa resposta existe.

Esse fator de complexidade presente no mundo atual acaba até deixando muitas pessoas (e muitas empresas) prostradas: “se eu não sei para onde ir, então é melhor que eu fique no mesmo lugar.” Seria o pensamento delas.

Busque estratégias: Estratégias para pequenos empresários durante a quarentena

Ambiguity

O que nos leva ao último ponto do mundo VUCA: a ambiguidade. Nem tudo é o que parece, muitas coisas tem mais de uma resposta, muitos pontos de vista estão certos ao mesmo tempo, mesmo que eles se contradigam.

Uma coisa pode ser boa e má, ao mesmo tempo que é benéfica e negativa.

São possibilidades e caminhos que devem ser pesados, analisados, considerados e escolhidos. Mesmo que cada escolha represente certos ganhos por um lado, e algumas perdas pelo outro.

Cada escolha significa uma renúncia e todas terão consequências. Resta a nós convivermos e nos responsabilizarmos pelo que foi decidido.

Você já ouviu falar no paradoxo da escolha? Quando, por exemplo, você precisa escolher um filme para assistir no serviço de streamig e graças à enorme quantidade de opções simplesmente é incapaz de tomar uma decisão.

Esse é um sintoma claro do mundo VUCA, que alia todas as dores (velocidade, incerteza, complexidade e ambiguidade).

Como o mundo VUCA afeta a sua vida profissional

Agora quero falar sobre como o mundo VUCA pode ser usado para o bem, pois sim ainda há um bem que deve ser seguido. Como utilizar o aspecto maleável e transformador dos nossos tempos para buscar evolução na sua vida profissional (e também na sua vida particular).

Leia em seguida: Dicas para fazer Home Office durante a quarentena

Adapte-se

O mundo VUCA interfere em todas as decisões que são tomadas na sua empresa, então o melhor modo de continuar crescendo é gerar uma cultura de renovação. Aceitar novas ideias e trabalhar sobre elas.

O mercado esqueceu de se vacinar contra modernidade líquida, na verdade, ele é o responsável por grande parte dessas mudanças rápidas e imprevisíveis. Pois é no mercado que surgem as principais tecnologias e ideias que permeiam a sociedade.

Então, as organizações tem que dar respostas na mesma velocidade com que são questionadas. Logo, se torna necessário priorizar valores. Pois são eles que mostram para onde você deve ir.

Na empresa em que todos trabalham para alcançar um objetivo maior se mantém competitiva. O melhor modo de sobreviver ao mundo VUCA é quebrar a casca da ferramenta. Uma tecnologia é só uma tecnologia, as intenções por trás do uso que valem.

Então se você está investindo em algo apenas para ter uma nova solução linda em sua loja, esqueça. Mas se você investe em algo para trazer comodidade, para oferecer melhores experiências aos clientes ou para sanar dores do seu público, então estará no caminho certo.

Percebeu? O mundo VUCA, por ser tão incerto, te devolve às suas origens e você vai descobrir onde estão as suas raízes. Lá estarão as respostas para muitas perguntas.

Após entender quem é você, quem é a sua marca, então você pode continuar evoluindo e se expandindo para todos os lados, se reconfigurando, se transformando e se modificando, sempre com base nos seus valores.

Assim é o mundo VUCA e assim a sua empresa poderá crescer cada vez mais.

Quer conversar comigo sobre o futuro do varejo? Marque uma reunião comigo, ela pode ser tanto presencial, quanto por vídeo conferência.

Obrigada pela leitura e até a próxima publicação.

Somos um time de profissionais especializados e apaixonados por impactar pessoas. Desde modelagem e estratégia do negócio, passando pelas criações de design (posicionamento, identidade visual, verbal e espacial, e serviço) até a implementação