O coronavírus levou à derrocada das bolsas de valores em todo o mundo. No curto prazo os trabalhadores informais e os pequenos empreendedores são os primeiros a sentir os efeitos devastadores da doença na economia. Mas a verdade é que os problemas chegarão aos médios e até mesmo aos grandes.
Os ditos pequenos empresários e os prestadores de serviços representam 41,1% da força de trabalho brasileira, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os desafios impostos por este novo cenário assustam e trazer muitas dúvidas. Para amenizar a situação hoje nós trouxemos algumas soluções e dicas que serão fundamentais sobretudo nestes primeiros meses de crise.
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Cabeça no lugar durante a quarentena, aqui está uma das principais estratégias para pequenos empresários
Pode soar e óbvio, mas é fácil perder a cabeça quando sua fonte de renda entra em colapso.
Lembre-se: Se desesperar não vai fazer os negócios acontecerem nem trazer clientes. Recomendamos cuidado com as notícias falsas, que podem induzir a decisões erradas.
Cuidado com as soluções mágicas e cada centavo vale muito
O governo vem anunciando uma série de medidas para atenuar o baque financeiro. O pacote de benefícios soma R$ 147,3 bilhões e inclui antecipação do 13° salário de aposentados e pensionistas, antecipação do abono salarial, adiamento de pagamento de impostos do Simples Nacional de três meses.
Esse alívio é importante, mas o empresário precisa ficar alerta.
Quando o empreendedor vê notícias assim pode achar que está em uma situação confortável, mas dependendo do segmento os problemas virão no futuro. Por exemplo, já que o décimo terceiro foi adiantado então o aumento das vendas de dezembro será menor, impactando diretamente as contas do começo do próximo ano.
Ou seja, as bonificações são fundamentais, mas agora é hora de plantar para colher depois.
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Faça planejamentos e crie cenários
Autônomos ou pequenos empresários devem fazer uma avaliação do cenário geral e do cenário interno.
Por cenário geral entenda a situação do país e do mercado em que a sua empresa está inserida. Por cenário interno é hora de avaliar as capacidades da sua empresa e as habilidades que estão faltando dentro do seu escritório ou da sua atuação.
Para o Sebrae, é fundamental o planejamento de cenários pois eles ajudam a entender as implicações financeiras e operacionais caso a crise dure longos períodos. É preciso pensar nas possibilidades.
A dica está em traçar três cenários principais
- Cenário 1 – crise de 30 dias
- Cenário 2 – crise de 45 dias
- Cenário 3 – crise de 60 dias
Coloque a sua vida financeira em ordem agora mesmo
É fundamental que o empresário liste as contas que precisará pagar e as receitas que ainda tem para receber. Faça isso agora.
Outra possibilidade é checar os serviços que trazem maior rentabilidade ao negócio e a possibilidade de mantê-los mesmo durante a quarentena.
Muitos empresários estão usando tecnologia e redes sociais para manterem um relacionamento próximo com os clientes e evitar cancelamentos de serviços. Use também plataformas de videoconferência para transmitir as aulas e manter a interação com os alunos, por exemplo.
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Cenário 1 – Diminua o número de gastos e reavalie as necessidades
É recomendável que os profissionais listem as ferramentas que possam gerar vendas mesmo durante a quarentena. Depois das listagens, faça o cruzamento dos cenários e se adequar a isso.
Essa adequação ao novo cenário também pode ser dividida em táticas. A primeira delas é destinada a quem já tinha um planejamento para crises, mas está preocupado com o fluxo das próximas semanas.
O segredo está em minimizar os custos. O dinheiro que sobra vira receita para um possível cenário dois.
Cenário 2 – Corte excessos e chegue até o limite da sobrevivência para o seu negócio
Especialmente para os autônomos e empreendedores que já cortaram os seus custos ao máximo: saiba o quanto precisa para sobreviver. É preciso verificar o mínimo necessário para a sobrevivência. Estamos falando de um cenário de crise, ou seja, sem excessos, sem exageros, coloque em números o mínimo necessário para continuar suas operações.
Cenário 3 – Negocie
Renegocie todas as suas dívidas. Esse é o cenário para quem já esgotou todas as fontes de entradas e têm dívidas para pagar. É a hora de colocar a negociação em prática.
Além de minimizar todos os custos é hora de partir para a negociação de dívidas. Nesse atual cenário de crise é a hora de ligar e partir para as técnicas de renegociação.
O Sebrae também listou dicas específicas para alguns setores. Veja só:
As informações a seguir foram pesquisadas diretamente no site oficial do SEBRAE, conheça algumas dicas:
Para quem trabalha com alimentação fora de casa
- Reforce a importância de seguir os procedimentos de higiene na cozinha, no salão e no escritório
- Reduza em um terço a quantidade de mesas e estabeleça uma distância entre as mesas de 2 metros.
- Aumente a prática da entrega direta por delivery ou incentive o consumidor a encomendar e buscar no restaurante
- Negocie com aplicativos de delivery a redução da cobrança de taxa
- Busque fontes alternativas de suprimentos, com diversificação de fornecedores preferencialmente locais
- Preste atenção no prolongamento dos prazos de entrega para avaliar o desempenho e a capacidade de acordo com as promessas do fornecedor e entrega ao cliente
- Para quem trabalha com serviços de beleza
- Não faça demissões nesse primeiro momento para não perder empregados já preparados e não assumir custos com demissão. Se for necessário, antecipar as férias pode ser uma alternativa
- Promova a venda delivery de cosméticos, elaborando kits de produtos que atendam às necessidades das clientes. Melhor ainda se forem personalizados, conforme histórico de procedimentos já realizados no salão
Para quem trabalha com feiras livres
- Faça um planejamento emergencial de modo que você possa trabalhar com delivery, mesmo que de forma temporária
- Planeje com seus fornecedores alternativas de abastecimento no caso da paralisação das atividades dos centros de abastecimento
- Adote uma política de atendimento direto ao cliente via telefone ou WhatsApp
Para quem trabalha com transporte, incluindo motoristas de aplicativo
- Limpe e desinfete seu veículo. Preste atenção especial às superfícies com as quais você e os usuários entram em contato frequentemente
- Mantenha as janelas do automóvel abertas para fazer o ar circular melhor
Para quem trabalha com serviços educacionais
- Substitua excepcionalmente as aulas presenciais por virtuais, tendo como apoio o uso de ferramentas tecnológicas. Sugere-se, inclusive, que esta opção de atendimento ao aluno seja contabilizada como atividade letiva
- Para as escolas que não têm plataforma de ensino à distância, deve-se analisar a possibilidade de uso em caráter emergencial
Para quem trabalha com turismo
- Aproveite o momento de baixa para fazer melhorias na infraestrutura
- Defina política de cancelamento e adiamento das reservas dos serviços
- Tente negociar com o cliente para que a viagem seja adiada, mas não cancelada
Leia em seguida: Dicas para fazer Home Office durante a quarentena
Desejo que estas dicas tenham colocado luz sobre muitas das suas dúvidas. Quero que você tenha certeza de todos nós podemos superar essa crise juntos. A Romero Lab vem lutando pelo varejo e pelo empreendedorismo nos últimos anos e continuaremos firmes na nossa missão.
Muito obrigada pela leitura, ficou com dúvidas ou gostaria de marcar uma reunião? Entre em contato comigo.
Até a próxima publicação.