Dicas para fazer Home Office durante a quarentena

O Home Office virou uma realidade na vida de muitos profissionais. As empresas foram pegas desprevenidas e agora diversas pessoas precisam encontrar uma forma de produzir nesse novo modelo de trabalho tão incomum. E como está o seu home office? Produtivo?

Se você está passando por desafios, tem dificuldades para organizar o seu dia e sente que as horas passam, mas a produção fica mínima. Temos uma lista de dicas incríveis que torarão o seu home office muito mais fácil.

A flexibilidade no trabalho e a capacidade de produzir bem mesmo sob diferentes condições será primordial nos próximos meses, para não dizer nos próximos anos. O mercado mudou, as relações de trabalho sofreram esse choque gigantesco e cabe a você – profissional – encontrar os caminhos dentro deste novo labirinto.

Mas há um caminho e é o que nós vamos apresentar hoje.

Boa leitura e bom home office para todos nós

Veja mais: Novas estratégias de Visual Merchandising

Separe o seu local de trabalho (work station)

É fundamental que você tenha o seu espaço para trabalhar, pois segundo estudos publicados no livro “O Poder do Hábito” o ambiente é responsável por moldar o comportamento. Ou seja, quando você determinar um local para a sua work station se torna muito mais fácil construir o hábito de trabalhar.

Esse lugar precisa ser organizado de maneira que você consiga atuar lá com o mínimo de empecilhos. Seu computador ser configurado com os programas fundamentais, pastas e documentos devem estar próximos da mão. Enfim, quanto menos você precisar interromper o seu trabalho para buscar algo melhor.

Falaremos adiante sobre como a construção desse local de trabalho passa pela compreensão de toda a família sobre as suas horas e as suas necessidades – tanto de isolamento, quanto de tranquilidade para trabalhar.

Tenha uma jornada de trabalho factível

Esse ponto é fundamental para uma jornada de trabalho home office produtiva: compreender o quanto você realmente consegue produzir por dia.

Muitos profissionais ao adotarem o modelo home office acabam ficando encantados com as possibilidades. Distantes do trânsito, das reuniões e de outras distrações comuns do escritório, essas pessoas acreditam que vão produzir 100%, 200% mais em casa, o que nem sempre é possível.

Faça uma analise fria das suas capacidades produtivas e tenha consciência de que haverá um período de adaptação. Você dificilmente vai conseguir produzir no primeiro dia de home office o mesmo que conseguia nos seus dias de escritório. Respeite o seu tempo.

Afaste-se das distrações

Outra dica de outro, evite:

  • Levantar para fazer lancinho
  • Conversar pela casa com a família
  • Abrir redes sociais ou se engajar em atividades fora do trabalho
  • Assistir televisão ou utilizar o celular para fins diversos da sua função

Em outras palavras, se você deseja que a sua jornada de trabalho home office dê certo é preciso assumir uma postura profissional durante o seu horário de trabalho. Estipule uma meta de produção e fique firme nela, você não está em casa, você está no trabalho.

Leia em seguida: 7 tendências de Mercado para acompanhar em 2020

Converse, explique, deixe tudo claro

Esse é o momento de explicar para a sua família que a produtividade home office é um esforço conjunto, mesmo que apenas um membro esteja trabalhando. Do mesmo modo que no item anterior eu lhe falei para assumir uma postura profissional, seus familiares deverão fazer o mesmo.

Encontrem um horário que funciona para todos, dividam bem as tarefas da casa e comunique de forma clara, calma e precisa que você deverá ser considerado ausente durante as suas horas de trabalho.

Ou seja, em outras palavras, você não está em casa. Você está no trabalho.

Elabore uma lista de prioridades

Muito bem, após colocar todos os itens anteriores em prática chegou o momento de elaborar uma lista de tarefas, suas missões diárias.

Essa lista é importante para garantir que você tenha uma sensação de dever cumprido. Ao chegar no final do dia perceberá que a sua lista foi concluída e então poderá descansar em paz, sem ter a consciência pesada.

Esse é um dos grandes desafios do profissional home office e talvez impacte no seu cotidiano cedo ou tarde, a pergunta é: como saber que eu fui produtivo hoje? E o único jeito de saber a resposta é elaborando uma lista de tarefas e levando ela à cabo.

Leia também: Quais são as novas tendências de consumo

Faça pausas e aprenda como descansar

Ninguém consegue trabalhar 8 horas por dia sem fazer pausas. No escritório você certamente tinha estratégias para descansar a mente e isso também deverá acontecer no ambiente doméstico, mas como descansar em casa sem perder o foco?

Bem, o primeiro segredo consiste em ter horários certos para iniciar e interromper a pausa. Segundo, avalie quais serão as suas atividades de pausa, se você vai comer uma fruta, ou apenas fechar os olhos por alguns instantes, quem sabe responder e-mails.

Sua atividade de pausa deve ser algo que possa ser repetido diariamente para se tornar um hábito, sendo assim, escolha algo que não comprometa o retorno ao trabalho – nada de jogos ou outras atividades com a família, por exemplo.

Meditação tem se mostrado uma excelente alternativa para a mente cansada e muitos profissionais home office adotam essa atividade diariamente. Estude as possibilidades e encontre a sua.

Espero sinceramente que estas dicas tenham trazido luz em um momento de tantas incertezas. Agradeço a sua leitura e deixo o convite para que você entre em contato comigo, vamos conversar sobre varejo e as soluções do nosso mercado.

Obrigada e até a próxima publicação.

Somos um time de profissionais especializados e apaixonados por impactar pessoas. Desde modelagem e estratégia do negócio, passando pelas criações de design (posicionamento, identidade visual, verbal e espacial, e serviço) até a implementação