Experiências aumentadas: caiu a última barreira entre o real e o virtual

E no último artigo de junho eu decidi trazer um complemento do artigo sobre realidade aumentada e VR. Mas hoje falarei especificamente sobre as experiências aumentadas e como elas transformam a nossa vida.

Como gosto de fazer, esse será um artigo leve, tratando do tema de maneira direta e abrangente.

As novidades tecnológicas estão entre os assuntos mais caros à equipe da Romero Lab, pois nós sempre buscamos o que há de novo no mercado. E nesse sentido é sempre um prazer enorme escrever sobre um tema tão agradável.

Muito bem, fique confortável e aproveite a leitura!

Veja também como a crise irá influenciar outras áreas: Qual é o futuro da Moda?

Experiências aumentadas: o que muda em nossas vidas

No grande esforço pela aproximação com os seus clientes e também a conquista e até mesmo o desenvolvimento de novos mercados, muitas marcas buscam unificar os contextos e a conexão on-line e off-line com o público.

Esses esforços são criados com a intenção de proporcionar vivências intensas, soluções divertidas e experiencias memoráveis.

Muitos recursos são ativados por localização, voz ou gesto, o que ganhou o nome de Experiências Aumentadas faz com que o público deixe de ser um de mero espectador passivo.

Não há mais o consumidor em si, mas sim um utilizador do serviço. Um elemento atuante, ou seja, quem “assiste” na verdade entra para a categoria de participante ativo de treinamentos, interações com embalagens, divulgações e customizações de produtos, entre tantas e tantas outras soluções.

Recursos que são utilizados por diversas empresas em possibilidades de storytelling fantásticas.

Sabia mais: 5 transformações das marcas para os novos tempos

Como a Experiência Aumentada funciona

Para trazer ao mundo real a concretização de soluções que um dia já foram consideradas impensáveis há um esforço grandioso em busca das novidades na tecnologia.

Esse desenvolvimento da indústria de tecnologia imersiva é composto por diversos elementos, os mais comuns são:

  • Realidades virtual (RV);
  • Realidade Mista (RM);
  • Realidade Aumentada (RA)

Já é possível prever que nos próximos anos essa tendência se intensificará à medida que os dispositivos diminuírem de tamanho. Trazendo ainda mais recursos para os usuários em todas as frentes.

Se você observar a sua vida doméstica hoje perceberá que muitos fios desaparecerem e as tecnologias passaram a oferecer várias entradas simultâneas. São duas transformações que parecem pequenas, mas trazem impactos enormes.

Menos fios significam conexões melhores e baterias mais resistentes. Dois elementos marcantes para a realidade aumentada.

Como a Realidade Aumentada mudou o mercado consumidor

O tema da Realidade Aumentada pode ser abordado por diversas frentes. Ela transformou o consumo de mídias sociais, as ofertas de entretenimento, o mercado de jogos e até mesmo os serviços de vigilância.

Mas nós vamos focar na Realidade Aumentada impactando o mercado consumidor e seus reflexos nos pequenos e grandes empresários. E esse impacto foi enorme.

Por exemplo: durante a pandemia, muitos fornecedores e fabricantes de Realidade Aumentada registraram aumento na demanda por produtos e soluções imersivas. Basta imaginar que esses dispositivos são alternativas para a colaboração a distância e também ótimas opções de entretenimento e educação, sem incorrer em risco à saúde.

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O que a Realidade Aumentada pode fazer pelas lojas físicas

Falando em termos práticos, a Realidade Aumentada pode ser a carta na mão das lojas físicas para virar o jogo “contra” o e-commerce. Lembrando que para nós, defensores do Omnichannel, não há uma briga entre e-commerce e loja física. Há uma clara necessidade de junção.

Sendo assim, essa junção pode vir justamente por meio da Realidade Aumentada. Uma alternativa de experiência que colocará o consumidor em contato com serviços, sensações e atrativos que não poderia ter em casa.

Imagine uma loja temática em que diversos produtos, prateleiras e totens são munidos de recursos com Realidade Aumentada. Transformando as compras em uma experiência Storytelling incrível.

Pois é, a RA tem o poder para fazer isso acontecer. Seus recursos podem trazer os clientes de volta para dentro das lojas. Dessa vez buscando experiências de consumo que não encontrariam em nenhum outro lugar.

Algumas palavras reservadas para a gamificação

Para resumir: a gamificação é o uso de diversos recursos disponíveis nos jogos para engajar as pessoas em muitas atividades. Cursos online estão aplicando a gamificação e obtendo ótimos resultados.

E a Realidade Aumentada pode trazer os recursos de gamificação para o “mundo real” de um modo impressionante. Quer ver um caso clássico? O aplicativo Pokemon Go, se lembra dele?

Pessoas de todas as idades saíam as ruas buscando Pokemons, e quando encontravam a simpática criatura aparecia na tela dos celulares. Portanto, Realidade Aumentada e Gamificação.

Agora imagine utilizar recursos semelhantes, mas com foco em narrativas da sua marca. Clientes andando pelo Shopping em busca dos prêmios secretos deixados pela sua equipe.

Todas essas alternativas são possíveis e a verdade é que a Experiência Aumentada é uma das grandes novidades dos últimos anos. Tem tudo para mudar a nossa vida para sempre.

Conheça o primeiro artigo da série de atualizações: Tendências 2020 Atualizadas: O que é a Vigilância em Massa e como ela muda o mundo

Vamos conversar

Por fim, como eu sempre gosto de terminar, quero lembrar para você que isso não é um monólogo e todo este blog é na verdade um primeiro passo para que possamos conversar mais.

Adoraria saber a sua opinião sobre este e muitos outros assuntos. Afinal de contas, estamos enfrentando diversos desafios em comum e sei que você também busca compreender quais são as próximas tendências.

Sendo assim, entre em contato comigo e vamos marcar uma reunião.

Agradeço a sua leitura e até a próxima publicação.

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