Dicas de design para supermercados

Dicas de design para supermercados

Quer dicas de design para o varejo? Então tome!

Hoje eu trouxe várias dicas bem legais para supermercados, mas elas também servem para outras lojas do varejo em geral.

São truques e segredos que vão desde a organização das gôndolas, até a escolha das fontes no Visual Merchandising.

Então, vamos lá, vamos falar sobre design para supermercados.

Fique confortável e curta muito a leitura de hoje!

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Identifique as características 

O ponto de partida é identificar a característica do produto que deverá ser valorizada para despertar o interesse do consumidor.

Se o produto for destinado a suprir necessidades básicas, como é o caso dos alimentos, devem-se destacar as características nutritivas e de higiene.

Se o consumidor adquirir o produto para presentear outra pessoa, a embalagem deve ser a mais bonita possível, pois o ato de presentear traz consigo a vontade de causar uma boa impressão.

É preciso identificar o melhor material para acondicionar o produto, como vidro, metal, madeira, papelão ou plástico.

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Reforce a comunicação visual

Quanto mais distribuídos e destacados estiverem seus produtos, mais você vai instigar a curiosidade do público. Assim, escolha pontos extras que possam realçar as mercadorias mais vantajosas para você.

Isso pode ser feito com gôndolas práticas e bonitas e com ilhas de congelados visíveis, simples de abrir e de enxergar os alimentos.

Além disso, você pode resultar frutas, guloseimas e afins com móveis de design moderno e boa iluminação. Desse modo, as cores e as formas da comida e dos produtos ficam mais em evidência, chamando a atenção dos usuários.

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Ilha de frutas em supermercado

No entanto, não adianta pensar em todo o layout de supermercado e deixar que filas enormes se formaram nos caixas. Por esse motivo, invista em mobília que permita um checkout rápido, confortável e sem erros.

Outra maneira inteligente é utilizar peças publicitárias específicas para supermercados. Confira algumas opções:

  • Clip stripers: trata-se uma tira de polipropileno, poliestireno e PVC com propaganda de algum produto feito para organizar as prateleiras. Assim, de longe, o cliente já sabe o que vai encontrar ali;

 

  • Wobblers: geralmente são cartões com publicidade de forma redonda, que também são usados para delimitar produtos nas estantes;

 

  • Totens: podem ser de papelão, acrílico ou plástico. Na maior parte dos casos, eles servem para sinalizar o supermercado em seu interior. Dessa forma, o cliente encontra o que procura mais rápido, sem depender de funcionários.

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Dicas para Sinalização de Segurança

A sinalização de segurança é importantíssima para manter o bem estar e a seguridade dos clientes que permanecem no estabelecimento.

Isso inclui direcionamentos para saídas de emergência, extintores de incêndio, partes em reforma e, claro, avisos sobre pisos molhados.

Tratam-se de sinalizações importantíssimas para que ninguém se machuque no interior de sua loja: todo cuidado e proteção é pouco.

Dicas para Sinalização de espaço

Além dos avisos de segurança, é importante apresentar ao cliente onde ficam localizados os setores, como, por exemplo, um guia.

Aqui, entram as sinalizações arquitetônicas: banheiro, caixas de pagamento, açougue, hortifrúti etc.

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Dicas de design para supermercados

Existe uma fórmula para organizar prateleiras de supermercado?

Sim, existe, e é comumente implementada nos layouts dos mercados ao redor do mundo.

Mas qual é o segredo, afinal? O segredo é posicionar os produtos estrategicamente nos cinco níveis das gôndolas.

Esses níveis são:

 

  • Acima da cabeça: Os produtos acima da linha de visão dos consumidores possuem menor visibilidade e, por isso, você deve colocar produtos de menor interesse;

 

  • Altura dos olhos: Este nível também é conhecido como área nobre, pois é o nível que mais aumenta as vendas dos produtos. Nesta área, você deve colocar os produtos com melhor margem de lucratividade, os mais caros. Como o campo de visão dos consumidores atinge diretamente este nível, as compras por impulso são maiores;

 

  • Linha da cintura: Podemos considerar outra das grandes áreas para expor os produtos. Coloque aqui os produtos de grande procura;

 

  • Abaixo da cintura: O nível abaixo da cintura já não faz mais parte do campo de visão dos consumidores, por isso, é interessante que você coloque aqui os produtos mais baratos e que os consumidores mais compram. Desse jeito, mesmo que os produtos não estejam visivelmente posicionados, as pessoas tendem a procurá-los do mesmo jeito, pois são produtos essenciais ou mais baratos;

 

  • Chão: O chão deve ser reservado somente para os produtos pesados.

Fontes para varejo

Para muitos supermercados, as fontes fazem parte de um padrão na comunicação. Não é muito comum as empresas que mudam com frequência essa ferramenta, para definir ou padronizar uma, demanda-se testes e estudos.

Deve-se levar em consideração o fator leitura e tamanho, ambos devem estar alinhados para que não haja nenhuma dificuldade e para que o leitor entenda com facilidade a mensagem na leitura.

Não existe uma regra padrão, entretanto a maioria das empresas utilizam fontes mais simples sem muitos efeitos na descrição e preços nos itens. Nesta maioria, o campo destinado ao preço ganha um destaque, seja ele através do tamanho ou um “bold” para ressaltar melhor a oferta.

Já os demais espaços na comunicação como os layouts, mensagens, cartazes, comunicações internas, entre outros. Tem autonomia para escolherem a fonte que melhor se adequa à mensagem da proposta, sejam elas: serifadas, scripts, manuscritas, entre outras. Em outros casos as fontes utilizadas são as fontes definidas no manual de identidade, estabelecendo um padrão em toda a comunicação da empresa.

Com base a um gosto extremamente pessoal, preparamos algumas fontes que particularmente apostamos, seja pela fácil leitura ou compreensão, seja pela estética apresentada: Confira:

E aí, curtiu as dicas de hoje? São incríveis, né?! 

Quer saber mais sobre Design de Varejo? Então, continue acompanhando o nosso blog. Estamos sempre trazendo segredos, novidades e truques que fazem você vender muito mais.

Agradecemos a leitura e até a próxima! 

Somos um time de profissionais especializados e apaixonados por impactar pessoas. Desde modelagem e estratégia do negócio, passando pelas criações de design (posicionamento, identidade visual, verbal e espacial, e serviço) até a implementação