Entenda como o Design de Varejo tem influência no Branding da sua marca

Entenda como o Design de Varejo tem influência no Branding da sua marca

Hoje eu quero conversar com você sobre todos os elementos que fazem do design de varejo algo fundamental para as estratégias de branding de qualquer empresa.

Tem mais, também pretendo trazer dados e informações práticas para que você possa colocar essas estratégias em uso o quanto antes.

Então, vamos lá, vamos conversar sobre branding e design de varejo e como estes fatores influenciam diretamente as estratégias de marca da sua organização.

Fique confortável e aproveite a leitura!

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Primeiro, vamos entender, o que pode ser considerado Branding? 

Branding, como o próprio nome diz, se refere à marca (brand) de modo mais abrangente. Trata-se da criação de uma marca, trabalhando não só seu conceito interno como também a percepção do público a respeito dela.

Esse processo é fundamental para garantir a integridade da visão, missão e valores da marca em todas as suas atuações, seja nas assinaturas, no discurso, no ponto de venda ou dentro do website.

O profissional de Branding será responsável por garantir que toda a comunicação, seja verbal ou visual, se converta para o mesmo conceito.

Em alguns casos, é feito um Branding 360. Trata-se de uma estratégia mais completa, que engloba todas as formas de manifestação da marca. Vamos pegar como exemplo a marca Melissa: além de uma comunicação visual característica, a marca de sapatos ainda possui um cheiro específico inconfundível.

Todas as pessoas que já entraram na loja ou já compraram um calçado da marca conseguem identificar o cheiro em questão de segundos.

A estratégia olfativa não é uma coincidência ou um processo isolado: também é uma aplicação do processo de Branding em um determinado negócio.

Isso pode variar das mais diversas formas, com modelos característicos, cheiros específicos, texturas diferenciadas, etc.

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E agora, o que é o Design?

O design é uma concepção do visual de um produto, conceito ou marca. O profissional que atua na área trabalha para conferir uma forma funcional e física para uma ideia que lhe foi apresentada.

Em marketing, por exemplo, o design nada mais é do que o desenvolvimento de layouts, logotipos, diagramação, fotos de divulgação, entre outras maneiras de expressar a identidade da companhia.

É interessante ressaltar que o design surgiu para ser uma espécie de ferramenta para as empresas que desejam um melhor produto. Tudo é criado com o objetivo de atrair o cliente. Portanto, o design é muito importante para todas as marcas e a criação de qualquer ideia.

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Como estes dois elementos funcionam em conjunto?

Como vimos, todos os elementos fazem parte de uma cadeia estratégica da comunicação visual de uma empresa que convergem entre si para alcançar o objetivo estratégico de comunicação e posicionamento da marca.

Apesar dessas sinergias, existem diferenças e não são iguais, logo nem todos os profissionais estão hábeis para executar todas as tarefas.

Não é porque você cria uma identidade visual que necessariamente você está habilitado para fazer o Branding.

Da mesma maneira não é porque você entende e trabalha com Branding que você saberá construir com maestria a Identidade Visual.

Portanto, saiba qual parte do processo você faz parte e não utilize os termos de forma deliberadamente errada para conseguir possíveis ganhos financeiros.

Por mais que seja tentador e por mais que possa até dar resultado à primeira vista, ao longo do tempo você poderá prejudicar a sua carreira e literalmente “queimar o seu filme” no mercado. Cuidado.

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Entenda como o Design de Varejo tem influência no Branding da sua marca

Por que o Branding é importante?

Abordamos acima a importância do planejamento. Estamos falando, na verdade, de planejamento de marketing, o universo em que se insere o tema deste artigo.

É no planejamento de marketing que estão expostas as diversas variáveis que tornam viável e orientam o negócio da empresa. Cabe a esse planejamento conhecer o mercado, perfil dos fornecedores, oferta de suprimentos, perfil dos consumidores ( anseios, necessidades, valores, tabus, expectativas e tendências), característica e tamanho da concorrência, oportunidade de negócios e ameaças, entre outros aspectos relevantes.

A comunicação é uma disciplina que está absolutamente condicionada por todas essas variáveis e irá se estruturar a partir do posicionamento da empresa, que é a forma como ela pretende ser vista e atuar perante o público que escolheu para atender e a necessidade desse público que pretende satisfazer.

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Palavras finais: Branding como elemento de reforço para o design de varejo

Como você pode ver, o branding vai além de ações esparsas, ele está completamente inserido na realidade da marca. Da mesma maneira, o design de varejo é o que traz para a realidade toda a potencialidade de uma marca.

Quer saber mais sobre este tema? Então, continue acompanhando o nosso Blog. Estamos sempre trazendo dicas, notícias e novidades sobre o universo do retail design.

Agradecemos a leitura e até a próxima!

Somos um time de profissionais especializados e apaixonados por impactar pessoas. Desde modelagem e estratégia do negócio, passando pelas criações de design (posicionamento, identidade visual, verbal e espacial, e serviço) até a implementação