Dicas de Branding para Varejo

Dicas de Branding para Varejo

Hoje eu quero falar sobre como usar o branding para a sua loja do varejo. As dicas deste artigo são mais abrangentes e podem ser usadas por diversas lojas, independente do tipo.

Entretanto, também tomei o cuidado para trazer dicas que não sejam tão óbvias. Dicas focadas em diferentes etapas do processo de para conquistar seus clientes.

Então, vamos lá, vamos falar sobre branding para varejo. Fique confortável e aproveite a leitura!

Os principais erros que destroem a sua relação com os clientes

Qual é a importância de investir no branding?

Muitas marcas conquistam uma percepção tão favorável junto ao público que acabam criando um valor próprio, independentemente das vendas e das filiais que possuem.

Basta lembrar de empresas como O Boticário, Coca-cola ou Starbucks, por exemplo. Essas e muitas outras são tão valorizadas no imaginário popular que seu valor vai muito além dos bens que possuem. Isso é algo que só se torna possível com o tempo, se a empresa tiver um branding muito bem trabalhado.

Mesmo para empresas que não têm o porte das citadas, o branding é algo muito útil para se destacar da concorrência.

O público hoje está mais exigente do que nunca e pode escolher entre inúmeras opções de compra, muitas vezes similares.

Por isso, se diferenciar se tornou essencial, e o branding é um excelente caminho para conquistar essa vantagem.

Como atrair clientes e aumentar o fluxo da sua loja

Dê razões para o consumidor ir à sua loja

É seu papel atrair mais clientes para dentro do seu estabelecimento. Para isso, você precisa oferecer razões para que eles desejem ir até você.

Você pode fazer isso por meio da oferta de produtos exclusivos na loja física, cupons por e-mail para que o cliente possa utilizar na loja, dias especiais como chamariz – inclusive com eventos e convites especiais para seus clientes e assim por diante.

Invista de marketing de conteúdo

O estudo Content Trends 2019 indicou que empresas que investem em marketing de conteúdo potencializam as visitas dos consumidores em até 1,3 vezes e gera 1,4 vezes mais leads. 67,3% das organizações no país admitem o uso desse recurso.

Isso ocorre, pois o marketing de conteúdo ou inbound marketing consegue criar um laço de proximidade maior com os clientes. Uma vez que conteúdos relevantes de temas distintos a respeito do seu mercado podem atrair consumidores em potencial.

Afinal, se as pessoas gostarem do seu conteúdo, seja no blog ou redes sociais, elas se tornarão mais ativas para ler e interagir com o que você posta e até mesmo indicar para outras pessoas, aumentando as chances de que alguém adquira o seu produto.

Por exemplo, se você vende roupas pode incluir conteúdos relacionados às combinações para cada estação do ano, o que usar em reuniões, quais as cores da moda, entre outros conteúdos para seu marketing digital para varejo.

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A loja tem que ter posicionamento

Essa primeira dica fala da necessidade de deixar claro esse posicionamento, que é o espaço de referência que a loja pretende ocupar na mente do consumidor, tendo em vista que ainda que ele não seja necessariamente estático deve ser sólido.

O posicionamento de uma loja precisa fazer sentido junto aos valores disseminados pela empresa e conversar com os mais variados aspectos de sua identidade.

É um elemento central do sucesso e de como um negócio pode se sustentar e, por isso, é fundamental para o branding, que reforça a identidade, torna a loja mais visível, para que o cliente possa enxergar com mais clareza o que está sendo oferecido.

É muito importante em um contexto de competição potencializada, além de incorporar os valores de relevância e rentabilidade, gerando mais chances para a loja de acompanhar as demandas, tão dinâmicas, dos clientes.

O posicionamento é estruturar a marca e como ela vai se projetar em relação ao público de forma a estar na mente deles num lugar que é muito disputado. Alguns dos pré-requisitos para isso são a visibilidade e estar conectado com os usuários.

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Invista em brindes

Outra forma de fazer um bom branding no varejo é oferecendo brindes que sejam relacionados com a sua empresa.

É uma maneira de fazer naturalmente que os clientes tenham a sensação de ter uma “vantagem” ao comprar com você e, assim, acharem que seu empreendimento está proporcionando uma experiência melhor.

Lembre-se apenas de que o logotipo e os seus contatos devem estar impressos e visíveis em todos os produtos.

Caso você queira fugir do lugar-comum, também é possível instituir um programa de fidelidade ou um cartão da marca. São ações modernas e em consonância com o que os consumidores esperam hoje em dia.

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Use as métricas para auxiliar o seu trabalho

Há um termo em inglês chamado KPI (Key Performance Indicators), cuja tradução é: Indicadores-chave de Performance.

Essas são as métricas, ou seja: indicadores numéricos que servem para monitorar os resultados das ações de marketing. Não existe forma de trabalhar sem esses números.

Da mesma forma como a receita gerada e a margem de lucro são indicadores da saúde financeira da sua empresa, métricas como CAC (Custo de aquisição do Cliente), ROI (Retorno Sobre o Investimento) e Taxa de Conversão (a relação entre o número de pessoas impactadas pela sua comunicação e o número de vendas) são essenciais para medir a efetividade das suas ações de marketing.

Prontinho, agora você já sabe quais são as melhores estratégias para construir uma marca forte para o seu varejo.

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Agradeço a leitura e até a próxima! 

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