Como usar o design para cativar clientes

Como usar o design para cativar clientes

Hoje eu quero falar sobre como usar o design para cativar seus clientes. São estratégias que podem ser usadas por diversos profissionais, desde pessoas que têm uma loja no varejo, até mesmo freelancers ou infoprodutores.

O objetivo deste artigo é mostrar como o design é abrangente e pode ser utilizado em inúmeras situações. 

Então, vamos lá. Vamos falar sobre como usar o design para cativar clientes.

Fique confortável e aproveite a leitura! 

Os principais erros que destroem a sua relação com os clientes

Quais as principais funções do design?

O design envolve a execução de diversas funções. Ele desponta no processo de criação do produto, é moldado por meio de reuniões estratégicas da equipe até que fica pronto no momento de lançamento da peça no mercado.

Durante todas as fases, são avaliadas questões como os logos das embalagens, as suas cores e as melhores maneiras de garantir a usabilidade com conforto e praticidade.

Isso significa que é criada uma identidade visual da marca que estará presente no ambiente corporativo e que serve como uma forma de competitividade no seu segmento de atuação.

Um design com traços atrativos e uma ação publicitária criativa chama a atenção dos clientes pela novidade, fazendo com que eles se sintam atraídos a experimentar o produto.

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Conhecer o seu público-alvo é o segredo

Esta é a regra número um para toda e qualquer estratégia de uma empresa que queira alavancar suas vendas.

Se o objetivo aqui é trazer clientes até você, é preciso entender a língua que eles falam, quais são seus hábitos de consumo, suas necessidades, dores e até comportamentos mais particulares.

É o primeiro passo para começar a direcionar suas campanhas de forma mais assertiva e segmentada.

Assim, você poupa tempo e dinheiro e consegue entregar ao seu público exatamente aquilo que ele deseja.

Um design profissional para conquistar novos clientes

Imagine a seguinte situação: o empresário começa a conversar com um possível futuro cliente, se cumprimentam e ele saca um cartão de visitas claramente caseiro, impresso na própria impressora.

Ou mesmo que seja um cartão de visitas feito em uma gráfica, mas sem um logotipo adequado, apenas com seu nome e endereço, claramente de gosto duvidoso, feito sem atenção aos detalhes.

Pronto: que confiança ele vai despertar em seu cliente, se em um momento tão importante como a primeira impressão já se mostrou descuidado com esse detalhe?

E na hora de apresentar seus serviços? O empresário vai falando de cabeça, dizendo que faz isso ou aquilo, que sua estrutura é tal, com tantos colaboradores e que seus clientes são estes e aqueles.

Acaba se esquecendo de alguns exemplos importantes e não consegue mostrar a relevância de um excelente cliente no mercado e a total confiança que ele deposita em seu trabalho.

Não seria bem mais profissional apresentar um bonito folder, com fotos de sua estrutura, uma lista de atividades e competência e uma relação de seus principais clientes, tudo isso muito bem diagramado e organizado de forma clara?

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Melhora a experiência do consumidor

Você já ouviu falar em unboxing experience? Como o próprio nome sugere, essa expressão pode ser traduzida do inglês como “experiência ao desempacotar”.

Ou seja, é a sensação que o consumidor experimenta quando desembrulha o produto.

O conceito se tornou muito popular no YouTube: usuários gravam vídeos de um unboxing e revelam suas impressões a respeito da embalagem e da mercadoria.

As percepções dos youtubers influenciam — e muito — na decisão dos consumidores e, quando positivas, podem instigar no potencial cliente o desejo de adquirir o produto e ter a mesma experiência.

Como conquistar novos clientes?

Não adianta você dizer que é freela e ficar esperando os clientes baterem na sua porta lhe oferecendo trabalho. Você precisará tomar algumas medidas que irão dar início a uma cadeia de ações que te farão conquistar seus clientes facilmente.

Neste artigo você encontrará quatro passos para conquistar novos clientes, são eles:

  • Primeiro passo: preparando suas ferramentas de trabalho
  • Segundo passo: Escolhendo e segmentando seus clientes
  • Terceiro passo: Trabalhar de graça para conquistar
  • Quarto passo: Divulgue o seu trabalho
  • Quinto passo: Procure trabalho em outros locais
  • Sexto passo: Procure outros profissionais da área
  • Sétimo passo: Esteja sempre preparado

Através destes passos você desenvolverá estratégias e ferramentas eficientes que lhe permitirão entrar no mercado competitivo com mais segurança e sem precisar esperar muito para começar a arrecadar projetos e lucrar com seu trabalho freelancer.

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Confie em embaixadores para a sua marca

A propaganda “boca a boca” é vital em um mercado que fica cada vez mais próximo por conta da internet. Não somente no segmento B2C, mas muito fortemente também no B2B, essa forma mais antiga de marketing vem ganhando uma cara mais arrojada tomando forma de “testimonials” – os famosos depoimentos ou indicações.

E como você já deve ter presenciado, esse tipo de depoimento tem a capacidade de construir ou acabar com a reputação de uma marca. Com a rapidez de compartilhamento, um simples comentário pode ser amplificado e trazer complicações para a empresa (prejuízo que você não pode correr o risco de ter).

Portanto, não deixe falhas em nenhuma etapa de seu processo comercial – da captação ao pós-venda. Faça com que seus clientes satisfeitos sejam embaixadores de sua marca e criem novas conexões para você.

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Como usar o design para cativar clientes

O passo a passo da fidelização

Você provavelmente tem um contato mais próximo com um ou outro cliente, se não tiver, é hora de começar a aprofundar o relacionamento.

Pois bem, selecionei os clientes que estão mais satisfeitos com sua solução e peça que eles deixem depoimentos em seu site sobre os resultados que obtiveram com seu produto ou serviço.

Aproveite também para fazer entrevistas com eles e levantar números palpáveis sobre o sucesso que conquistaram.

Não adianta que eles digam “a solução nos ajudou a crescer”, isso é bacana, mas não impacta tanto quanto “conseguimos um crescimento de 20% nas vendas com a ferramenta”.

Exemplos de outros dados interessantes: corte de $10 mil em custos de desenvolvimento; redução de 40% em custos de manutenção; redução de 10 dias no processo que vai da produção à entrega de um produto.

Percebeu o detalhamento das informações? É isso que seus prospects desejam saber. Portanto, crie cases de sucesso que possam ser compartilhados em redes sociais ou enviados a eles por e-mail e demonstre como você os entregará os mesmos resultados.

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Agora você já sabe como usar o design para conquistar clientes.

Quer saber mais sobre design? Continue acompanhando o blog .Estamos sempre trazendo dicas, notícias e novidades sobre o universo do varejo.

Agradecemos a leitura e até a próxima! 

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