Benchmarking é uma estratégia que pode revolucionar seu varejo.
Imagine ser capaz de aprender as melhores práticas da concorrência e assim adaptar para a sua marca, de modo a potencializar os seus resultados?
Pois é, essas são as promessas do benchmarking. Então. Se você deseja impulsionar a sua marca, este é o seu artigo.
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Benchmarking?
Benchmarking é tomar como referência uma empresa (ou várias) e analisar com profundidade suas técnicas de marketing, produção e processos logísticos, entre outros.
Ter como referência uma empresa que conta com uma boa administração e um grande número de vendas é positivo, pois permite à empresa que está fazendo o benchmarking encontrar possíveis falhas e repará-las.
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Quando você passa a estudar sua empresa, inevitavelmente você estuda todo o mercado.
Essa característica já é o início do benchmarking, que permite conhecer melhor seu lead e até mesmo descobrir técnicas inovadoras.
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Pilares do Benchmark
Para funcionar, um Benchmark precisa ser feito com base em:
Reciprocidade
O benchmarking deve ser compreendido como uma técnica utilizada em parceria, ou seja, de forma recíproca, sem que exista o medo do que a empresa que está recebendo as informações pode conquistar.
Analogia
A análise de mercado deve existir entre empresas, independente do segmento, cabendo a cada informação recebida ser adaptada à realidade da empresa que obteve a mesma, sempre considerando os contextos organizacionais, culturais e estruturais.
Medição
Comparação do desempenho das empresas que são autoridades no mercado com o desempenho da sua empresa para identificar possíveis falhas e também as melhores técnicas para que os resultados melhorem como um todo, visto que o nível será elevado.
Validade
Todos os dados coletados devem ser válidos.
Trabalhar com informações falsas vai prejudicar a empresa que as está analisando, comprometendo todo seu processo. Então, escolha com calma os KPIs desejados e tenha certeza de que você está coletando dados corretos.
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Dica: Estabeleça os indicadores de análise
Uma boa dica para que você faça essas análises é elaborar uma planilha para comparar e preencher aspectos específicos de cada empresa. Selecione as características e métricas que você julga mais importantes para constarem nessa tabela.
Assim, você terá uma visão geral e organizada do que cada companhia tem feito, facilitando a interpretação e a avaliação.
Dica: Benchmarking funcional
Nesse caso, é o processo de trabalho entre as organizações que é comparado. Mesmo que a comparação esteja sendo feita com organizações de segmentos diferentes.
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Dica: Benchmarking interno
Esse modelo busca as melhores práticas de gestão e marketing adotadas dentro da própria empresa, em filiais-modelo, departamentos que aplicam metodologias inovadoras, etc.
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Os tipos de benchmarking no varejo
Agora você já sabe o que é benchmarking, é hora de entender um pouco mais sobre o assunto.
Dessa forma, por mais que essa ferramenta sirva como uma maneira de comparar e observar os resultados obtidos por um negócio, ele pode ser categorizado em quatro diferentes grupos, de acordo com as características particulares de cada um. São eles:
- Interno – comparação de práticas dentro da própria empresa (divisão de tarefas, esquemas de produção, criação ou dissolução de departamentos);
- Funcional – comparação entre processos de trabalho, algo que vale para empresas de áreas de atuação iguais ou diferentes;
- Competitivo – busca da superação da concorrência através da comparação (e consequente melhoria) de suas práticas internas e/ou externas;
- Cooperação – quando duas ou mais empresas criam um grupo de observação mútua para se ajudarem no aperfeiçoamento das tarefas.
Conhecendo os quatro formatos de benchmarking e, também, as necessidades da sua empresa, é possível definir quais deles fazem mais sentido para o seu negócio no momento.
Então, é hora de colocar a mão na massa e passar a produzir o seu benchmarking.
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Para organizar um benchmarking
Os métodos para aplicar qualquer um dos exemplos de benchmarking pode variar, pois é interessante adaptá-lo para a realidade da sua empresa. De maneira geral, o processo vai envolver:
- Escolher o tema de análise do benchmarking;
- Determinar o processo a ser analisado dentro do tema;
- Separar as métricas internas que serão analisadas;
- Reunir os resultados dessas métricas em um determinado período para comparação;
- Comparar e tentar identificar as possíveis causas das diferenças;
- Estabelecer metas para melhorar os resultados do processo interno;
- Repassar para a equipe os novos objetivos e processos de melhoria;
- Colocar em práticas as decisões estabelecidas;
- Fazer um novo relatório para analisar os resultados obtidos.
Pronto, esse foi o básico sobre benchmarking.
Uma estratégia poderosa que pode transformar completamente o seu varejo.
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Agradeço a leitura e até a próxima!