Pense na loja mais agradável que você já esteve, pode ser também o restaurante, ou até um supermercado. O que te atraiu nestes lugares? Talvez você não saiba, mas as lojas realmente marcantes são aquelas com fortes usos do Design Store.
Neste artigo eu vou explicar para você a importância do Design Store e como ele é utilizado pelas marcas para transformarem meros PDVs em locais fantásticos.
Então, vem comigo que nós vamos mergulhar nesse universo do design store.
Fique confortável e aproveite a leitura.
Como atrair clientes e aumentar o fluxo da sua loja
O que faz o Design Store?
É o varejo ligado ao design, não é apenas a parte de decoração ou o projeto de arquitetura da loja, estamos falando de planejamento da operação (atacado, varejo, e-commerce, boutique, magazine) aliado ao tipo do consumidor.
Antes de elaborar um projeto é necessário entender bem sobre o consumidor e também o produto: quem é o consumidor; qual classe social atinge; qual é o produto e quanto custa.
É importante ter um entendimento macro da situação, de negócio operacional aplicado aos elementos do Visual Merchandising também.
Como fazer uma boa comunicação visual para sua loja física
Como o Design Store é aplicado?
Possuem a característica de se parecerem com uma galeria de arte, expondo os produtos de maneira única e artística, com uma diferenciada produção e utilização de iluminação focal.
O projeto das lojas também segue o conceito de omnichannel, idealizado pela empresa, onde os consumidores podem comprar na loja e receber em casa, navegar no site e fechar a operação na loja.
Conhecer os produtos e comprar pelo site, serem orientados, comprar peças, fazer devoluções, críticas, sugestões ou elogios, dentre várias outras possibilidades que passam credibilidade e confiança para quem está adquirindo nossos produtos.
Quais são as estratégias de Design Store?
Muitos não se atentam é que a experiência do cliente está diretamente ligada ao design da sua loja.
Você pode investir nos melhores treinamentos, ter a melhor equipe e um processo de acompanhamento da jornada do consumidor que abrange cada detalhe.
Ainda assim, você precisa de uma loja que traduza o DNA da sua marca, que conduza o consumidor numa jornada de compra que se transforma em uma experiência inesquecível.
Para isso, combinamos as mais variadas competências criativas: arquitetura, design de serviços, marketing, pesquisa de tendências e muito mais.
Tudo com o objetivo de trazer para o PDV as emoções corretas, as sensações ideais para tornar a experiência do seu cliente única.
Usamos cores, formas, luzes, paisagismo, aromas, e até o projeto de cada mobiliário para garantir que:
- Seus produtos têm o contexto apropriado;
- O engajamento do público com o ambiente seja alto;
- A circulação interna é confortável e ideal para o ambiente;
- O valor do seu produto ou serviço aumente.
Para quem deseja começar a aplicar os conceitos de Design Store no próprio negócio, mas não tem experiência na área, a melhor opção é encontrar um parceiro especializado, que saiba utilizar as competências necessárias e desenvolver um projeto que traduza em design tudo o que a marca significa.
5 vantagens que os pequenos empreendedores têm sobre os grandes
Por que usar o Design Store na sua loja?
O Design Store é abastecido da criatividade, da identidade da marca, da consistência e do cuidado pela experiência das pessoas no momento da compra.
A dieta do Design Store deve levar em consideração que a experiência de compra começa com um bom design e deve manter a consistência de estilo e de funcionalidade.
A intenção é gerar uma sensação acolhedora, de conforto e segurança para que a jornada do consumidor nos espaços flua no passo projetado.
Quem é especialista em Design Store no Brasil?
No Brasil, a Romero Lab é pioneira em diversos usos do Design Store nos seus projetos. Basta pesquisar por “design store” no Google e você verá que aparecemos entre as primeiras posições.
Deseja um projeto incrível de Design Store para a sua empresa? Então. Preencha o formulário e me conte um pouco mais sobre as suas necessidades.
Agradeço a leitura e até a próxima.