Alimento reinventado: as transformações no paladar, na mesa e no mercado

Se você for ao mercado agora conseguirá encontrar coisas como: hambúrguer que imita gosto, cheiro e textura da carne animal, desenvolvido e elaborado 100% com base em de ingredientes vegetais, como: ervilha, soja e beterraba.

Não se empolgou? Então que tal uma batata frita, ou macarrão e até mesmo chocolates mais sustentáveis. Desenvolvidos com designs inusitados e moldados por impressoras 3D. Isso mesmo, alimentos feitos em dispositivos que até 4 anos atrás sequer pensávamos que estariam no mercado.

Temos mais novidades ainda, no lugar do gado criado no pasto, em breve você poderá consumir carne desenvolvida em laboratório a partir de células tronco. Saem os fazendeiros e entram os bioengenheiros.

Todas essas novidades fazem parte do que está sendo chamado de comida reinventada.

Hoje eu decidi falar sobre esse assunto, analisando quais são as principais transformações no setor alimentício e o que ainda pode surgir no futuro.

E como eu sempre desejo, aproveite a leitura!

O que é comida reinventada

Comida reinventada fala das novas tendências alimentares que estão se intensificando nos últimos anos. Encontraram nesse 2020 um combustível incrível. Essas mudanças são diretamente ligadas à mitigação de impacto ambiental e redução de sofrimento animal.

Nos últimos meses o número de foodtechs cresce e hoje já corresponde a 2,7% das startups do Brasil. Há uma clara remodelação da indústria de alimentos em andamento e a perspectiva é que os nossos hábitos alimentares sejam impactados para sempre.

Porém, todas essas transformações dependem de investimento. Existe, claro, a vantagem de que o mercado vem atraindo o interesse crescentes de empresas de grande porte. Vamos falar sobre os números nos próximos tópicos.

Como a comida reinventada está transformando o mundo

Veja só, por exmeplo: Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) estimou que a população planetária passará dos atuais 7,7 bilhões de pessoas para 10 bilhões até 2050. Isso traz diversas questões que nós precisamos enfrentar hoje.

Uma delas é a reinvenção da indústria alimentícia, pois como nós comemos hoje é um diferencial crucial para que o meio ambiente. Se quisermos garantir menores consequências no futuro, precisaremos de um aumento de 70% na produção de comida. O que traz outro problema.

Como aumentar a produção de alimento se nossos recursos são escassos? Há um espaço limitado onde podemos plantar, onde criar gado e animais para o abate. Enfim, por mais que haja vontade, com os nossos hábitos atuais será impossível garantir alimento para todas as pessoas no futuro.

E aí surge a comida reinventada.

Como garantir que o futuro seja bom para todos

Há diversas soluções, vamos falar sobre algumas. Por exemplo: o mercado de alimentos livres de agrotóxicos e transgênicos praticamente dobrou no Brasil em cinco anos. Junto com essa mudança também estão as alternativas à proteína animal, que vêm ganhando adeptos até fora da comunidade vegana.

Hoje você pode encontrar no mercado perto da sua casa opções de alimentos com preços acessíveis. São carnes feitas inteiramente com elementos vegetais, sem nenhuma proteína animal.

Elas são deliciosas, pois são feitas com textura e consistência semelhantes às de carne convencional. Quem imaginaria, por exemplo, que uma gigante do fast-food, conhecida pela carne, ofereceria as opções dessa nova alimentação.

Veja também como a crise irá influenciar outras áreas: Qual é o futuro da Moda?

Carnes de laboratório, quando elas vão surgir?

Ainda não é fácil encontrar carne de laboratório no mercado nacional, feitas com células tronco. Entretanto, os avanços tecnológicos mostram um prazo entre cinco a dez anos para a disponibilidade do produto.

Solução essa que é considerada ecológica, nutricionalmente superior e livre de sofrimento animal.

Tem mais, além da simulação do sabor, esse tipo de alimento também poderá derrubar barreiras culturais e econômicas. Sim, há um desafio quando falamos sobre mudança de hábitos das pessoas, sobretudo a alimentação. Desafio que é enfrentado por todos os alimentos elaborados com ingredientes modificados.

Mas, o simples fato de as carnes à base de plantas serem mais saudáveis e melhores para o ambiente como um todo, além de gradativamente mais baratas, trarão cada vez mais pessoas para o seu consumo.

Sabia mais: 5 transformações das marcas para os novos tempos

Desafios legais para a transição

Em alguns países há entraves legais para fazer a transição entre a carne bovina e a carne vegetal. Por exemplo, a associação de Pecuaristas dos EUA dita que a palavra “carne” seja aplicada somente aos alimentos originados exclusivamente do abate animal.

Então, com isso em vista, no caso da carne vegetal, os cidadãos ficam com preocupações éticas, riscos de alergias ou intolerâncias alimentares somam-se à inviabilidade dos custos de produção. Mas algumas coisas virão mudar a nossa visão sobre essas questões para sempre.

As mudanças climáticas

Como eu venho dizendo nas últimas publicações, sobretudo aquelas que tocam em assuntos mais delicados, não estou aqui para defender partidos ou levantar bandeiras.

Mas as mudanças climáticas são uma realidade. Digo isso com base em informações cientificas confiáveis. E se são uma realidade elas impactam diretamente o nosso consumo alimentar.

Vamos aos números: Uma Inteligência Artificial (IA) simulou as características dos produtos de origem animal e testou o que poderia acontecer com o nosso ecossistema. No relatório do IPCC sobre mudanças climáticas, a ONU sugeriu que o alto consumo de carne e laticínios é o que sustenta as mudanças climáticas.

E nesse cenário a mudança dos nossos hábitos de consumo será gradual, porém fundamental.

Veja também como a crise irá influenciar outras áreas: Qual é o futuro da Moda?

Nossa comida, uma mudança gradual, calma, mas constante

Veja bem, não há razões para acreditarmos que o nosso consumo alimentar irá mudar do dia para a noite. Mas se você passou dos 30 anos já deve ter percebido que hoje as opções estão completamente diferentes de como era na infância.

Há um longo caminho para ser percorrido e tenho certeza que muitas produtoras de carne animal também estão preocupadas como o meio ambiente.

Empresas sérias sabem que o nosso consumo pode ser consciente, centrado e bom para a vida das pessoas e para a saúde de todos.

Nossos hábitos vão mudar, como eles sempre mudam. Haverá mais opções e persiste o desejo de que um dia todas as pessoas possam sentar à mesa e ter uma refeição digna.

Sem sonhos assim nenhuma empresa existiria.

Conheça o primeiro artigo da série de atualizações: Tendências 2020 Atualizadas: O que é a Vigilância em Massa e como ela muda o mundo

Vamos conversar

Por fim, como eu sempre gosto de terminar, quero lembrar para você que isso não é um monólogo e todo este blog é na verdade um primeiro passo para que possamos conversar mais.

Adoraria saber a sua opinião sobre este e muitos outros assuntos. Afinal de contas, estamos enfrentando diversos desafios em comum e sei que você também busca compreender quais são as próximas tendências.

Sendo assim, entre em contato comigo e vamos marcar uma reunião.

Agradeço a sua leitura e até a próxima publicação.

Somos um time de profissionais especializados e apaixonados por impactar pessoas. Desde modelagem e estratégia do negócio, passando pelas criações de design (posicionamento, identidade visual, verbal e espacial, e serviço) até a implementação