A retomada do consumo quais são as boas notícias

A retomada do consumo: quais são as boas notícias

Hoje eu quero conversar sobre as perspectivas da retomada e qual é o ânimo do consumidor para esse segundo semestre de 2020.

Como se trata de um assunto delicado, decidi contar com pesquisas intensas e até mesmo trazer trechos completos de um estudo que fala sobre o assunto. Assim as informações estarão conforme publicadas, sem interpretações.

Sei que estamos todos ansiosos pelo desenrolar dos fatos. Queremos ver como o mercado vai reagir e como os consumidores atuarão nessa retomada. E por esse motivo, as informações e as pesquisas aparecem como melhores aliadas.

Então, vamos conversar?

Desejo uma boa leitura a todos.

Veja também como a crise irá influenciar outras áreas: Qual é o futuro da Moda?

Retomada do consumo e dados coletados na pesquisa

Hoje eu trouxe os dados presentes no artigo “Crescimento das vendas do comércio demonstram retomada do setor, avalia presidente da CLD”.

Segue na integra a publicação e depois farei comentários sobre o tema:

“O crescimento de 13,9% nas vendas do comércio varejista, divulgado na última semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que o setor iniciou o seu processo de retomada econômica, avalia o presidente da CNDL, José César da Costa.

Após o tombo recorde causado pelo fechamento do comércio, os números mostram que o setor tem reagido, a recuperação leva tempo, mas a injeção do auxílio emergencial e dos créditos disponibilizados ao setor devem ajudar no aumento das vendas, avalia Costa.

Em entrevista à agência de notícias Reuters, na última semana, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que a influência do auxílio emergencial sobre a economia deve durar, pelo menos, até o final do ano, uma vez que os saques não têm sido feitos de uma só vez e, com a decisão do governo de estender o pagamento de R$ 600 a informais e vulneráveis por mais dois meses, há um fluxo pela frente que ainda está por vir.

Para o presidente da CNDL, o setor ainda conta com a melhoria do acesso ao crédito, além da aprovação e do anúncio de novas medidas pelo governo federal.

O crédito demorou a chegar efetivamente ao empresário, percebemos um olhar do governo para que isso fosse corrigido.  O Pronampe finalmente está operando e novas medidas têm sido aprovadas para destravar o crédito, isso vai dar mais fôlego ao setor. A expectativa é de que esse crescimento se mantenha no segundo semestre, disse Costa.

A reabertura das atividades no país também contribui para as expectativas de retomada do setor. Para o presidente da CNDL, a população está passando por um momento de mudança cultural, onde a segurança será fundamental para que as pessoas voltem a entrar nas lojas para fazer suas compras.

À medida que a economia vai reabrindo e que as pessoas voltam a circular, a tendência é de que as vendas aumentem. Mas o consumidor precisa se sentir seguro e o varejo tem papel fundamental na construção desse novo modelo de relacionamento entre as pessoas. Os protocolos de segurança precisam ser seguidos por lojistas e pela população para que a retomada seja efetiva. Os desafios continuarão, uma vez que passamos por patamares historicamente baixos, mas a recomposição segura das atividades tem papel fundamental nesse processo de retomada”, afirma José César da Costa. Fonte: CNDL”

Sabia mais: 5 transformações das marcas para os novos tempos

Lições de casa para o varejo

Após avaliarmos os dados apresentados pelo artigo acima, podemos citar estratégias para garantir que a sua loja tenha condições de reagir diante de um quadro tão desafiador.

Vamos começar pelas soluções emergências, aquelas tarefas que devem ser feitas hoje:

  • Aplicação de protocolos de segurança: afinal de contas, temos que conquistar um cliente que está muito inseguro e relutante em relação às compras online;
  • Tickets mais baixos: o auxilio emergencial representa uma injeção de ânimo no mercado, mas o cliente não vê essa quantia como um convite às compras maiores. Invista em produtos de pouco valor que podem ser adquiridos sem prestações;
  • Formação de parcerias e estratégias emergenciais: é preciso atuar com o mínimo necessário, sem extras e investimentos pesado. Também convém firmar parcerias com empresas sérias que estejam buscando fomentar o setor como um todo, mais do que apenas lucrar.

A retomada do consumo quais são as boas notícias

O que é possível fazer nesse cenário

As mudanças no mercado trazer novas perspectivas para o varejista. Nos últimos meses eu venho discutindo inúmeras estratégias, tendências e lançamentos voltadas para a superação das crises.

Muitas coisas estão sendo implementadas na velocidade da luz, como as opções de delivery, enquanto outras ainda engatinham. A verdade é que cada varejista sabe onde o calo aperta e consegue detectar quais são as oportunidades ou possibilidades para as suas lojas.

De todo modo, o melhor jeito de caminhar com passos firmes ainda é um só: obter informações seguras. Talvez a pandemia esteja entrando em seus últimos dias, com o desenvolvimento das vacinas e das estratégias de contenção.

Mesmo assim, ainda sofremos de um mal tão perverso quanto: as fakenews ou informações incorretas.

Nesse cenário, é muito difícil para qualquer empreendedor saber o que fazer. Pois, na falta de informações relevantes, há uma tendência evidente de congelamento. Sem saber em quem confiar todos ficamos parados.

Aconselho você a buscar os melhores sites e sempre corroborar o que você ler com informações de outras fontes. A sua vida empreendedora ficará muito mais fácil se você puder contar com informações vindas de fontes seguras.

Leia também: 8 transformações fundamentais para os próximos meses

Vamos conversar

Por fim, como eu sempre gosto de terminar, quero lembrar para você que isso não é um monólogo e todo este blog é na verdade um primeiro passo para que possamos conversar mais.

Adoraria saber a sua opinião sobre este e muitos outros assuntos. Afinal de contas, estamos enfrentando diversos desafios em comum e sei que você também busca compreender quais são as próximas tendências.

Sendo assim, entre em contato comigo e vamos marcar uma reunião.

Agradeço a sua leitura e até a próxima publicação.

Somos um time de profissionais especializados e apaixonados por impactar pessoas. Desde modelagem e estratégia do negócio, passando pelas criações de design (posicionamento, identidade visual, verbal e espacial, e serviço) até a implementação