O mercado de consumidor vive a sua plena transformação. São mudanças estruturais que moldam as diversas áreas de relação entre uma marca (uma loja) e seus clientes.
Quer ver só? Os consumidores estão mais informados, conectados, exigentes, engajados e conscientes. Isso para falar apenas alguns adjetivos. Hoje, quem compra da sua loja sabe o peso que tem na cadeia de valor da relação. Isso em qualquer setor ou área de atuação
Em termos simples: o cliente sabe que é importante.
Se em alguns períodos dos anos 80 e 90 os consumidores tinham poucas opções e pouco poder de barganha. Tudo mudou drasticamente.
Hoje eu vou conversar com você sobre as 8 transformações necessárias para que a sua loja consiga destaque nos novos cenários. Aproveite a leitura!
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Como as 8 transformações começaram
Tudo começou com o aumento crescente do comércio eletrônico e do uso da tecnologia na negociação, o que tem interferência em muitas questões. Trazer a tecnologia é ótimo para a sobrevivência e o desenvolvimento das empresas, mas sua aplicação deve ser consciente.
E esses pontos se tornaram ainda mais relevante diante dos reflexos da pandemia.
Colocando em termos práticos: o consumidor foi empoderado, e esse novo consumidor abandonou seu papel passivo. Agora os clientes sabem que são o epicentro no qual setor evolui.
Ou seja, é o consumidor que define e dita as estratégias para as empresas.
E em um cenário tão diferente as empresas precisam aparar inúmeras arestas para garantir que a presença no mercado seja sólida e eficiente.
Quais são as principais soluções
Muitas das soluções estão no fomento de novas experiências. São estratégias que visam a geração de lealdade, o posicionamento favorável, e até mesmo a memória afetiva. Logo, é tempo de se comunicar com o seu cliente.
Diante de todo esse processo de transformação, somando com efeitos da pandemia, podemos descobrir quais são as 8 tendências mais importantes para as lojas, começando no segundo semestre de 2020.
Sabia mais: 5 transformações das marcas para os novos tempos
Quais são as 8 tendências para o setor de varejo e consumo
Todas essas tendências foram analisadas por uma gigante do porte da KPMG. Sendo assim, podemos garantir a qualidade da informação.
- Pessoas no centro
- A experiência e a lealdade do cliente
- A confiança como motor do crescimento
- Rumo a um modelo eficiente e ético no uso dos dados pessoais
- As novas plataformas e modelos de negócios
- Cooperação e colaboração
- Cadeia de suprimentos inteligente e responsiva
- A tecnologia como base para o desenvolvimento
As empresas de sucesso revelam que não há varejo sem tecnologia. A digitalização do setor segue em velocidade acelerada, acompanhando a mudança nos hábitos de consumo e seus impactos no fluxo de compras.
Essas mudanças significativas mudam até mesmo o que nós podemos definir como consumidor.
Por exemplo: consumidor, antigamente, era quem entrava em sua loja e adquiria um dos seus produtos. Hoje o consumidor pode ser aquele leitor fiel do seu blog, ou a pessoa que curte e comenta em suas publicações.
Há muitas formas de consumir e a sua loja precisa entender e valorizar todos os tipos. Mesmo que não represente um ganho financeiro de curtíssimo prazo.
Desdobramentos da nova realidade de consumo
Essa nova realidade exige que as empresas implementem estratégias criativas de negócios. O mercado ganha mais opções e com isso os consumidores se sentem cada vez mais empoderados. Gerando um ciclo virtuoso, o cliente exige mais da marca, e a marca consegue se desenvolver à altura.
A equipe da KPMG também analisou que apesar de muitos países se manterem na fronteira do desenvolvimento e buscarem de muitas maneiras novas conquistas para o setor, a América do Sul está, em geral, atrasada.
Isso se deve aos níveis mais baixos de renda e consumo per capita. Tudo isso somado afeta o valor cobrado e a quantidade disponível de produtos. Resultando, por fim, em investimentos mais baixos.
Mas, nada disso serve para desanimar. As empresas da nossa região do mapa continuam gerando iniciativas de atualização. Ou seja, quando você busca novas estratégias para a sua loja está ajudando o mercado consumidor como um todo.
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Palavras finais sobre as 8 transformações fundamentais para os próximos meses
Esse foi um artigo introdutório. Achei necessário primeiro mostrar para você o contexto geral dos mercados antes de esmiuçarmos cada uma das transformações.
Continue acompanhando o nosso blog e você verá que nos próximos dias vou falar sobre cada uma dessas mudanças, detalhando os passos necessários para a implementação de todas as soluções.
Vamos conversar
Por fim, como eu sempre gosto de terminar, quero lembrar para você que isso não é um monólogo e todo este blog é na verdade um primeiro passo para que possamos conversar mais.
Adoraria saber a sua opinião sobre este e muitos outros assuntos. Afinal de contas, estamos enfrentando diversos desafios em comum e sei que você também busca compreender quais são as próximas tendências.
Sendo assim, entre em contato comigo e vamos marcar uma reunião.
Agradeço a sua leitura e até a próxima publicação.