Sua loja está vendendo bem? Se a resposta for sim. Você não precisa ler este artigo. Pode ir contar o seu fluxo de caixa, investir em novas estratégias de marketing e, quem sabe, até melhorar o design de varejo do seu comércio.
Contudo, se a sua loja não está vendendo bem, você sente que poderia melhorar. Se acha que dá para jogar aquela meta lá no alto e estourar de tanto vender.
Então este artigo foi feito inteirinho para você.
Hoje eu quero mostrar quais são as 7 atitudes que transformam simples lojistas em vendedores incríveis.
São aquelas atitudes que você precisa passar para o seu time de atendimento e assim colocar a sua loja em destaque no mercado.
Então, vamos lá.
Fique confortável e aproveite a leitura!
Os principais erros que destroem a sua relação com os clientes
Atitude proativa
Querer fazer.
Muito comumente dizemos que alguém não é competente para exercer determinada tarefa, usando esse conceito como sinônimo – exclusivo – de falta de habilidade, ou falta de conhecimento, ou até mesmo só falta de atitude.
Possivelmente você conhece algum vendedor que já fez vários cursos de técnicas de venda, diversos cursos sobre o mercado no qual atua, e sabe muito sobre o produto que vende, mas mesmo assim não consegue ter produtividade em suas vendas.
Como atrair clientes e aumentar o fluxo da sua loja
Planejamento
Os vendedores de alta performance não ficam esperando seus líderes dizerem o que eles precisam fazer para conquistar bons resultados.
Eles são pró ativos e organizados e fazem seu próprio planejamento de atividades. Isso os ajuda a gerenciar melhor o tempo, definir prioridades e, consequentemente, a cumprir os prazos com excelência.
Paixão (passion driven)
Ninguém é bem-sucedido se não for apaixonado por aquilo que faz. Ou seja, os vendedores devem amar o exercício da sua atividade. Isso significa não encarar seu trabalho apenas como “vender”, mas como a oportunidade de contribuir para a realização dos sonhos e desejos das pessoas.
A princípio, isso parece soar meio poético, mas deve ser encarado dessa forma. Se um profissional de vendas enxerga a sua atividade apenas como um fardo, dificilmente será bem-sucedido.
Além disso, a paixão está nitidamente ligada à motivação, ou seja, trata-se de uma das características de um bom vendedor que não pode ficar de fora da sua personalidade. Portanto, vista a camisa do time e faça a diferença, como veremos a seguir.
Como fazer uma boa comunicação visual para sua loja física
Vontade de se desenvolver
A verdade é que, mesmo que você tenha sido agraciado com o dom da negociação, isso não é suficiente para se tornar um vendedor bem sucedido. É preciso muito esforço, tentativa e erro até acertar.
Se você é um vendedor iniciante, mas já está fazendo as primeiras ligações, talvez tenha percebido que uma parcela muito pequena do resultado em vendas depende de talento.
Ao contrário do que nos diz o senso comum, vender não é apenas uma arte, é também uma ciência, com processos bem definidos. Logo, qualquer um pode aprender.
Mas como?
No Brasil, ainda não temos uma educação formal nessa área. Não existe faculdade para isso, então qualquer um pode se aventurar como vendedor. Embora não seja necessário ter experiência para ingressar no mercado, é preciso disposição para estudar e se desenvolver.
Entenda como o Design de Varejo tem influência no Branding da sua marca
Pesquisa
Obter novas informações: para se certificar de que em caso de novas visitas do cliente a loja obtenha uma maior chance de ratificar a venda, o profissional deverá também se certificar de que deve conhecer melhor o cliente e todas as suas necessidades, assim como a atuação da concorrência junto a ele.
5 vantagens que os pequenos empreendedores têm sobre os grandes
Resiliência
Como falamos sobre largar o osso, vamos falar agora sobre persistência versus teimosia.
Uma coisa é conhecer bem as oportunidades, entender o grande diferencial da sua marca e ser persistente, porque acredita que o cliente tem potencial, perfil e capacidade para contratar a sua empresa.
Outra coisa é querer que alguém compre o seu produto independentemente de ter potencial, apenas porque você acha que ele pode ou deve comprar, sendo que ele realmente não vai comprar.
Em um caso temos a persistência – a ideia de que conhecemos a necessidade do cliente e o que vendemos é aquilo que ele precisa.
Do outro lado, a teimosia, que é simplesmente o fato de insistir, sem nenhum argumento, em alguma coisa que muitas vezes não tem lógica ou razão.
Prontinho, agora nós já falamos sobre as principais atitudes que um lojista tem que ter para se transformar em um vendedor formidável.
Quer saber mais sobre o tema? Então, continue acompanhando o nosso Blog. Estamos sempre trazendo dicas, notícias e novidades sobre o universo do design de varejo.
Agradecemos a leitura e até a próxima!