Apesar da retomada das últimas semanas, nós já podemos afirmar com bastante segurança de que os números do varejo para 2020 ficarão estacionados em um patamar muito inferior do que gostaríamos. Sendo assim, é tempo de pensar em alternativas para manter o fluxo de caixa.
Nesse cenário, muitas lojas apostaram em duas soluções: o delivery e o e-commerce puro e simples (até mesmo reconfigurando completamente o modelo de atuação no mercado).
Hoje eu trago informações para mostrar para você qual é a melhor opção para a sua loja. Quero discutir os pontos fortes e fracos das duas alternativas, e assim você será capaz de decidir qual melhor se enquadra no seu modelo de negócio.
Então, muito bem, vamos começar.
Fique confortável e aproveite a leitura!
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Delivery e E-commerce: veja os desafios da implementação
O e-commerce está em alta no setor, sobretudo quando nós falamos das empresas voltadas para alimentos e bebidas. Nas diversas reuniões que participamos com nossos clientes, sempre esbarramos em uma pauta importante para os últimos tempos: a implementação de projetos de vendas on-line.
Esse assunto é importante para todos. Seja um mercado de conveniência de bairro, ou uma grande rede de lojas. Todos querem saber como vender pela internet, independentemente do tamanho ou localização geográfica.
Vamos aos números e o que contratar primeiro
Falando sobre os dias de hoje, na maioria dos projetos já implementados, o percentual do canal on-line representa perto de 3% das vendas totais. E essa taxa causa uma avaliação do retorno sobre o investimento (ROI) e a agilidade de implantação do projeto de vendas on-line.
Ou seja, qual é o investimento necessário para implementar? Em quanto tempo esse investimento será devolvido? E qual é a velocidade para implementar essa solução?
De todo modo, independentemente da escolha, essa implementação da estratégia para o varejista iniciar suas vendas online deve passar por uma reestruturação interna. Ainda mais quando pensamos na árvore mercadológica. Ou seja, a categorização ou a estrutura do cadastro de produtos e clientes (normalmente feita com o auxílio de uma solução CRM).
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Comece elaborando uma tabela de necessidades e soluções
Para você iniciar a sua escolha entre uma plataforma de e-commerce ou delivery, você precisa primeiro colocar em uma lista quais são as principais dificuldades da sua loja hoje.
Então, com essa lista em mãos você irá comparar quais são as suas urgências com as principais facilidades fornecidas por cada modelo de negócio. Será preciso conhecer as principais característica entre cada uma, mas calma, pois eu elaborei uma tabela com as principais qualidades de cada modelo.
Entretanto, de acordo com o formato do negócio, tamanho da cidade, número de itens no seu estoque e claro a estrutura logística as informações poderão alterar. Considere a tabela um referencial, não um modelo fechado sobre o mercado.
Como avaliar a parte técnica para escolher entre Delivery ou E-commerce
Já falando sobre a parte técnica, tenha bastante cuidado para avaliar as plataformas online. Afinal de contas, ali estará representada a sua loja. Tem mais, um e-commerce precisa de atualização constante, então invista em uma plataforma de uso facilitado.
Os principais itens para uma boa plataforma e-commerce ou delivery são:
- Configurações para integralização dos dados de estoque
- Controle seguro das finanças (contas a receber)
- Controle seguro da cobrança
- Alternativas para conciliação de cartão de crédito e o cadastro de clientes.
Para finalizar, a sua avaliação deve levar em consideração outros pontos, como:
- Tamanho da empresa
- Número de funcionários
- Perfil dos clientes
- Tempo de experiência necessário até o uso completo do serviço
- Linguagem de programação utilizada
- Design
- Processo de compra
- Formas de pagamentos
- Logística de separação
- Otimização das entregas.
Há inúmeras opções de plataformas e-commerce e eu decidi não incluir nesse artigo nomes, para não ser injusta com as
O último passo corresponde ao esforço para atender as expectativas do cliente nos pós compra. Então, fornecer o produto certo, na hora certa, nas embalagens e temperaturas corretas, na quantidade correta e no preço correto.
Tudo isso parece muito simples e óbvio. Mas a verdade é que muitos clientes estão reclamando dos produtos que eles recebem em casa.
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Como se adaptar ao novo normal do varejo
Muito se fala sobre o novo normal, sobre as transformações permanentes (ou de longuíssimo prazo) causadas pelo novo coronavírus.
Falando sobre o novo normal do setor de varejos, podemos prever que ele deverá sofrer alterações significativas nos próximos meses. Já que a retomada das cidades coloca as lojas em uma situação desafiadora.
Essas mudanças virão seja através da contratação de consultorias especializadas na solução das crises, até a busca por soluções em design e arquitetura voltadas para tornar as lojas física mais seguras.
De todo modo, as soluções de e-commerce e Delivery também fazer parte desse novo normal. Pois os clientes adotaram essas soluções e se habituaram a elas. Será muito difícil para o consumidor que se acostumou a comprar em casa voltar para as compras puramente presenciais.
Os critérios para escolher entre uma solução Delivery ou E-commerce
Fonte: Elaborado pela Vanucci Consultoria (2020)
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Vamos conversar
Por fim, como eu sempre gosto de terminar, quero lembrar para você que isso não é um monólogo e todo este blog é na verdade um primeiro passo para que possamos conversar mais.
Adoraria saber a sua opinião sobre este e muitos outros assuntos. Afinal de contas, estamos enfrentando diversos desafios em comum e sei que você também busca compreender quais são as próximas tendências.
Sendo assim, entre em contato comigo e vamos marcar uma reunião.
Agradeço a sua leitura e até a próxima publicação.