Você sabe o que é SPRINT? Ele é, basicamente, uma etapa da metodologia ágil SCRUM voltada para foco total em uma tarefa. Ou seja, com o SPRINT a equipe fica centrada em desenvolver uma solução.
Hoje eu quero mostrar para você maneiras de colocar o SPRINT em prática e garantir que a sua equipe fique mais focada e produtiva. Tem mais: também quero apresentar formas de utilizar estratégias similares ao SPRINT, sem a necessidade de implementar toda a metodologia SCRUM.
Estou falando grego para você? Tudo bem. Vou explicar todas essas terminologias no artigo de hoje e mostrar formas práticas de produzir ótimos resultados com a sua equipe.
Muito bem. Vamos começar. Fique confortável e aproveite a leitura!
Veja também: Dicas incríveis para organizar a sua vitrine
O que é SPRINT e o que é SCRUM
Aqui no Blog tem um artigo completinho falando em detalhes sobre o SCRUM, dá uma olhadinha lá para mais informações depois. Mas para que você possa entender o conteúdo presente neste artigo, vou fazer um resumo agora rapidinho.
SCRUM é uma metodologia ágil, criada inicialmente pelas equipes desenvolvedoras de softwares. Seu nome vem de uma estratégia do RUGBY e a sua aplicação se mostrou tão eficaz que ganhou diversos mercados.
Basicamente. O Scrum lida com melhora contínua. Ou seja, cíclica, com feedbacks diários. Formado por diversas etapas, a sua fase mais importante se chama SPRINT, quando a equipe foca totalmente em desenvolver a solução ou o produto.
Leia também: Dicas de SEO e produção de conteúdo
Como o SPRINT funciona
Há inúmeras formas de fazer um SPRINT e cada mercado tem suas particularidades. Contudo, dentro do universo do Scrum um Sprint funciona basicamente de uma forma:
- Os profissionais priorizam as ações e se concentram totalmente nelas;
- Há uma reunião diária com o objetivo de oferecer feedbacks para o que está sendo desenvolvido.
Tem mais, um produto gerado por meio do Sprint não precisa estar, necessariamente, 100% concluído. Note que muitos aplicativos e softwares hoje são lançados com base no mínimo necessário para a utilização.
E com o passar do tempo os feedbacks recebidos vão melhorando a solução.
Mais dicas: Use os arquétipos para aumentar as suas conversões
Formas de aplicar o SPRINT
Pensando nisso, vamos imaginar a realidade de uma loja do varejo e pensar em formas de aplicar o Sprint nesse caso. Pensemos que o objetivo final seja aumentar as vendas em 10%, e atingir um número X de faturamento na Black Friday.
Antes de iniciar o Sprint, o time de profissionais da loja deverá separar a tarefa em algumas etapas. São elas:
- Reunião de planejamento do Sprint
- Desenvolvimento
- Reunião diária (daily Sprint)
- Revisão diária (atualização)
Reunião de planejamento do Sprint
A reunião de planejamento serve para alinhar todos os envolvidos no Sprint dos objetivos desejados. Perceba que, um Sprint fala primeiro sobre resultados, para depois falar de processos.
Afinal de contas, os processos serão atualizados em tempo real conforme as necessidades. Sempre buscando a melhor maneira de conquistar aquele objetivo.
Nessa reunião de planejamento são dados os primeiros passos para que o desenvolvimento possa acontecer. No exemplo da loja, nessa reunião surge a primeira versão do roteiro de vendas adotado.
Comunique-se melhor: Como fazer um ótimo e-mail marketing
Desenvolvimento ou execução
Com todos os profissionais alinhados aos objetivos, chegou o momento de iniciar a execução. Nessa hora os vendedores vão colocar em prática o roteiro elaborado para as vendas.
Essa primeira abordagem deve ser total e absoluta, para que as informações no final do dia sejam seguras. Ou seja, o time de vendas precisa seguir à risca tudo o que foi planejado durante a etapa anterior.
Ao final do dia ocorre o primeiro Daily Sprint, quando as as primeiras análises são consideradas.
Sua melhor imagem: Como fazer ótimos vídeos institucionais
Daily Sprint
Daily Sprint é uma reunião centrada em um objetivo: avaliar o desenvolvimento geral da estratégia de Sprint. Ou seja, ela não serve para tratar de outros assuntos, apenas daqueles que estejam diretamente relacionados com a entrega final.
O primeiro Daily Sprint, normalmente, conta com poucas informações válidas. Contudo, conforme os dias passam, é possível ecumular dados e assim ter uma visão muito mais clara do que está dando certo.
Um Daily Sprint tem poder para mudar completamente as estratégias, se essa atitude for necessária. Portanto, no exemplo da loja, caso os vendedores detectem um erro grave no roteiro de vendas ,eles podem apresentar essa questão no daily sprint e o roteiro ser completamente descartado.
Revisão diária ou atualização
Estratégias de Sprint são pensadas para durar, em média, 14 dias úteis. Isso significa que as atualizações serão constantes, sempre focando em melhores resultados.
A revisão diária é uma obrigação para o time que deseja obter melhores resultados com a metodologia Scrum. Pois, mesmo que um plano pareça incrivelmente eficaz no dia do planejamento, é na prática que os resultados devem aparecer.
Pode ser que no momento da revisão seja necessário mudar o design de um anúncio. Ou trocar completamente os produtos presentes em um mostruário.
Notas importantes sobre o Sprint
Algo que deve ser mencionado: atualização não é chute. Veja, o Daily Sprint (reunião diária) serve para que o time discuta quais são as abordagens que estão dando certo, e quais não estão.
Entretanto, toda solução oferecida precisa estar pautada em um conhecimento técnico. Nenhuma atualização pode ser baseada em achismo.
É por essa razão que o Scrum Master é tão importante, o chefe do Scrum. Ele é um facilitador capaz de apresentar caminhos para o time de desenvolvedores. No exemplo da loja, o Scrum Master pode ser o gerente, ou o vendedor com maior conhecimento técnico.
Essas foram as minhas dicas para que você aplique o Sprint no seu varejo e aumente o engajamento da sua equipe.
Vamos conversar
Por fim, como eu sempre gosto de terminar, quero lembrar para você que isso não é um monólogo e todo este blog é na verdade um primeiro passo para que possamos conversar mais.
Adoraria saber a sua opinião sobre este e muitos outros assuntos. Afinal de contas, estamos enfrentando diversos desafios em comum e sei que você também busca compreender quais são as próximas tendências.
Sendo assim, entre em contato comigo e vamos marcar uma reunião.
Agradeço a sua leitura e até a próxima publicação.