Gamificação (ou gamification) é uma das mais incríveis estratégia para aumentar o engajamento da equipe. Eu já fiz um artigo sobre este tópico e de lá pra cá pesquisei mais sobre o assunto, hoje eu trouxe outras dicas e alguns complementos.
Meu objetivo é mostrar como usar a gamificação no varejo. Contudo, claro que as dicas aqui são facilmente aplicáveis em diversos contextos. Essa é inclusive uma das grandes vantagens da ferramenta, ela é expansível e moldável.
Bem, sem mais demoras, vamos conversar sobre como utilizar a gamificação e aumentar o engajamento da sua equipe e dos seus consumidores.
Fique confortável e aproveite a leitura!
Resumo: o que é gamificação
Rapidinho aqui. Gamificação é a transposição das estratégias presentes nos jogos para diversas outras áreas da vida. Essas estratégias são:
- Soma de pontos
- Evolução em níveis
- Premiações
- Ranking
- Competitividade sadia
- Interação lúdica
- Entre muitas outras
Aplicativos de idiomas fazem uso da gamificação. Há também muitas estratégias de marketing que usam destes recursos. Por exemplo, somar pontos em uma cartela para trocar por um produto é gamificação.
Invista em Personagens e Storytelling
Para usar a gamificação na sua loja você precisa começar investindo no lado lúdico. Ou seja, crie personagens e desenvolva estratégias de storytelling. Converse com os profissionais responsáveis pelo design da loja e garanta que estes dois elementos estejam em evidência.
Um jogo conta histórias, por esse motivo ele é tão engajante. Sendo assim, garanta que a sua loja também esteja contando histórias incríveis para os clientes. Este será um primeiro passo da gamificação.
Crie uma disputa saudável
Essa é interessante, sobretudo para o time de vendas. Criar disputas saudáveis garante que todos os envolvidos estejam sempre em busca da evolução. Afinal de contas, é a concorrência que nos mantém em movimento, não é mesmo?
Alimente essa disputa, desde que ela se mantenha em nível profissional. Uma boa disputa interna saudável é capaz de elevar a moral de todos os envolvidos e manter o time competitivo.
Ofereça ótimas recompensas
Para que exista uma disputa, é preciso existir um prêmio. Sendo assim, toda estratégia de gamificação eficaz oferece recompensas. E tome nota: a recompensa não pode ser algo que o profissional ou cliente já ganharia de qualquer jeito.
Ou seja, a recompensa para um cliente não pode ser um produto bem feito, ou um atendimento de qualidade. Essas coisas são básicas.
Do mesmo modo, a recompensa de um profissional não pode ser uma premiação módica, ou um dia de folga. Pois essas coisas também são vistas como básicas.
É preciso realmente premiar. Investir nisso. Assim a sua estratégia de gamificação será muito mais eficaz.
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Planeje a evolução de maneira clara e objetiva
Nada é pior do que um jogo confuso. Jogadores que não entendem as regras de uma partida desistem dela no meio. Portanto, todas as etapas da sua estratégia de gamificação devem estar claras e bem definidas.
Todos os envolvidos devem entender cada processo, cada objetivo, cada premiação. Sem margens para dúvidas.
O mesmo vale para os clientes: nada é pior do que uma promoção confusa e repleta de letras minúsculas.
Informe com o máximo de precisão que você for capaz as regras envolvendo a sua estratégia de gamificação. Apenas essa atitude é capaz de assegurar o sucesso do investimento. Pode acreditar.
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Crie uma forma de somar pontos
Jogos possuem moedas, ou uma espécie de soma de pontos. Faça isso para a sua estratégia de gamificação, crie um jeito dos resultados serem somados por meio de pontos ou algo similar.
Aqui uma dica importante: ganhar pontos deve ser uma tarefa mediana. Não pode ser nem tão fácil – ou ninguém irá valorizá-los – nem tão complexa – ou não haverá motivação o bastante para conquistá-los.
O segredo está em criar pontos que estejam diretamente relacionados com as atividades da gamificação. Então, se você deseja que o time faça um refresh sobre um determinado tema, crie pontos envolvendo horas de estudo, etc.
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Dê prêmios para colaboração
Por fim, essa é talvez a dica de ouro, mas que poucas empresas colocam em prática. Você deve premiar a colaboração, sempre.
Sim, eu sei que lá no começo falei sobre alimentar uma competição saudável, e isso ainda é verdade. Por outro lado, você quer que o seu time trabalhe em equipe, mesmo que exista uma pequena competição interna. Vou explicar:
Times esportivos buscam um mesmo objetivo: vencer o jogo. Por outro lado, é comum que os jogadores tenham uma pequena competição entre si, quem corre mais rápido, quem dá o passe para o gol mais bonito, etc.
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E o que você deve fazer para alcançar esse resultado?
Premiar as ações coletivas. Dê prêmios sempre que um profissional demonstrar empenho com o time e se dedicar verdadeiramente a atividades colaborativas. Sempre.
Pois, no fim do dia, uma loja é tão boa quanto os profissionais que trabalham nela. E um time é tão eficiente quanto o entrosamento apresentado. Sendo assim, dê pontos para todas as ações de cooperação e crescimento mútuo.
Isso vai criar uma cultura saudável na sua empresa e os resultados vão aparecer. Tenha certeza.
Conclusão
Essas foram as minhas dicas sobre gamificação, sobretudo para o varejo. Contudo, como você pôde perceber, muitos conselhos são aplicáveis em outras áreas.
Todas as dicas apresentadas são aplicadas no meu dia a dia, e devo dizer que elas dão resultado.
Espero que você também consiga engajar o seu time de profissionais e melhorar os resultados da sua empresa. Tudo por meio da gamificação.
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Vamos conversar
Por fim, como eu sempre gosto de terminar, quero lembrar para você que isso não é um monólogo e todo este blog é na verdade um primeiro passo para que possamos conversar mais.
Adoraria saber a sua opinião sobre este e muitos outros assuntos. Afinal de contas, estamos enfrentando diversos desafios em comum e sei que você também busca compreender quais são as próximas tendências.
Sendo assim, entre em contato comigo e vamos marcar uma reunião.
Agradeço a sua leitura e até a próxima publicação.