Olá, vamos falar daquele assunto que nós adoramos, vejamos as tendências de consumo para 2022. Então, aqui eu vou falar sobre o que esperar dos clientes neste ano que vai entrar e como o seu varejo pode se adaptar a este novo consumidor.
Todas essas tendências de varejo e consumo que eu vou apresentar foram publicadas inicialmente na pesquisa elaborada pela WGSN, quando ela avaliou não apenas o consumidor digital, mas também o consumidor que gosta das lojas físicas.
Bem, vamos começar. Como sempre. Fique confortável e aproveite a leitura!
Como atrair clientes e aumentar o fluxo da sua loja
A revolução do varejo começou
Antes de entrarmos no assunto propriamente dito eu quero trazer para você alguns pontos que provam como a revolução do varejo já começou. Na realidade, podemos dizer que as transformações são tão grandes que já estão ativas há algum tempo.
Veja, desde as mudanças causadas pelas crises de 2020 e 2021, o varejo foi transformado, por:
- Entregas e pedidos online
- Clientes apressados e inseguros dentro das lojas
- Diminuição nos gastos com produtos supérfluos
- Aumento das compras de produtos considerados essenciais (acima da média mensal)
Esses elementos aconteceram no que nós podemos chamar de “primeira fase da revolução do varejo”
Já a segunda fase da revolução mostrou coisas como:
- Retomada das atividades do dia a dia com um novo aquecimento do mercado
- Nova postura dos consumidores, que se tornaram mais críticos e exigentes
- Nova avaliação de valor, clientes agora querem gastar menos nos mesmos produtos.
E é nesse pé que estamos. Hoje, o varejo está se preparando para entrar na terceira fase da revolução. Justamente na terceira fase estão as Tendências de varejo para 2022.
Agora que já dei essa introdução, é hora de falarmos das tendências.
Como fazer uma boa comunicação visual para sua loja física
Sustentabilidade
Que palavrinha forte e necessária. A sustentabilidade surge como uma das grandes aliadas do varejo moderno. Na verdade, muitas pessoas estão preferindo comprar em lojas físicas que tenham posturas sustentáveis, do que nos e-commerces.
É por meio da sustentabilidade que o varejo tem uma porta de entrada para fisgar clientes que fizeram a transição para o e-commerce.
Ou seja, posicionar a sua marca como sustentável será uma das melhores alternativas para o seu varejo.
Participação dos idosos no mercado de consumo
O mercado deixou de ser apenas para os jovens. Com o aumento da expectativa de vida e a melhora na qualidade da saúde como um todo, temos uma nova geração de idosos ativos no mercado de consumo.
E isso muda todas as regras.
Por isso, convém atualizar a sua loja para que vocês tenham opções também para este público. Já que eles representam uma fatia generosa dos gastos no varejo.
5 vantagens que os pequenos empreendedores têm sobre os grandes
Geração Z encontra seu primeiro conflito
Nascidos até os anos 80 são conhecidos como Millenials, pois tiveram a sua virada para a idade adulta durante a virada do milênio. Já os nascidos ao final dos anos 90 e começo dos anos 2000 constituem a geração Z.
Pois bem, agora essa geração está chegando aos 20/22 anos e vai encontrar os seus primeiros conflitos. Tanto com as outras gerações, quanto consigo mesma.
E isso traz impactos na economia. Será preciso compreender esse novo consumidor e ser capaz de oferecer produtos que gerem identificação com eles.
Não é uma tarefa fácil, mas é perfeitamente possível.
Jornadas de compras mistas (online e offline)
Desenhar uma jornada de compras para o consumidor do seu varejo não é tarefa fácil, assim como elaborar um funil de vendas para o e-commerce não é simples. Pois o novo consumidor de 2022 vai exigir que essas duas coisas sejam combinadas.
Logo, as jornadas de compra agora são mistas.
Alguns chamam de “funil de vendas omnichannel” e outros de jornada online offline.
Seja como for, é bom o seu varejo abrir os olhos e investir nessa tendência.
Prontinho. Agora você já sabe quais são as principais tendências de consumo para 2022.
Ficou com dúvidas ou gostaria de obter mais informações? Entre em contato comigo. Será um prazer te ajudar.
Agradeço a leitura e até a próxima!