Será que a sua marca é uma exploradora Conheça o Arquétipo do Explorador (2)

Será que a sua marca é uma exploradora? Conheça o Arquétipo do Explorador

Continuando a minha sequência de publicações sobre os principais arquétipos do branding, hoje quero falar sobre o Arquétipo do Explorador.

Esse é o arquétipo para quem gosta de aventuras, para quem deseja o gosto das novidades, para quem não tem medo de passar perrengue.


Vou explicar como o Arquétipo do Explorador funciona e quais são as vantagens ao adotar este arquétipo na sua marca.

Então, vamos lá. Fique confortável e boa aventura! 

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Quem é o Arquétipo do Explorador

Quando o arquétipo do Explorador está presente no DNA da marca, seu propósito maior é o de construir uma jornada proporcionando experiências marcantes a seus consumidores. 

Marcas com esse arquétipo gostam de contar histórias e se abastecer de aventura em suas comunicações, assim como nas experiências que criam para seus clientes.

Marcas com esse arquétipo elevam a sua coragem e ousadia para seus consumidores, evocando liberdade e curiosidade.

Geralmente trata-se de explorador em marcas automotivas, mas essa sintonia também se aplica a brinquedos que encorajam as crianças a pensar em coisas novas e testar possibilidades.

Características:

  • Coragem
  • Liberdade
  • Experiência
  • Marcas relacionadas

Marcas relacionadas:

  • Jeep
  • Água da Serra
  • Land Rover
  • Timberland

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Será que a sua marca é uma exploradora Conheça o Arquétipo do Explorador (2)

Por que o Arquétipo do Explorador tem tanto Apelo?

Quando o arquétipo do Explorador está ativo na pessoa, seu chamado é para explorar o mundo e, nesse processo, encontrar a si mesmo para poder saber quem ele é.

Quando o sentimento de explorador é forte em uma pessoa, ela possivelmente faz, de modo consciente, algo que a diferencie dos outros indivíduos, como por exemplo os jovens que pintam os cabelos com cores chamativas, ou que colocam piercings em partes do corpo para conquistar ou afirmar sua individualidade.

É como se mostrassem sua diferença como forma de resistência à resignação ou à conformidade.

No marketing: com base nesta definição, para ter sucesso na criação de uma marca sob este arquétipo, é preciso conhecer a história do Explorador.

Imaginar como, por exemplo, seria sentir-se aprisionado ou reprimido e desejar mais estímulo, agitação e aventura, sentir-se mais amplo do que a própria vida que se vive, como se ela de algum modo o contivesse ou refrear.

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O cliente e o Explorador

Como comprador, o Arquétipo Explorador  é independente e questionador.

Ele adora experimentar o que há de novo, então, para ganhar sua confiança, uma marca precisa fornecer inovação e aprimoramentos constantes em produtos.

Uma marca que escolhe o Arquétipo de Marca Explorador como  pode oferecer a seus clientes uma chance de escape. Ex: Corona, Red Bull, REI.

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Explorador no dia a dia

Conforme o nome já adianta, o explorador carrega consigo uma grande vontade de descobrir o mundo, suas novidades, não se prender a amarras da sociedade e se desprender do tédio do dia a dia.

A ambição é uma das principais características desse arquétipo, que preza pela liberdade e acredita que grandes sensações como a felicidade e plenitude na vida pode ser conquistada a partir de pequenas quebras na rotina: só basta querer!

A Land Rover é um grande exemplo de marca que trabalha muito bem com essas características.

Ao observar sua página oficial do Instagram, percebemos carros sempre em movimento, em paisagens selvagens — quase como se estivessem enfrentando obstáculos ao passar pelos caminhos. 

Os conteúdos convidam o leitor a se desafiar e fugir do tradicional, se permitindo viver momentos incríveis e desafiadores. 

Gostou do conteúdo? Então, continue acompanhando as publicações.

Estou sempre trazendo dicas, notícias e novidades sobre o universo das marcas fortes.

Agradeço a leitura e até a próxima.

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