Continuando a minha sequência de publicações sobre os principais arquétipos do branding, hoje quero falar sobre o Arquétipo do Explorador.
Esse é o arquétipo para quem gosta de aventuras, para quem deseja o gosto das novidades, para quem não tem medo de passar perrengue.
Vou explicar como o Arquétipo do Explorador funciona e quais são as vantagens ao adotar este arquétipo na sua marca.
Então, vamos lá. Fique confortável e boa aventura!
Veja também: Como atrair clientes e aumentar o fluxo da sua loja
Quem é o Arquétipo do Explorador
Quando o arquétipo do Explorador está presente no DNA da marca, seu propósito maior é o de construir uma jornada proporcionando experiências marcantes a seus consumidores.
Marcas com esse arquétipo gostam de contar histórias e se abastecer de aventura em suas comunicações, assim como nas experiências que criam para seus clientes.
Marcas com esse arquétipo elevam a sua coragem e ousadia para seus consumidores, evocando liberdade e curiosidade.
Geralmente trata-se de explorador em marcas automotivas, mas essa sintonia também se aplica a brinquedos que encorajam as crianças a pensar em coisas novas e testar possibilidades.
Características:
- Coragem
- Liberdade
- Experiência
- Marcas relacionadas
Marcas relacionadas:
- Jeep
- Água da Serra
- Land Rover
- Timberland
Leia em seguida: 5 Dicas fantásticas de Merchandising no ponto de venda
Por que o Arquétipo do Explorador tem tanto Apelo?
Quando o arquétipo do Explorador está ativo na pessoa, seu chamado é para explorar o mundo e, nesse processo, encontrar a si mesmo para poder saber quem ele é.
Quando o sentimento de explorador é forte em uma pessoa, ela possivelmente faz, de modo consciente, algo que a diferencie dos outros indivíduos, como por exemplo os jovens que pintam os cabelos com cores chamativas, ou que colocam piercings em partes do corpo para conquistar ou afirmar sua individualidade.
É como se mostrassem sua diferença como forma de resistência à resignação ou à conformidade.
No marketing: com base nesta definição, para ter sucesso na criação de uma marca sob este arquétipo, é preciso conhecer a história do Explorador.
Imaginar como, por exemplo, seria sentir-se aprisionado ou reprimido e desejar mais estímulo, agitação e aventura, sentir-se mais amplo do que a própria vida que se vive, como se ela de algum modo o contivesse ou refrear.
Saiba mais: Como fazer uma boa comunicação visual para sua loja física
O cliente e o Explorador
Como comprador, o Arquétipo Explorador é independente e questionador.
Ele adora experimentar o que há de novo, então, para ganhar sua confiança, uma marca precisa fornecer inovação e aprimoramentos constantes em produtos.
Uma marca que escolhe o Arquétipo de Marca Explorador como pode oferecer a seus clientes uma chance de escape. Ex: Corona, Red Bull, REI.
Leia também: 7 dicas para desenvolver a sua criatividade empreendedora
Explorador no dia a dia
Conforme o nome já adianta, o explorador carrega consigo uma grande vontade de descobrir o mundo, suas novidades, não se prender a amarras da sociedade e se desprender do tédio do dia a dia.
A ambição é uma das principais características desse arquétipo, que preza pela liberdade e acredita que grandes sensações como a felicidade e plenitude na vida pode ser conquistada a partir de pequenas quebras na rotina: só basta querer!
A Land Rover é um grande exemplo de marca que trabalha muito bem com essas características.
Ao observar sua página oficial do Instagram, percebemos carros sempre em movimento, em paisagens selvagens — quase como se estivessem enfrentando obstáculos ao passar pelos caminhos.
Os conteúdos convidam o leitor a se desafiar e fugir do tradicional, se permitindo viver momentos incríveis e desafiadores.
Gostou do conteúdo? Então, continue acompanhando as publicações.
Estou sempre trazendo dicas, notícias e novidades sobre o universo das marcas fortes.
Agradeço a leitura e até a próxima.